Como tirar férias remuneradas como professor particular de inglês

Como tirar férias remuneradas como professor particular de inglês

Como tirar férias remuneradas como professor particular de inglês

Business Nov 7, 2022

A maioria das pessoas pensa que se você é um profissional autônomo, como um professor particular de inglês, você não vai conseguir tirar férias. Você estaria fadado ao trabalho contínuo e ininterrupto, para sempre!

Mas isso, felizmente, não é verdade. Com  um pouco de estratégia e planejamento é possível sim tirar suas merecidas férias remuneradas mesmo sendo professor particular.

É o que te ensinaremos a fazer por meio de estratégias simples, mas muito poderosas!

Então, se você quer descobrir como tirar férias remuneradas como professor particular de inglês, não deixe de ler este artigo até o final. Vamos lá!

Tenha um contrato de aulas particulares
Não cobre por hora aula: venda um curso de inglês
Faça um planejamento para remunerar suas férias
Use o calendário a seu favor
Deixe claro seu valor para o aluno
Aproveite suas férias!

Tenha um contrato de aulas particulares

A maneira mais simples de fazer isso é constando uma cláusula sobre férias no contrato entre você e seu aluno (ou da pessoa responsável por ele).

Assim, seu aluno desde o início vai saber o período do ano em que vai ter aulas e também vai saber o valor mensal que vai pagar.

Esse é um dos motivos pelos quais é tão importante ter um contrato de aulas particulares de inglês.

Desta forma, você faz constar do contrato o valor mensal que o aluno vai pagar pelo curso, a duração do curso e os dias de recesso do curso. Tudo preto no branco, sem surpresas para nenhuma das partes.

Agora, se você nunca mencionou qualquer recesso de final de ano com o seu aluno, cobra dele por hora aula efetivamente dada e, somente quando vai chegando o final do ano, resolve falar que vai fazer um recesso e que ele tem que continuar pagando… sinto muito, mas não tem a menor chance de ele ficar feliz em pagar por isso.

Por isso, é importante prever este período de férias remuneradas desde o momento da contratação, para não pegar o aluno desprevenido e manter um bom relacionamento com ele.

Não cobre por hora aula: venda um curso de inglês

Realmente, se você cobrar por hora aula, quando chegar no final do ano e você não der as aulas, o aluno não vai querer pagar o valor correspondente às aulas que não teve. Isso é normal e nem dá para dizer que ele está errado.

Esta é apenas uma das desvantagens de cobrar por hora aula, então, leia este artigo para entender porque não cobrar hora aula.

Se você vender um curso, você já pode fazer constar do contrato o objetivo do curso, sua duração, seu custo, o período de aulas e o valor da mensalidade do curso. Mensalidade esta que é cobrada mensalmente enquanto durar o curso, inclusive nos meses de dezembro e janeiro!

Faça um planejamento para remunerar suas férias

Se você, mesmo depois disso tudo, continuar preferindo trabalhar com horas aulas (o que já deixamos claro que não é o recomendado), ainda  assim poderá tirar férias remuneradas, basta um pouco de planejamento.

A solução é simples, mas muito efetiva: você pode embutir a remuneração de suas férias no valor de sua hora aula.

Pensa comigo: se você dá aulas por 11 meses e folga um, você pode pegar o valor da remuneração de um ano (12 meses) e dividir por 11 para saber quanto você deve aumentar em sua hora aula a fim de remunerar suas férias no final do ano.

Para facilitar as contas, cobre 10% a mais em suas aulas, assim, se você guardar e juntar essa diferença de 10% todos os meses, em 11 meses trabalhados, você já terá 110% de sua remuneração de um mês (um pouco mais se você deixar isso rendendo em algum lugar) te esperando para serem gastos em suas férias!

Use o calendário a seu favor

Certamente, se você quiser tirar férias no meio do ano, quando o aluno está no pique para fazer aulas, vai ser mais difícil de conseguir deixar o aluno satisfeito com a parada das aulas.

Agora, no final do ano, no período de festas, entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro, mais ou menos, o próprio aluno já vai estar querendo ter um recesso, aí fica tudo mais fácil.

Se você fizer tudo certinho, pode ser que você tire 20 dias de folga e ainda mostre para o aluno que você deixou de tirar 10 dias que poderia ter tirado em benefício dele – dessa forma você ainda acaba virando o jogo a seu favor!

Você também pode usar o calendário a seu favor mostrando para o aluno que existem meses com mais de 4 semanas no ano, ou seja, se você dá duas aulas por semana, há meses em que você dá 9 ou até 10 aulas sem ser remunerado a mais por isso – levando em conta que você cobra mensalidade.

Diante disso, é fácil mostrar para o aluno que você adquiriu um “crédito” durante o ano, pois deu mais que as combinadas 8 aulas mensais. Suas férias remuneradas são somente a compensação destas aulas extras, para reequilibrar o contrato.

Deixe claro seu valor para o aluno

Primeiro de tudo, tenha uma boa aula e seja um bom professor: este é o básico e essencial.

Dito isto, faça questão de mostrar para o aluno a evolução que ele está tendo, deixe-o ciente de que as aulas com você dão resultado, trazem a transformação que o aluno busca. Isto fará com que ele tenha vontade de continuar tendo aulas com você.

Deixe claro também que você trabalha bastante e precisa de um tempo de descanso, seu aluno vai entender, afinal, ele mesmo (ou quem seja responsável  pelo pagamento das aulas, no caso de crianças e adolescentes) também trabalha e precisa de descanso, não é mesmo?

Saber que está evoluindo faz com que o aluno tenha o desejo de continuar estudando com você, isso vai fazer com que ele entenda e aceite melhor um tempo de recesso para depois retornar com as aulas a todo vapor.

Com isso você consegue tirar suas férias como professor particular sem desanimar seu aluno!

Aproveite suas férias!

Quando estiver de férias, aproveite para renovar suas energias e voltar com todo o gás para a nova jornada de trabalho.

Fazendo um contrato, vendendo um bom curso e ministrando boas aulas, que causam a transformação buscada pelo aluno.

Não tenha dúvidas de que você vai conseguir não só suas férias remuneradas, mas também a satisfação de ter transferido conhecimento e de ter entregado um trabalho bem feito.

Aí, depois, é só curtir as suas férias!

Neste artigo você aprendeu como tirar férias remuneradas sendo professor particular de inglês. Se você tem outras dicas que podem ajudar outros professores com este desafio, comenta neste post. Vamos adorar conhecer sua experiência!

Tags