Materiais Paradidáticos: o que são e seus benefícios no ensino de inglês

Materiais Paradidáticos: o que são e seus benefícios no ensino de inglês

Materiais Paradidáticos: o que são e seus benefícios no ensino de inglês

Metodologias Aug 2, 2023

A origem da palavra "didático" remonta ao termo grego didaktikós, que expressa a ideia de instrução e educação. Nesse contexto, os materiais didáticos têm a função específica de transmitir conhecimento sobre um tópico em particular.

No entanto, é notável que a evolução educacional já ultrapassou essa definição. Afinal, a transmissão de conhecimento hoje acontece de diversas outras formas.

Com a chegada das tecnologias digitais, surgiram os materiais didáticos digitais, estabelecendo uma interatividade mais rica entre alunos e conteúdo.

Consequentemente, surge a categoria dos materiais paradidáticos, que, embora não tenham sido originados com um objetivo pedagógico, podem assumir um papel valioso como complementos no processo educacional.

Você quer saber o que é um material paradidático e como eles podem fazer a diferença no ensino de inglês? Então continue lendo este artigo!

O que são Materiais Paradidáticos?

De maneira simples, podemos dizer que materiais paradidáticos são aqueles que, embora não tenham sido criados com esta finalidade, podem ser utilizados para auxiliar o ensino de algum assunto.

No ensino do inglês é extremamente comum sua utilização, pois qualquer vídeo, música, filme, série, texto, livro, enfim, qualquer coisa que esteja em inglês e que não tenha sido criado especificamente para ensinar inglês, pode se tornar material paradidático.

Os Materiais Paradidáticos no ensino de inglês: explorando novas fronteiras

No âmbito do ensino da língua inglesa, a utilização de materiais paradidáticos é frequente e extremamente vantajosa. Qualquer recurso em inglês, como vídeos, músicas, filmes, séries, textos ou livros, que não tenha sido originalmente criado com fins educativos, pode se transformar em uma ferramenta paradidática valiosa.

Esses recursos, também denominados recursos complementares, desempenham um papel relevante no ensino do inglês, permitindo uma abordagem mais cativante, lúdica e realista.

Ao não serem produzidos com a intenção específica de ensinar, proporcionam uma visão autêntica da língua, aproximando os alunos de contextos de uso real.

Os benefícios do uso dos Materiais Paradidáticos no ensino de inglês

Selecionamos alguns benefícios sobre o uso desses materiais para o ensino de língua inglesa, mas certamente existem muitos outros. Confira:

Diversidade para estimular o engajamento

A ampla gama de materiais paradidáticos, tais como jogos, flashcards, áudios, vídeos, livros, aplicativos e até brinquedos educativos, oferece aos educadores uma riqueza de opções para dinamizar as aulas e promover a participação ativa dos estudantes. Essa variedade enriquece as aulas, fortalecendo o envolvimento dos alunos.

Imersão autêntica

A adoção de materiais paradidáticos proporciona uma imersão autêntica na língua, alinhada com situações do cotidiano. Através de atividades interativas, como jogos, é possível desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita, bem como expressão verbal e escrita de maneira descontraída e natural.

Interesses pessoais como motor de aprendizado

A capacidade dos materiais paradidáticos de abordar os interesses individuais dos alunos estabelece um vínculo entre aprendizado e paixões pessoais. Esse elo intrínseco estimula a autonomia, encorajando os alunos a explorar a língua de maneira independente e fortalecendo o conceito de sala de aula invertida.

Personalização sob medida

A flexibilidade dos materiais paradidáticos permite a adaptação às necessidades exclusivas de cada aluno, viabilizando atividades personalizadas. Através de jogos temáticos ou consumo de conteúdo midiático no idioma de interesse do aluno, o aprendizado se torna mais relevante e significativo.

Sinergia Dinâmica

Ao integrar materiais paradidáticos com as atividades do livro didático, cria-se um ambiente de aprendizado dinâmico e motivador. A diversidade desses recursos atende às diferentes formas de aprendizado, cativando os alunos por meio de estímulos visuais, auditivos, táteis e cinestésicos.

Seleção estratégica e orientação clara

A seleção criteriosa de materiais paradidáticos alinhados aos objetivos educacionais, juntamente com diretrizes claras sobre sua utilização eficaz, desempenham um papel crucial. Essa escolha direciona a interação, reflexão e aplicação dos conteúdos, enriquecendo a experiência de aprendizado.

Potencializando o ensino-aprendizagem através dos paradidáticos

Em síntese, os materiais paradidáticos têm uma função central no ensino de inglês, fornecendo recursos complementares que enriquecem as atividades tanto na sala de aula quanto fora dela.

Essa abordagem não apenas torna o aprendizado da língua mais envolvente, prático e contextualizado, mas também promove o engajamento e a autonomia dos estudantes.

Ao adotar os materiais paradidáticos de maneira estratégica e integrada ao planejamento curricular, os educadores podem otimizar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais eficaz, memorável e agradável para os alunos.

E você, quais são os recursos paradidáticos que mais aprecia em suas práticas de ensino? Compartilhe suas experiências e perspectivas nos comentários abaixo.

E lembre-se, ao aprimorar a utilização desses recursos, você não apenas enriquece a experiência de aprendizado, mas também aumenta a visibilidade de suas estratégias de ensino no contexto digital.

Tags