Como ser um professor de inglês de alta performance: foto de uma professora confiante.

Como ser um professor de inglês de alta performance? Confira 5 dicas!

Como ser um professor de inglês de alta performance

Tecnologia Aug 15, 2022

Ao longo de nossas vidas, temos contato com diversos professores, mas somente alguns deles marcam nossas trajetórias, seja pela sua simpatia, proximidade com os alunos, didática ou eficiência em ensinar.

Isso acontece porque professores de alta performance nos inspiram e servem de modelo para o nosso crescimento, gravando seus nomes e lições em nossas memórias.

Se você é professor de inglês e quer dar aulas de alta performance, fazendo com que seus alunos evoluam mais rápido rumo à fluência e com que você se destaque no mercado, leia esse artigo porque nele vamos dar vários conselhos para você se tornar um professor de alta performance. Vamos lá?

O que é um professor de alta performance? 
O que fazer para ser um professor de inglês de alta performance?
1. Pense o melhor, faça o melhor e avalie para melhorar
2. Busque o aprimoramento contínuo
3. Seja criativo com as atividades e avaliações
4. Experimente diferentes metodologias de ensino
5. Use a tecnologia a seu favor

O que é um professor de alta performance?

Todo mundo quer ser bom no que faz. Imagino que você também deseja ser um bom professor de inglês, right?

Mais do que um bom profissional, você pode se tornar um professor de inglês de alta performance e impactar positivamente a vida de todos os seus atuais e futuros alunos.

Agora você deve estar se perguntando: o que é um professor de alta performance?

Bom, para responder a esta pergunta, primeiro vamos analisar o termo “performance”, o qual designa atuação, desempenho. Assim, o termo “alta performance” se refere a uma atuação acima da média, um ótimo desempenho.

Um professor de alta performance é, portanto, aquele que dá passos além, não atua de forma mediana.

Ele consegue gerar o máximo de resultados com o mínimo de esforço possível criando formas disruptivas de ensinar, usando metodologias inovadoras e, porque não, contando com o apoio da tecnologia.

Para ser um professor de inglês de alta performance, você precisa entender que vivemos um novo contexto educacional, onde a tecnologia está sendo integrada à sala de aula e, com isso, o papel do professor está se transformando.

Para entender qual é essa transformação, sugiro a leitura do artigo “O papel do professor na atualidade: como agir diante das novas tecnologias educacionais”.

É muito importante, para se tornar um professor de alta performance, que você desenvolva seu autoconhecimento e entenda quais são suas forças e fraquezas. Vale a pena fazer o exercício de listar essas qualidades e pontos de melhoria para identificar onde você pode evoluir mais.

Após refletir sobre seu papel de professor e como você o está desempenhando hoje, chegou a hora de pensar em ações que o tornarão um professor de alta performance. Confira alguns conselhos!

O que fazer para ser um professor de inglês de alta performance?

Como falamos anteriormente, um professor de alta performance é aquele que dá “o passo além”. Para fazer isso, você precisa se conectar ao estudante visando extrair o melhor dele no processo de aprendizagem e, assim, causar um impacto positivo neste estudante.

A fim de ajudar você nesse processo, preparamos alguns conselhos que o ajudarão a se tornar um professor de alta performance. Confira!

Confira 5 conselhos para ser um professor de inglês de alta performance. Na foto, uma Professora de inglês em frente a um quadro.
Confira 5 conselhos para ser um professor de inglês de alta performance.

1. Pense o melhor, faça o melhor e avalie para melhorar

Um jeito de alcançar a alta performance enquanto professor é criar um seguinte ciclo virtuoso:

  • pensar o melhor possível para sua aula e seu aluno;
  • fazer o melhor possível;
  • avaliar os resultados para depois pensar o melhor possível e reiniciar o ciclo.

Assim, é muito importante que você tenha humildade para aprender com os erros e mudar metodologias e abordagens sempre que elas não estiverem sendo suficientes para ensinar inglês de alta performance para seus alunos.

O primeiro conselho, portanto, é: esteja sempre disposto a aprender e melhorar (e busque isso de forma ativa!)

2. Busque o aprimoramento contínuo

A formação continuada durante a vida, ou lifelong learning, é essencial para todo aquele que deseja estar acima da média. Professores mais do que ninguém precisam buscar esse aprimoramento contínuo para que a qualidade das suas aulas sejam dignas de um professor de alta performance.

Por isso, busque se manter informado, estude e aplique novos conhecimentos sobre:

  • a língua inglesa e seu uso no cotidiano (fique atento às novas gírias, por exemplo);
  • metodologias de ensino de idiomas;
  • descobertas sobre o processo de aprendizagem de uma segunda língua;
  • tecnologias para o ensino de inglês;
  • e por aí vai!

Tenha uma rotina de estudos. Eu sei que é difícil, que você já faz muita coisa e se sente sobrecarregado. Mas essa é justamente a diferença entre um professor que faz o mínimo necessário e um de alta performance. Qual deles você quer ser?

3. Seja criativo com as atividades e avaliações

Não dê aulas monótonas. Não use avaliações tradicionais. Fuja de metodologias arcaicas de ensino!

Para causar impacto real e permanente na vida dos seus alunos, suas aulas devem ser inesquecíveis. Pode parecer desafiador, mas você vai ver que com um pouco de planejamento e pesquisa, você poderá ter aulas muito mais dinâmicas e avaliações mais eficientes.

Lembre-se que cada aluno aprende de um jeito diferente. Busque formas alternativas de avaliar, além da tradicional prova escrita. Afinal, o grande objetivo de se aprender um novo idioma é conseguir se comunicar com ele, não é mesmo? E isso pode ser avaliado de diversas formas (sem ser necessária uma prova escrita).

Além disso, preocupe-se em tornar sua aula interessante para o aluno. Faça isso através de dinâmicas, gamificação, uso de metodologias ativas, etc.

4. Experimente diferentes metodologias de ensino

Você já usa metodologias ativas nas suas aulas? Se ainda não usa, esse é um bom começo para você começar a experimentar diferentes metodologias.

As metodologias ativas de aprendizagem possuem diversos benefícios, como já falamos no artigo “Aprendizagem ativa: o que é e qual a relevância?”. Testar métodos diferentes para ensinar inglês vai ajudar você a se tornar um professor de alta performance ao passo que permitirá a identificação da metodologia ideal para cada perfil de aluno.

Algumas sugestões de metodologias para você experimentar são:

Todas essas metodologias podem ser aplicadas tanto para aulas em turmas, quanto individuais, remotas ou presenciais. Basta adaptá-las à sua realidade e surpreender seus alunos!

5. Use a tecnologia a seu favor

Existem diversas ferramentas de ensino, algumas até mesmo gratuitas, que podem ajudar você a ter uma excelente performance. Essas soluções tecnológicas podem ajudar você tanto no seu planejamento e organização, quanto durante a aula ou após ela (com o homework, por exemplo).

Assim como os aplicativos de mensagem otimizaram a comunicação (quem lembra da época em que se enviavam cartas?), plataformas digitais otimizaram o ensino de inglês. Livros didáticos digitais, ambientes virtuais de estudo, digital board. Todos os elementos necessários para uma aula já estão no digital!

E você, um professor de inglês de alta performance, deve estar disposto a conhecer essas tecnologias e implementá-las no seu dia a dia de forma que sua atividade seja facilitada por elas.

Outro ponto importante é na personalização do ensino. Para tornar suas aulas mais assertivas e medir com precisão o desempenho dos seus alunos, a tecnologia pode levar você a patamares que sem ela não seria possível.

É como se você fosse um professor normal, mas com a tecnologia se torna um super-professor, tal como acontece com o Iron Man.

Esses foram os conselhos que preparamos para ajudar você a se tornar um professor de inglês de alta performance. Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e receber dicas exclusivas no seu e-mail, inscreva-se na nossa newsletter! Até a próxima.

Tags