6 Cursos gratuitos para professores para fazer em 2023

Cursos gratuitos para professores para fazer em 2023

6 Cursos gratuitos para professores para fazer em 2023

Jan 27, 2023

Você que é professor com certeza tem noção da importância de se manter atualizado e em constante aperfeiçoamento.

Na era da informação tudo é muito dinâmico e se você deixar para depois, quando menos perceber, já vai ter ficado para trás.

Se você pretende ser um professor de alta performance, precisa fazer cursos e seminários de aperfeiçoamento sempre que conseguir. Afinal, somente com constante atualização é possível se manter antenado ao que acontece na Era Digital, right?

A boa notícia é que, com toda a tecnologia e cursos online da atualidade, você tem várias opções de cursos à distância e totalmente gratuitos!

São cursos de diversas temáticas e assuntos, todos com foco no aprimoramento profissional do professor, tanto das habilidades emocionais e soft skills quanto das habilidades de uso de novas tecnologias.

Que tal começar 2023 fazendo 6 cursos gratuitos para professores? Fique com a gente e confira quais são.

1. Curso “Uso de recursos educacionais digitais” 100% gratuito
2. Curso para professores sobre “Metodologias Ativas – Como Inovar sem Tecnologia”
3. Jornada de Desenvolvimento Socioemocional de Professores
4. Curso para professores sobre a BNCC nos anos finais do ensino fundamental: Língua Inglesa
5. Curso “Evidências de Aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?”
6. Curso gratuito para professores sobre Educação e Tecnologia (curso de aperfeiçoamento)

1. Curso “Uso de recursos educacionais digitais” 100% gratuito

Oferecido pelo SEB – Sistema Educacional Brasileiro, o curso é focado na cultura digital no mundo contemporâneo.

Você vai entender como os Recursos Educacionais Digitais (RED) podem ser usados como instrumentos de ensino e aprendizagem; suas possibilidades de uso na Língua Portuguesa e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Também vai aprender a fazer o planejamento de aulas com suporte de Recursos Educacionais Digitais.

O curso possui carga horária de 60 horas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

2. Curso para professores sobre “Metodologias Ativas – Como Inovar sem Tecnologia”

Este curso é oferecido pela Nova Escola, trata sobre as Metodologias Ativas, que facilitam o protagonismo do aluno e o motivam na construção de seu próprio conhecimento.

O curso contém valiosas ferramentas para o professor que está envolvido com a transformação da educação da atualidade.

A transformação não é somente tecnológica –  a tecnologia é sim uma importante aliada – mas a principal mudança é na própria metodologia e na forma de se enxergar todo o sistema de educação e aprendizado.

Esse curso é totalmente gratuito e possui carga horária de 40 horas e as inscrições podem ser feitas no site da Nova Escola.

3. Jornada de Desenvolvimento Socioemocional de Professores

Este curso é oferecido pelo Instituto Ayrton Senna e trata de uma das mais importantes ferramentas para qualquer profissional: o controle emocional.

O foco do curso é nas competências mais relevantes para a atuação dos professores, articulando características técnicas e socioemocionais que se fazem presentes no cotidiano da sala de aula.

Faça a sua inscrição grátis neste link.

4. Curso para professores sobre a BNCC nos anos finais do ensino fundamental: Língua Inglesa

Também oferecido pelo SEB – Sistema Educacional Brasileiro, o curso trata da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especificamente para os anos finais do ensino fundamental na matéria da língua inglesa.

O curso traz um aprofundamento sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de campos de experiência; abordando ainda a reformulação de projetos pedagógicos e a implementação de currículos do ensino fundamental, norteados pela BNCC.

Possui carga horária de 40 horas e a inscrição pode ser feita clicando aqui, sem custo algum.

5. Curso “Evidências de Aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?”

O curso é oferecido pela Nova Escola e aborda as evidências de aprendizagem e a importância da sua construção para acompanhar a trajetória de cada estudante.

Trata de um questionamento comum a muitos professores: “como saber se meu aluno está avançando?”.

O educador entenderá a importância de incluir as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico e conhecerá os passos para realizar a identificação e a coleta de evidências a fim de viabilizar o avanço da turma.

Serão apresentadas boas práticas de como fazer isso no dia a dia a partir dos diferentes desafios que o professor já tem pelo caminho, respeitando o trabalho feito por cada educador e a realidade de cada escola pelo país.

Esse curso para professores é gratuito e possui carga horária de 10 horas. Saiba mais clicando aqui e acessando o site da Nova Escola.

6. Curso gratuito para professores sobre Educação e Tecnologia (curso de aperfeiçoamento)

Também oferecido pelo SEB – Sistema Educacional Brasileiro, o Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia está dividido em cinco módulos, com os conteúdos referentes a cada um, além das atividades de fixação, ao longo do percurso, e das propostas e sugestões de atividades que podem ser feitas pelo professor em seu ambiente de trabalho com os alunos.

Trata-se de um curso elaborado para professores da Educação Básica e busca trazer formas eficazes para que esses profissionais se aperfeiçoem em seus trabalhos utilizando a tecnologia a seu favor, da maneira mais didática e pedagógica possível.

Possui carga horária de 180 horas e as inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Agora é só arregaçar as mangas, acessar os links, fazer sua inscrição e participar dos cursos.

Falta de dinheiro não é mais um empecilho para o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos professores. Basta ter disposição e vontade de estudar e de aprender.

Como se percebe das opções acima, o professor tem a oportunidade, por meio dos cursos, de se aprimorar pessoalmente, desenvolvendo desde sua capacidade emocional até novas metodologias e formas de ensino que preconizam o aluno como protagonista do processo educacional.

Há a possibilidade ainda de se desenvolver no uso de novas tecnologias e ainda entender melhor como utilizar a BNCC em seu trabalho de professor, mantendo-se antenado nas novas prescrições do MEC sobre o currículo mínimo exigido tanto para as Escolas Particulares quanto Públicas.

Não perca essa chance e aproveite os cursos gratuitos para professores para se aperfeiçoar agora mesmo!

Tags