Planejamento anual de inglês: o que preparar para 2023?

Planejamento anual de inglês: o que preparar para 2023?

Planejamento anual de inglês: o que preparar para 2023?

Metodologias Dec 21, 2022

Estamos chegando ao final de mais  um ano, os cursos e aulas de inglês estão encerrando suas atividades no ano que finda. Mas, se você é professor, sabe que o trabalho ainda não acabou.

É muito importante, para entrar com o pé direito e no rumo certo, planejar suas atividades para o ano que vai se iniciar logo ali, depois das férias (espero que você tire férias).

O planejamento vai ser o seu norte, o que vai guiar você em suas aulas no próximo ano, é muito melhor quando você já sabe o que vai fazer, como vai fazer e quais as ferramentas que você vai utilizar, estes são elementos importantes que devem estar em seu planejamento.

Então, se você quer aprender a como planejar seu ano de 2023, como professor de inglês, leia este artigo no final! Vamos lá?

O que deve constar em um planejamento anual de inglês
Alinhe seu planejamento com o aluno
Planejamento anual de inglês de acordo com a BNCC
Não esqueça da tecnologia!
Conheça a Flexge
Planejamento é vida!

O que deve constar em um planejamento anual de inglês

O planejamento anual deve conter as linhas gerais do curso de inglês que você vai lecionar durante o ano.

É claro que não é necessário constar todo o plano de cada aula. O plano de aula é mais minucioso e deve constar mais detalhes sobre as atividades que vão ser desenvolvidas durante a aula.

No plano anual é importante que esteja definido o objetivo a ser alcançado naquele ano com a turma ou com o aluno.

Se você é um professor particular, é importante que faça um planejamento anual de inglês para cada aluno. Aliás, a maior vantagem de um professor particular é poder fazer um curso individualizado, feito sob medida e de acordo com os gostos e preferências de cada aluno.

Aproveite-se dessa vantagem, utilize os conhecimentos prévios e as preferências do aluno para montar um plano de aula atrativo para ele.

Então, em suma, conste o número de aulas que será gasto com cada assunto, quais assuntos serão tratados e qual o objetivo a ser alcançado no final de cada período. É interessante já constar as formas de avaliação e as possíveis datas de aplicação das avaliações, de acordo com a finalização e abordagem de cada novo assunto.

Dessa forma, as expectativas do seu aluno estarão alinhadas com o seu planejamento desde o início do ano, proporcionando maior sintonia entre vocês e evitando desencontros. Por isso, não pule a próxima etapa!

Alinhe seu planejamento com o aluno

É importante conversar com o aluno, ou turma, e alinhar o planejamento com eles. Ouça as opiniões e mostre os desafios e objetivos que serão encarados no ano seguinte, isso pode servir como um grande estímulo para o aluno.

Essa é, inclusive, uma ótima atividade para a última aula do ano ou a primeira do próximo ano.

Prometa resultados, marque metas e, ao final, mostre que o aluno realmente aprendeu e alcançou seus objetivos.

Aproveite este momento para descobrir quais atividades os alunos mais gostaram durante este último ano e querem repetir ou quais atividades têm vontade de realizar no ano seguinte e as inclua no seu planejamento.

Ouça seus alunos. Afinal, é tudo sobre eles!

Planejamento anual de inglês de acordo com a BNCC

Se você dá aulas para crianças e adolescentes e está um pouco perdido, saiba que já existe um direcionamento, por lei, do que deve ser ensinado em cada ano, entre o sexto e o nono ano do ensino fundamental.

A Lei das Diretrizes Básicas da Educação, Lei nº 9.394;964, instituiu a chamada BNCC - Base Nacional Comum Curricular, que traz os parâmetros que devem ser observados pelas escolas, tanto públicas quanto particulares, quanto ao mínimo que deve ser ensinado durante determinados períodos.

Portanto, este é um documento valiosíssimo que pode servir de direcionamento para o seu próprio planejamento. Você não precisa criar nada do zero!

Partindo de um documento elaborado por especialistas da educação, você terá mais segurança com o seu planejamento. Conheça o documento da BNCC e tente aproveitar suas diretrizes o máximo possível.

Não esqueça da tecnologia!

Já falamos bastante da importância da tecnologia no ensino de idiomas e como usar ferramentas tecnológicas para aumentar a interação com os alunos.

E a tecnologia pode ajudar bastante também em seu planejamento, tanto para acompanhar o estudo dos seus alunos, avaliá-los e saber quais são suas dúvidas e matérias que necessitam de reforço, quanto para propriamente realizar um melhor planejamento de aulas.

Assim, se você usou alguma ferramenta tecnológica em suas aulas, investigue se ela possui algum tipo de relatório com dados de estudo do aluno, erros e acertos em exercícios, enfim, qualquer tipo de informação que possa ajudar você a compreender melhor a situação do seu aluno no processo de aprendizagem.

E é claro, se você não usa nenhuma ferramenta, vale a pena conhecer a Flexge e inserir nossa plataforma no seu planejamento anual de inglês para 2023!

Conheça a Flexge

A melhor ferramenta tecnológica na atualidade, para o ensino de inglês, só pode ser aquela que foi desenvolvida especificamente para isso: para ensinar inglês.

A Flexge é uma plataforma completa que ajuda você a ensinar inglês em todas as frentes de atuação que o professor precisa: planejamento, material didático digital, milhares de exercícios, avaliação, comunicação com o aluno, entre várias outras funcionalidades incríveis. É uma solução completa desenvolvida para professores particulares e centros de idiomas.

Já pensou em ter o conteúdo das suas aulas já planejadas para você, com material de apoio e exercícios prontos para enviar para seus alunos? Pois é, na Flexge você também encontra isso tudo. Não deixe de fazer uma demonstração com a gente, você vai se surpreender.

Planejamento é vida!

Espero que tenha ficado clara a importância do planejamento anual de inglês e a diferença que ele pode fazer na sua vida.

Imagine começar o ano sem saber que matéria vai abordar, que aula vai ser dada, qual ferramenta vai utilizar, quais os objetivos que você vai buscar… sinto daqui o desespero!

É como na vida da gente, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve...

Não seja este professor. Planeje junto com o seu aluno quais as metas serão traçadas desde o início do ano.

Por exemplo: defina uma matéria de acordo com o nível do aluno, no primeiro bimestre vamos aprender o verbo to be no presente e no passado simples juntamente com vocabulário referente a profissões; no final do bimestre você vai ser avaliado sobre essas matérias e o objetivo é que você já saiba manter um diálogo formulando frases para dizer qual é sua profissão e perguntando qual é a profissão da outra pessoa.

O exemplo acima é simples, mas bem ilustrativo do que deve ser um planejamento anual. Simplesmente a separação do ano em períodos e matérias que serão estudadas neste período determinado, bem como a forma de avaliação e o objetivo a ser alcançado.

Faça isso junto com o aluno, mostre para ele que o objetivo foi alcançado e é sucesso garantido!

Neste artigo você aprendeu a importância e como fazer um planejamento anual de inglês para 2023. Você já começou o seu? Conta aqui para a gente!

Tags