O que um bom Plano de Aula precisa ter e como a Flexge ajuda nisso

Um bom planejamento é essencial para o sucesso de uma aula. Descubra o que um plano de aula precisa ter e como a Flexge pode ajudar você.

O que um bom Plano de Aula precisa ter e como a Flexge ajuda nisso

Você que é professor, com certeza já precisou elaborar um plano de aula. Certo?

Um plano de aula é um documento onde você define o tema da aula, objetivo, o que será ensinado (conteúdo), metodologia, avaliação e outros aspectos pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem.

Ao preparar a aula, o professor precisa caprichar no planejamento para conseguir proporcionar uma boa experiência para os alunos e engajá-los no aprendizado.

Por isso, um bom plano de aula deve conter determinados elementos, como mostraremos a seguir.

Além do formato ou conteúdo deste documento, para ter sucesso no ensino, o professor deve planejar suas aulas pensando nos seus alunos.

Sabendo do desafio que é montar um plano de aula, a Flexge proporciona aos professores dados e ferramentas que auxiliam neste processo, facilitando o planejamento e economizando tempo.

Quer saber como a Flexge pode ajudar você com seus planos de aula? Então leia até o final!

Neste artigo você vai conferir:

Plano de aula: o que não pode faltar
Boas práticas ao preparar uma aula
Plano de aula de inglês com a Flexge

Boa leitura!

Plano de aula: o que não pode faltar

O plano de aula é um documento no qual o professor planeja a aula de forma detalhada, contém informações específicas e um formato padrão escolhido por ele ou pela instituição em que leciona.

Essa é uma ferramenta muito importante para o professor, uma vez que com um bom plano de aula, as chances de alcançar o sucesso no ensino dos seus alunos aumentam significativamente.

Assim, alguns elementos tornam-se indispensáveis a um bom plano de aula. Confira quais são eles:

Objetivo

O que você pretende ensinar para aqueles alunos, naquela aula. Seu objetivo é que eles saiam da aula dominando tudo sobre o assunto ou será apenas uma introdução?

Planeje a aula sabendo até que ponto do aprendizado você quer levar seus alunos neste momento e oriente o restante do planejamento para esta finalidade.

Conteúdo

Toda aula precisa ter um tema definido, não é mesmo? Logo, esse é um elemento crucial para seu plano de aula.

Defina qual será o tema abordado. Você pode definir um principal (present perfect, por exemplo) e outros secundários (como vocabulários relacionados à escola e esportes).

Metodologia

Ao elaborar um plano de aula, você deve planejar qual será a metodologia de ensino adotada.

Qual é a melhor forma de alcançar o objetivo da aula e transmitir o conhecimento do conteúdo planejado?

Você pode optar por uma aula tradicional, totalmente expositiva ou experimentar metodologias ativas de ensino. Lembre-se do objetivo da aula e escolha o método que mais fizer sentido.

Atividades

Alguns professores pensam que planejar aula consiste unicamente em pensar nas atividades que serão realizadas.

De fato, definir as atividades é parte fundamental de um plano de aula. No entanto, as atividades devem estar alinhadas com o objetivo, conteúdo e metodologia. Portanto, é melhor não começar o planejamento por aqui.

Ao pensar nas atividades que serão feitas, seja criativo e surpreenda seus alunos com dinâmicas para aulas de inglês. Também escolha atividades que permitam que você avalie o progresso dos alunos no processo de aprendizagem e identifique as dificuldades.

Duração das atividades e ferramentas

Além disso, é importante que você inclua no planejamento da aula o tempo que será gasto em cada atividade e quais serão os recursos e materiais necessários a cada uma delas.

O modelo do plano de aula pode variar de acordo com a instituição ou com as necessidades do próprio professor e turma, mas via de regra ele se parece com o template de plano de aula abaixo:

Exemplo de plano de aula
Exemplo de plano de aula.

Agora que você sabe quais são os elementos indispensáveis a um bom plano de aula, veja algumas boas práticas que você pode adotar ao preparar aulas.

Boas práticas ao preparar uma aula

Vai preparar aula mas não sabe como começar? Nós podemos ajudar você!

No tópico anterior você aprendeu quais são os elementos básicos e indispensáveis a um bom plano de aula.

Agora você vai conferir algumas dicas de boas práticas para planejar aulas que com certeza ajudarão você a preparar uma ótima aula para seus alunos. Vamos lá?

  • Planeje os momentos da aula: comece com um warm-up, faça uma breve review da aula anterior e só então comece com as atividades sobre o conteúdo da aula. Lembre-se de planejar também um momento de encerramento, como um bate-papo descontraído ou uma dinâmica, por exemplo.
  • Pense sempre no aluno: o aluno deve ser o foco do seu planejamento. Você não deve se preocupar em tornar sua aula super divertida para que ele goste de você como professor. A sua aula deve ser eficiente e cumprir com o objetivo de ensinar.
  • Personalize o máximo possível: cada aluno aprende de uma maneira e no seu próprio ritmo. Procure personalizar sua aula o máximo que conseguir para que todos os alunos tenham oportunidade de aproveitar suas aptidões e superar seus desafios.
  • Preste atenção à carga horária: não adianta planejar aula com um monte de conteúdo e atividades que não caberão dentro do tempo que você terá disponível. Fique atento a isso durante o planejamento para não ter que correr contra o tempo!

Essas são algumas boas práticas que você pode adotar ao montar seu plano de aula. A seguir você vai descobrir como criar plano de aula com a Flexge é mais fácil e eficiente. Continue lendo!

Plano de aula de inglês com a Flexge

Como você já viu até aqui, um bom plano de aula é fator fundamental para o sucesso no ensino. Sem um planejamento, com objetivos claros e bem definidos, o professor não terá como avaliar o resultado da aula.

Esse é, sem dúvidas, um dos maiores desafios dos professores: avaliar o progresso dos alunos, identificar os gaps na aprendizagem e, dessa forma, conseguir intervir assertivamente no processo de aprendizagem do idioma.

Pois bem, com a Flexge, isso é resolvido!

Descubra como a Flexge pode ajudar você com o planejamento das suas aulas de inglês.

Trilha de aprendizagem completa

O Material Didático Digital da Flexge é uma ferramenta completa de ensino e conta com uma trilha de aprendizagem em conformidade com o CEFR, que leva o aluno do nível básico ao avançado de proficiência no idioma.

Assim, quando você utiliza nosso material digital, pode planejar suas aulas alinhadas ao conteúdo que o aluno teve contato na plataforma, não precisando realizar uma nova curadoria.

Você pode conferir o conteúdo de cada unidade dos nossos cursos através do Sistema Administrativo do professor e basear seu plano de aula nele.

Em vez de gastar tempo indo atrás dos novos e diferentes conteúdos para cada aluno, de cada nível, você pode simplesmente se guiar pela nossa trilha e o melhor de tudo é que contamos com cursos do nível básico, intermediário e avançado.

Independentemente dos níveis dos seus alunos, a Flexge pode ajudar você!

Metodologia de ensino validada

Definir uma metodologia para ensinar inglês pode não ser tão simples. Afinal, os alunos aprendem de forma diferente um dos outros e diferentes conteúdos exigem abordagens distintas.

No entanto, o material da Flexge foi desenvolvido com base nas metodologias ativas e no ensino híbrido, métodos comprovadamente eficientes ao ensino.

Logo, uma vez que seus alunos estudem com nosso material, você contará com o suporte necessário a adoção dessas metodologias e ao montar seu plano de aula, poderá contar com uma metodologia já validada. Você pode confiar!

Dados individuais do desempenho dos alunos

Ainda listando os recursos da Flexge que podem ajudar você a planejar aula de inglês, por fim e não menos importante, temos a dashboard com relatórios onde você pode acompanhar o desempenho dos seus alunos individualmente.

Plano de aula com a Flexge: print do sistema Adminstrativo
Com o Flexge Admin, o professor tem acesso a um sistema administrativo com vários dados e relatórios sobre o processo de aprendizagem dos alunos.

Nele você tem acesso a tudo o que o aluno estudou (conteúdo, estruturas gramaticais, vocabulário).

Dessa forma, você pode ver o que ele aprendeu conferindo os erros e acertos nos exercícios, ouvindo os áudios e vendo as notas da ferramenta de feedback de pronúncia.

Quando for planejar a aula, você pode, por exemplo, verificar a porcentagem de erros relacionados a tópicos gramaticais, descobrir onde que o aluno está com mais dúvidas e colocar no plano da aula o aprofundamento desse conteúdo.

São várias as possibilidades de ações com base nos dados que fornecemos para você. Com a Flexge, é possível levar a personalização das suas aulas a outro nível.

Quer saber mais sobre como funciona nosso Material Didático Digital? Acesse nosso site e fale com nossos consultores!

Neste artigo você conheceu nossos recursos que podem ajudá-lo a montar um bom plano de aula de inglês. Se você gostou do conteúdo, assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do Blog Flexge. Até a próxima!

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos do Blog no seu e-mail.