Mesa de escritório com notebook, celular e outros acessórios de trabalho

Existe uma tabela de preços para aulas particulares?

Existe uma tabela de preços para aulas particulares?

Business May 10, 2023

É normal encontrar dificuldade na hora de determinar o valor e fazer a precificação de um serviço. Este é um assunto que gera muitas dúvidas.

Em se tratando de aulas particulares de inglês, o preço pode variar consideravelmente de acordo com diversos fatores, como:

  • a experiência e qualificação do professor;
  • o nível de ensino do aluno;
  • o tipo de aula (online ou presencial);
  • a duração e frequência das aulas;
  • a localização geográfica e a demanda de mercado;

Portanto, a resposta para a pergunta do título é bem direta: não é possível estabelecer uma tabela fixa de preços para aulas particulares de inglês.

Entretanto, existem parâmetros a serem observados e estratégias a serem seguidas para facilitar o processo de precificação das suas aulas.

Quer aprender como precificar suas aulas particulares de inglês? Então fique com a gente até o final deste artigo e descubra o que você precisa observar para fazer a precificação.

Neste artigo você vai ver:

Preço no mercado local

Em primeiro lugar, é importante destacar que o mercado de aulas particulares de inglês é altamente competitivo e diversificado, com uma ampla variedade de prestadores de serviços, desde professores autônomos até grandes escolas de idiomas.

Cada um desses prestadores tem suas próprias estratégias de precificação, levando em consideração suas despesas fixas e variáveis, seus objetivos financeiros e as preferências dos clientes.

Se você pretende trabalhar com aulas presenciais, na localidade onde reside, você deve fazer uma pesquisa do mercado local e descobrir quais os preços praticados em sua cidade ou região.

Dificilmente você conseguirá cobrar um preço muito acima do praticado no mercado local, pelo menos não logo de início, pois é preciso se tornar conhecido, ter resultados e comprovar o seu método para ter meios de demonstrar seu diferencial e poder cobrar mais pelas suas aulas.

Já se sua intenção é trabalhar com aulas online, seu leque de opções cresce bastante. Ainda é útil que você descubra a média de preços que é praticada no Brasil, mas outros fatores - os quais trataremos em seguida -  vão acabar  influenciando bem mais na composição do preço de suas aulas.

Nicho onde pretende atuar

É muito importante fazer a pesquisa de mercado tendo em mente o nicho de atuação em que você vai efetivamente trabalhar. O nicho é a fatia de mercado que você escolheu para atuar, com um público e objetivos próprios.

Existem aulas de inglês mais especializadas, como por exemplo: para crianças, para empresários (inglês para negócios), inglês instrumental (para áreas profissionais específicas), para intercambistas, etc.

Cada uma dessas variantes possui suas peculiaridades e, consequentemente, sua própria faixa de preço. A regra é que quanto mais especializado o público em que você atua, maior o valor da aula.

Nível das aulas

Outro fator que influencia na formação do preço das aulas particulares de inglês é a experiência e qualificação do professor.

Professores mais experientes e com maior qualificação tendem a cobrar mais caro por suas aulas, uma vez que possuem habilidades e conhecimentos mais avançados para oferecer aos alunos.

Além disso, professores com formação em áreas específicas, como business English ou preparação para exames, também podem cobrar mais pelo seu expertise.

O nível do aluno também é um fator determinante na formação do preço das aulas particulares de inglês. Alunos iniciantes podem necessitar de mais atenção e explicação por parte do professor, o que pode aumentar o tempo de preparação e planejamento das aulas e, consequentemente, o preço.

alunos avançados podem requerer aulas mais especializadas e desafiadoras, o que também pode impactar no valor final do serviço.

Tipo de aula

O tipo de aula - online ou presencial - também influencia no preço das aulas particulares de inglês. Aulas online, por exemplo, podem ser mais acessíveis do que aulas presenciais, uma vez que não há despesas com deslocamento e infraestrutura.

Além disso, aulas online podem permitir que professores e alunos de diferentes partes do mundo se conectem, ampliando o leque de opções e a competitividade no mercado.

Entretanto, você pode ter diferenciais em suas aulas online que podem agregar mais valor a elas, o que pode fazer com que ela seja até mesmo mais cara do que uma aula presencial.

Portanto, tenha em mente que cada um dos fatores aqui citados devem ser considerados, mas nenhum deles, sozinho, é determinante para o preço final do seu serviço.

Duração e frequência

A duração e frequência das aulas também são fatores importantes na formação do preço das aulas particulares de inglês.

Aulas mais longas e mais frequentes podem ter preços mais altos, uma vez que exigem mais tempo e esforço por parte do professor. Por outro lado, aulas mais curtas e menos frequentes podem ser mais acessíveis e práticas para alguns alunos.

Tenha em mente que a frequência e duração estão diretamente relacionadas ao tempo em que o aluno vai levar para ter um determinado resultado.

Por isso é interessante que você prometa que o aluno vai alcançar um certo objetivo (sempre viável - nunca prometa o que não pode cumprir) desde que seja respeitada uma certa frequência de aulas, o que pode servir como um atrativo para que aqueles alunos que desejam um resultado mais rápido acabem contratando um pacote com maior número de aulas.

Diferencial

É aqui que mora o segredo, é neste requisito que você deve se concentrar se quiser ter aulas que se destacam tanto em termos de resultados gerados para o aluno, quanto em valor agregado, o que faz com que o preço seja mais alto.

O método e os recursos utilizados em suas aulas serão sempre o principal diferencial de suas aulas particulares de inglês.

Assim, além de se preocupar com todos os outros fatores acima citados, o que você deve ter em mente é que a forma como ensina e as ferramentas que utiliza para ensinar são fundamentais para criar uma diferenciação e destaque dentro desse mercado tão vasto e diversificado do ensino de inglês.

Um excelente diferencial, sem dúvidas, é o uso da tecnologia para ensinar.

A tecnologia mudou a forma como fazemos praticamente tudo e o impacto na educação foi gigantesco. Saber usar a tecnologia no ensino do inglês pode ser o seu maior diferencial.

Plataforma de ensino de inglês

Atualmente, a melhor tecnologia que existe para o ensino do inglês são as plataformas desenvolvidas especificamente para este fim, como a Flexge.

Na plataforma você possui desde planos de aula prontos para serem usados em suas aulas, passando por milhares de exercícios online, até formas de avaliação e acompanhamento do aprendizado do aluno.

São várias as possibilidades de ações com base nos dados que fornecemos para você. Com a Flexge, é possível levar a personalização das suas aulas a outro nível.

Quer saber mais sobre como funciona nosso Material Didático Digital? Acesse nosso site e fale com nossos consultores!

Conclusão

Neste artigo você aprendeu que não existe uma tabela de preços para aulas particulares de inglês.

É você que deve precificar o seu trabalho e quanto mais diferenciadas forem as ferramentas tecnológicas que você utilizar, maior será o seu diferencial e, consequentemente, o preço de suas aulas.

Se você gostou do conteúdo, assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do Blog Flexge. Até a próxima!

Tags