Como usar ferramentas tecnológicas para aumentar interação com alunos

Como usar ferramentas tecnológicas para aumentar interação com alunos

Como usar ferramentas tecnológicas para aumentar interação com alunos

Tecnologia Dec 5, 2022

Todo mundo que estuda inglês e, principalmente, quem dá aula de inglês sabe que somente aquele período das aulas de duas, quatro – até mesmo seis – horas por semana, não é suficiente para alcançar a fluência.

É necessário que a pessoa se dedique extraclasse, faça exercícios, leia, estude e aprenda também fora da sala de aula. Quanto maior a exposição do aprendiz ao idioma, mais rápido ele alcançará a fluência.

Além de ser uma excelente ferramenta para ser utilizada dentro de sala de aula, a tecnologia é também excelente para que o professor mantenha contato mais próximo com seus alunos, podendo conversar, tirar dúvidas, propor atividades e manter a chama do conhecimento acesa fora da sala de aula, mantendo a motivação do aluno nos momentos assíncronos.

Então, neste artigo, vamos mostrar como usar ferramentas tecnológicas para aumentar a interação professor x aluno, mantendo o interesse e a motivação, além de garantir que o aluno pratique o idioma fora do horário de aula.

Não sabe como aumentar a interação com seus alunos? Continue lendo para descobrir!

Mantenha canais de comunicação constantemente abertos
Grupo no Facebook
Quanto mais o aluno estudar, melhor para o professor
Utilize as novas ferramentas

Mantenha canais de comunicação constantemente abertos

A maneira mais simples de estar próximo do aluno é manter um canal de comunicação aberto com ele, por meio do Whatsapp ou do Telegram, isso fica muito fácil de fazer.

Você pode ter um grupo para cada turma ou mesmo um grupo geral para todos os alunos, onde você vai colocar materiais, tirar dúvidas, fazer perguntas, enfim, manter contato direto com seus alunos.

Incentive-os a se comunicarem apenas em inglês nestes canais, assim, além de interagir e se comunicar com você e os colegas, eles aproveitam para praticar o idioma.

Talvez você esteja desesperado pensando, mas eu nunca vou poder descansar, vou ter que ficar 24 horas à disposição dos alunos?

Nada disso, você não precisa (e nem deve) estar à disposição o tempo todo, mas deve ter um canal que esteja aberto o tempo todo. Quando e como responder é você que decide.

Você pode estipular um horário e um tempo específico para ser destinado àquele canal por dia e já deixar os alunos avisados de antemão. Eles já saberão que não vão receber respostas imediatamente.

É simples e funciona. Se o aluno sabe que não vai ter a resposta de imediato, ele não vai ser frustrado e isso não gerará qualquer problema. O problema é se você começar a responder de forma imediata… aí você pode estar cavando um buraco do qual vai ser difícil sair no futuro. Cuidado!

Outra preocupação pode ser a de que os alunos conversem muito entre si, criando notificações demais e que você nem mesmo consiga acompanhar o que está acontecendo no grupo. É uma preocupação válida, mas fácil de resolver, basta criar um grupo onde somente você pode mandar mensagens; quem disse que o grupo tem que ser democrático? É o professor quem manda!

Dessa forma, você pode abrir o canal para que eles enviem dúvidas e conversem entre si em horários determinados e quando começar a virar bagunça, se começar, você fecha o canal outra vez. É importante ter este controle.

Tirando estas preocupações (de fácil solução), ter este canal de comunicação é só vantagem para você professor, que poderá fazer pesquisa e obter feedbacks diretamente de seus alunos, sempre que lembrar de alguma questão.

Você pode perguntar do que gostaram mais na última aula, do que sentiram falta, qual matéria ainda deixou dúvidas, enfim, tudo aquilo que você quiser saber sobre as experiências e reações de seus alunos às aulas.

Se você dá aulas particulares individuais, criar este grupo ganha ainda mais importância. Seria uma oportunidade de aproximar seus alunos, proporcionando um momento de troca entre eles. Isso pode ajudar você a entender os perfis de aluno que tem e como trabalhar melhor com cada um deles.

Grupo no Facebook

Outra opção é a criação de um grupo privado no Facebook, onde só vão entrar aquelas pessoas que você permitir.

Pode parecer difícil, mas é bem fácil de fazer. A vantagem é a de que a interação entre os alunos tende a ser maior do que num grupo de Whatsapp ou Telegram, sem o problema das notificações exageradas e de não ser possível acompanhar a conversa.

Os alunos podem postar vídeos, músicas, exercícios e depois comentar e discutir entre si, pode ser bem produtivo, especialmente se bem direcionado pelo professor.

Quanto mais o aluno estudar, melhor para o professor

Tenha em mente que o melhor aluno, para o professor, é aquele que tem um bom resultado.

Não caia na armadilha de achar que seu aluno não pode aprender rápido demais, que ele iria acabar deixando você, fazendo você perder um aluno. Não! Este é um pensamento medíocre que não pode estar na cabeça de um bom profissional, além de estar totalmente equivocado.

O bom aluno é aquele que demonstra a transformação que você quer que seus alunos alcancem. Além dele servir para mostrar que seu método funciona, ele se torna uma vitrine para você. É propaganda gratuita que você criou, simplesmente por estar fazendo seu trabalho do jeito certo.

O que isso tem a ver com o assunto da tecnologia para interação com o aluno? Tudo, pois quanto mais contato você mantiver com seu aluno, mantendo ele motivado, estudando com frequência e consistência, mais rápido você vai gerar a transformação almejada, fazendo ele efetivamente aprender inglês, o deixando satisfeito.

O que poderia ser melhor do que isso?

Utilize as novas ferramentas

É muito importante que o professor conheça seu papel nesta nova era da educação. Uma das coisas que o professor precisa entender é que ele não precisa mais fazer tudo sozinho, as novas ferramentas permitem que ele deixe algumas coisas no automático.

E se eu te dissesse que há uma plataforma completa que te ajuda a ensinar inglês; e que até manda mensagem para seus alunos, automaticamente, se eles estiverem muito tempo sem interagir com o material, você acharia interessante?

Pois saiba que na Flexge você pode ter esta comodidade, entre tantas outras soluções que vão deixar seu aluno mais motivado e participativo. Além disso, você ainda vai encontrar material didático digital, milhares de exercícios para passar para seus alunos e muito mais.

Já pensou em ter o conteúdo das suas aulas já planejadas para você, com material de apoio e exercícios prontos para enviar para seus alunos? Pois é, na Flexge você também encontra isso tudo. Não deixe de fazer uma demonstração com a gente, você vai se surpreender.

Com a Flexge você consegue aumentar muito mais sua interação com alunos, acompanhando o estudo deles no momento assíncrono, podendo enviar mensagens direto pela plataforma. Vale a pena experimentar!

Tags