Como usar tecnologia na educação e potencializar o aprendizado
Que o uso da tecnologia na educação apresenta inúmeros benefícios para o processo de aprendizagem você já deve saber. Se ainda não sabe, clique aqui para ler o artigo.
A capacidade que a tecnologia apresenta para tornar o processo de ensino e aprendizagem muito mais otimizado, eficiente e profundo é gigantesca. Mas não basta por si só.
Afinal, uma ferramenta sozinha nada constrói. Uma ferramenta é apenas uma ferramenta. Assim, jogar a tecnologia na sala de aula e esperar que isso seja suficiente para potencializar o ensino é um grande e comum equívoco.
Para usar a tecnologia na educação e potencializar o aprendizado dos alunos, é preciso muito mais do que a aquisição de ferramentas, softwares e parafernálias tecnológicas.
Como, então, potencializar o ensino através da tecnologia? É o que você vai descobrir neste artigo! Continue lendo!
1. Alinhe tecnologia e pedagogia
2. Combine tecnologia com metodologia
3. Personalize o ensino com tecnologia
4. Use a tecnologia para engajar
1. Alinhe tecnologia e pedagogia
Para que o uso da tecnologia em suas aulas potencialize de fato o processo de aprendizagem dos seus alunos, você precisa planejar o seu uso de forma pedagógica.
Qual é o seu objetivo ao trazer essa tecnologia para a aula? Fazer com que os alunos aprendam o quê? Como?
Isso tudo precisa estar claro para você. Caso contrário, será apenas uma aula legal com uma dinâmica diferente.
O uso de qualquer ferramenta precisa ser orientado pelos objetivos pedagógicos do professor. Tanto que esse é um dos elementos que devem integrar o seu plano de aula.
2. Combine tecnologia com metodologia
Um erro muito comum é pensar que a mera substituição de uma ferramenta analógica por uma digital é suficiente para que a tecnologia potencialize o ensino.
Ainda que o quadro-negro dê lugar a um digital board, isso não significa transformar o processo de ensino através da tecnologia. Ao fazer isso, você está apenas otimizando um dos recursos do professor, mas a qualidade do ensino com um quadro-negro comum e um digital board não muda apenas pela utilização de um ou de outro.
Portanto, para usar a tecnologia como potencializadora do processo de aprendizagem, é preciso combiná-la com metodologias compatíveis e adequadas para o novo contexto educacional.
O uso de metodologias ativas com tecnologias digitais, por exemplo, é uma das combinações mais eficientes para a aprendizagem dos alunos desta Era, os Nativos Digitais (se quiser ler mais sobre isso, clique aqui).
3. Personalize o ensino com tecnologia
A tecnologia viabiliza a personalização do ensino de formas humanamente impossíveis. Um professor que não usa tecnologia jamais conseguirá alcançar o nível de personalização do ensino como um que usa tecnologia para este fim.
Isso porque o professor somente consegue acompanhar o aluno – sem tecnologia – durante o período em que está com ele, durante as aulas. Após o momento de interação entre eles, o aluno vai para casa e o professor já não sabe mais como está o estudo deste aluno, onde ele está com dificuldade, etc. É preciso aguardar a próxima aula para agir.
Já um professor que utiliza plataformas digitais com seus alunos, por exemplo, pode acompanhar o estudo mesmo fora do horário de aula.
Além disso, não precisa que o aluno venha dizer onde está com dificuldade e pedir ajuda: o professor pode se antecipar e auxiliá-lo sem ser provocado pelo aluno.
Esse tipo de personalização aumenta muito o engajamento do aluno, pois ele se sente acolhido e percebe que o professor está de fato empenhado em ajudá-lo a conquistar seus objetivos de aprendizagem.
4. Use a tecnologia para engajar
Você já deve ter ouvido falar sobre a gamificação do ensino, right?
Usar jogos ou seus elementos no processo de aprendizagem tem se demonstrado muito eficiente.
Além de tornar o estudo muito mais interessante e atraente para o aluno, aumentando seu engajamento, a gamificação transforma a aprendizagem do aluno em algo muito mais próximo da sua realidade, conferindo maior significado ao que é aprendido por este meio.
Além da gamificação, existem outras formas de engajar seus alunos com tecnologia:
- você pode usar recursos audiovisuais nas suas aulas para variar um pouco o formato expositivo;
- também pode fazer dinâmicas com pesquisas na internet desafiando os alunos a utilizarem essa ferramenta como instrumento de aprendizagem autônoma;
- pode criar comunidades virtuais de alunos, onde eles podem trocar conhecimentos, dicas e dificuldades, cooperando entre si.
E por aí vai! São muitas as possibilidades.
Neste artigo mostramos para você quatro passos para usar tecnologia na educação e potencializar o aprendizado dos seus alunos.
Se você tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar sua experiência conosco, comenta aqui neste post. Vamos adorar conhecer a sua história!