Plano de Aula de Inglês de acordo com a BNCC: aprenda a montar o seu

Confira o passo a passo para criar um plano de aula em conformidade com a BNCC.

Plano de Aula de Inglês de acordo com a BNCC: aprenda a montar o seu

A BNCC - Base Nacional Comum Curricular é um dos documentos oficiais mais importantes para a área da educação e norteia a elaboração dos currículos e práticas pedagógicas em todo o país.

Todos os professores, de todas as disciplinas, em escolas públicas ou privadas, devem conhecer o teor desse documento e adequar suas aulas a ele para atender às necessidades dos alunos e da escola. O mesmo acontece com o ensino da língua inglesa.

Por isso, a partir do ano de 2020, todas as escolas precisaram adequar seu planejamento pedagógico à BNCC, inserindo as diretrizes na rotina dos professores, bem como tornando obrigatória a elaboração dos planos de aula conforme o documento.

Você que é professor de inglês também precisa conhecer as diretrizes da BNCC e montar planos de aula em conformidade com ela. Mas fique tranquilo, nós vamos ajudar você com isso!

Neste artigo, você vai conferir:

A BNCC e o ensino de inglês
Plano de aula de inglês de acordo com a BNCC: qual a importância?
5 Benefícios de montar plano de aula de inglês de acordo com a BNCC
Como montar um plano de aula de inglês de acordo com a BNCC

Boa leitura!

A BNCC e o ensino de inglês

Em outra oportunidade, falamos sobre as repercussões da BNCC para o ensino de inglês no ensino fundamental. Se quiser saber mais a respeito, leia o artigo “BNCC e o Inglês no Ensino Fundamental: desafios e esperanças”.

Com a elaboração da BNCC, uma grande indefinição a nível nacional foi resolvida. Antes desse documento, a escolha da língua estrangeira a ser ensinada nas escolas cabia aos municípios.

Na terceira versão da BNCC, foi optado pela estratégia de reconhecer a língua inglesa como um requisito para o desenvolvimento do país, inserido a obrigatoriedade das aulas de inglês no Ensino Fundamental II, do sexto ao nono ano.

Assim, além de tornar o ensino de inglês obrigatório para esses alunos, os professores do idioma passaram a ter que montar seus planos de aula de acordo com a BNCC.

Mas qual a importância de criar um plano de aula de acordo com a BNCC? Continue lendo e descubra!

Livros sobre uma mesa com uma maçã em cima e lápis. Plano de aula de acordo com a BNCC.
Entenda a importância de montar um plano de aula de acordo com a BNCC.

Plano de aula de inglês de acordo com a BNCC: qual a importância?

A elaboração de planos de aula faz parte da rotina dos professores de todas as disciplinas. Sem um planejamento, é impossível analisar se os objetivos do processo de ensino-aprendizagem foram atingidos.

Logo, montar um plano de aula é indispensável ao sucesso do ensino. Mais ainda, para atingir os objetivos da educação no contexto geral (escola e sociedade), é imprescindível que esse planejamento observe as diretrizes estabelecidas na BNCC.

Por isso, quando o professor cria o plano de aula de acordo com a BNCC, não só cumpre normativas educacionais firmadas, mas, também, contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências que vão assegurar o futuro dos seus alunos.

Tratando-se do ensino de inglês, a importância desse alinhamento com a BNCC se mostra ainda mais pertinente no cenário atual. Na Era Digital não existem mais fronteiras. A comunicação na língua inglesa, tida como língua franca (ou universal), se torna cada dia mais fundamental para o desenvolvimento pleno das pessoas.

Aos professores do idioma, muito mais do que ensinar estruturas linguísticas e as nuances gramaticais, incumbe a complexa tarefa de ensinar o aluno a de fato se comunicar em inglês.

Para tanto, observar as diretrizes da BNCC na elaboração do plano de aula é a melhor opção, vez que tal documento já aponta o caminho para o desenvolvimento completo das habilidades e competências dos estudantes.

Existem inúmeras vantagens em criar um plano de aula de inglês em conformidade com as diretrizes desse documento. Conheça a seguir 5 benefícios de montar um plano de aula de inglês de acordo com a BNCC.

5 Benefícios de montar plano de aula de inglês de acordo com a BNCC

Alinhar os planos de aula de inglês com a BNCC não só é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, como também apresenta diversos benefícios. Confira alguns exemplos abaixo:

  1. otimiza o tempo do professor, vez que o documento já traça o caminho a ser seguido por ele no planejamento;
  2. torna o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para o estudante;
  3. estimula o professor a levar em consideração as especificidades do contexto e comunidade onde o aluno está inserido, cumprindo com o papel social da escola;
  4. norteia as ações do professor para a abordagem efetiva dos assuntos que precisam ser tratados em cada etapa de aprendizagem;
  5. coloca tanto os estudantes quanto os professores em contato direto com as competências e habilidades do século XXI, estimulando a criatividade, a inovação, a flexibilidade e o uso de novas tecnologias.

Agora que você já sabe da importância e conhece alguns benefícios de montar um plano de aula em conformidade com a BNCC para ensinar inglês, veja como fazer o seu.

Como montar um plano de aula de inglês de acordo com a BNCC

Aprenda a montar seu plano de aula de inglês de acordo com a BNCC!
Aprenda a montar seu plano de aula de inglês de acordo com a BNCC!

Antes de planejar sua aula, é importante que você verifique se o material didático que você utiliza em suas aulas está alinhado à BNCC.

Professores que usam o material didático digital de inglês da Flexge, por exemplo, contam com uma trilha de aprendizagem e recursos alinhados com tais diretrizes.

Ao professor cabe também a responsabilidade de buscar capacitação através da formação continuada, cursos, especializações e treinamentos, muitas vezes oferecidos de forma gratuita pelo governo federal em plataformas digitais.

Dessa forma, o professor estará apto a planejar uma aula em conformidade com a BNCC, observando as seguintes etapas:

1. Conheça a fundo as diretrizes da BNCC

O primeiro passo para elaborar um plano de aula de inglês de acordo com a BNCC, é conhecer as diretrizes estipuladas para o ensino de inglês, levando em consideração as competências específicas de cada etapa da educação básica.

Leia o documento com atenção, estude seu conteúdo de maneira aprofundada e compreenda o significado do seu texto de modo a se tornar capaz de aplicá-lo no seu planejamento.

2. Escolha o conteúdo da aula

Para planejar uma aula, você precisa começar selecionando o conteúdo que será abordado. Após escolher o conteúdo da sua aula de inglês, você deve pensar nas habilidades que pode trabalhar dentro do contexto.

Por exemplo, se você escolhe trabalhar com determinado tempo verbal e para isso vai utilizar um texto, você pode escolher um texto que, além de trabalhar com o conteúdo linguístico, estimule também o desenvolvimento do pensamento crítico dos seus alunos.

3. Crie seu plano de aula

Depois de escolher como você vai trabalhar o conteúdo de acordo com a BNCC, você deverá preencher de maneira mais técnica as seguintes questões para montar seu plano de aula em conformidade com a BNCC:

  • Data: quando você irá passar o conteúdo aos alunos.
  • Duração: quantidade de aulas (ou horas) que levará para concluir o conteúdo.
  • Área do conhecimento: no seu caso, será o tempo verbal escolhido (poderia ser, por exemplo, simple past).
  • Unidade temática: trata-se da unidade temática específica para a área do conhecimento selecionada (por exemplo: o uso do simple past em texto jornalístico).
  • Objeto de conhecimento: determine o objeto de conhecimento específico para a unidade temática, levando em consideração a área do conhecimento e unidade temática (seguindo nosso exemplo, seria: a identificação de simple past em texto jornalístico e seu uso correto).
  • Habilidades: quais habilidades da BNCC você pode trabalhar junto com esse conteúdo? Analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente e selecione as habilidades que podem ser trabalhadas nesta aula (pensamento crítico, por exemplo).
  • Métodos: qual metodologia você vai utilizar nessa aula? Leitura e interpretação de texto? Alguma metodologia ativa? Isso deve constar no seu plano de aula.
  • Recursos: aqui você coloca as ferramentas que farão parte da sua aula, desde material didático até qualquer outro material de apoio.
  • Avaliação: por último, defina como você avaliará o resultado da sua aula. Lembre-se que, no fim das contas, não serão os alunos que estarão sendo avaliados, mas sim você como professor e sua capacidade de ensinar.

Com o tempo, a elaboração de planos de aula de acordo com a BNCC se torna algo natural, integrando-se à sua rotina de professor. Por isso, você deve começar o quanto antes e observar a evolução dos seus alunos: isso lhe dará o ânimo necessário para seguir neste processo.

Aproveite e troque experiências com outros professores de idiomas e incentive seus colegas a planejarem suas aulas conforme a BNCC. Faça parte dessa transformação na educação!

Se você está em busca de um material didático de inglês que esteja alinhado à BNCC, conheça o material digital da Flexge! Clique aqui e visite nosso site.

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos do Blog no seu e-mail.