Inglês Instrumental: o que é e quais os benefícios desta abordagem

Inglês Instrumental: o que é e quais os benefícios desta abordagem

Inglês Instrumental: o que é e quais os benefícios desta abordagem

Metodologias Mar 20, 2023

Você já deve ter ouvido falar no “inglês instrumental”, mas você sabe realmente o que isso significa?

Existem diversos métodos para se ensinar inglês, o inglês instrumental é mais um deles.

Tradicionalmente o inglês instrumental é também chamado de inglês técnico ou ESP English for Specific Purposes (inglês com propósitos específicos).
Como o nome diz, o inglês instrumental é o ensino do idioma para um determinado fim específico, onde o inglês é um instrumento para a prática de uma outra atividade desejada.

Este fim pode ser dos mais variados, mas estão geralmente ligados a um objetivo profissional. O aluno normalmente objetiva conseguir entender textos técnicos de uma determinada disciplina para poder fazer um curso ou concurso no Brasil ou no exterior (inglês para engenheiros, inglês para advogados, inglês para médicos, etc.).

A diferença básica é que o professor não foca em um aprendizado geral da língua, que trabalha as 4 habilidades da língua (ler, escrever, escutar e falar).

A ideia no inglês instrumental é partir direto do vocabulário específico e trabalhar as construções que mais aparecem no tipo de material que o aluno tem interesse, na maioria das vezes focando somente na leitura e escrita, variando conforme o objetivo do aluno.

Se trata de uma abordagem comunicativa, onde o aluno deseja aprender a se comunicar com um determinado público ou a realizar certa atividade, como escrever um artigo ou dominar um conteúdo específico no idioma.

Quer entender como ensinar inglês instrumental pode ser uma boa oportunidade para professores particulares de inglês e como isso pode trazer benefícios? Então esse artigo é para você. Aqui você vai conferir:

Qual o objetivo do inglês instrumental?
Vantagens de ensinar o inglês instrumental
Gere resultados mais rápidos para o aluno
Ensine para um público específico
Tenha alunos mais interessados
Como ensinar o inglês instrumental?
Tenha um curso específico para cada público
Onde encontrar os alunos interessados em inglês instrumental?

Qual o objetivo do inglês instrumental?

É claro que o objetivo pelo qual um aluno procura aprender por meio do inglês instrumental pode variar, mas via de regra esses são três mais populares:

  • Ler livros e artigos científicos: os alunos querem aprender vocabulários específicos relacionados a uma determinada profissão; o que normalmente não é abordado em aulas de inglês tradicionais, por se tratar de linguagem muito específica e pouco usual; por isso essa metodologia de ensino pode beneficiar não só profissionais de negócios, mas também trabalhadores da saúde, como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, uma vez que todo o material novo geraldo nestas áreas costuma aparecer primeiramente em inglês;
  • Prestar provas de seleção de mestrado e doutorado: muitos concursos de seleção de alunos de mestrado e doutorado possuem como requisito a proficiência na língua inglesa. Para quem deseja seguir carreira acadêmica, o conhecimento de vocabulário específico em inglês é indispensável.
  • Passar em concurso público: cada vez mais os concursos públicos em território brasileiro exigem o conhecimento da língua inglesa, principalmente cargos mais concorridos; aqui é necessário certo conhecimento gramatical, bem como boa velocidade de leitura para economizar tempo e conseguir resolver todas as questões.

Agora que você já sabe quais são os principais motivos pelos quais alunos buscam por inglês instrumental, vamos te falar quais são as vantagens para o professor usar essa abordagem. Continue lendo!

Vantagens de ensinar o inglês instrumental

O professor particular pode se beneficiar de algumas maneiras quando resolve oferecer cursos de inglês instrumental, veja algumas das vantagens abaixo:

Gere resultados mais rápidos para o aluno

Os cursos de inglês instrumental são mais curtos, pois o objetivo desejado pelo aluno é mais claro e específico.

É preciso fazer um nivelamento do aluno no início, mas, com certeza, o curso vai ser bem mais rápido do que um curso de inglês que vise a fluência plena no idioma.

Isso permite que você gere o resultado mais rápido para o aluno e consiga que ele fique satisfeito mais rápido, o que é bom para sua divulgação, além de poder fidelizá-lo, usando o curso de inglês instrumental como porta de entrada para o curso padrão.

Ensine para um público específico

O curso de inglês instrumental vai ser oferecido a nichos mais específicos, para pessoas que possuem um determinado objetivo, o que vai fazer com que a divulgação e publicidade do curso seja mais simples e, na maioria dos casos, mais eficiente.

Isso também permite que o professor forme turmas que possuem um mesmo objetivo em comum, como é o caso de pessoas que pretendem prestar um mesmo concurso público que exige inglês..

Tenha alunos mais interessados

Normalmente este tipo de aluno é mais interessado, uma vez que já possui um desafio em vista e quer aprender rápido para poder superar o desafio, que geralmente já tem uma data para acontecer.

Como o aluno já entra sabendo o que quer, também é muito mais fácil gerar e mostrar a transformação para ele, isso proporciona mais satisfação tanto no aluno quanto no professor, que pode ter a sensação de dever cumprido mais rapidamente.

Como ensinar o inglês instrumental?

O principal é focar na leitura e no ensino do vocabulário específico.

É claro que se o aluno possuir um nível bem básico de início, vai ser necessário ensinar alguma base gramatical e também o vocabulário mínimo.

É fácil perceber que o processo de aprendizado pode ser muito acelerado quando não há a necessidade de se preocupar com algumas das maiores dificuldades dos alunos: a pronúncia e o entendimento da língua falada (speaking e listening respectivamente).

O importante é fazer com que o aluno leia muito e pratique bastante exercícios de escrita e interpretação de textos em inglês.

Tenha um curso específico para cada público

Assim como trabalhar com viajantes e intercambistas pode ser um bom negócio, trabalhar com os interessados em inglês instrumental também pode ser excelente.

Ter um produto específico para cada público é essencial para que você possa fazer marketing direcionado para cada um deles.

Tenha uma lista de vocabulário e de construções mais utilizadas por cada um dos públicos que você pretende atender, em seguida o desafio vai ser encontrar os alunos interessados neste tipo de curso.

Onde encontrar os alunos interessados em inglês instrumental?

Com a internet tudo ficou mais fácil.

Existem inúmeros fóruns e pontos de encontro de pessoas que possuem objetivos em comum.

No caso dos concursos públicos, por exemplo, basta descobrir quais concursos possuem o inglês como matéria obrigatória e buscar os concurseiros, a melhor forma de localizá-los é fazer marketing digital direcionado.

Também é possível fazer anúncios visando públicos maiores, mas ainda assim específicos: inglês para médicos, inglês para programadores, inglês para engenheiros, etc.

Instituições que intermediam bolsas e cursos no exterior também são uma boa fonte de pessoas interessadas em inglês instrumental. O Google pode te ajudar bastante para encontrá-las.

O mais importante é você entender como usar o inglês instrumental como parte da solução de ensino oferecida por você. Às vezes os próprios alunos não saberão dessa possibilidade e você pode apresentar como um caminho viável para os objetivos dele, conquistando a confiança e garantido um bom relacionamento.

Você já tinha pensado nisso? Comenta aqui no artigo se já tem experiência com inglês instrumental e compartilhe os desafios!

Tags