recursos-tecnologicos-aulas-remotas-ingles

Professores da Flexge contam com recursos tecnológicos para aulas remotas de inglês.

5 Recursos Tecnológicos para aulas remotas de Inglês com a Flexge

Tecnologia Jun 28, 2022

Em tempos de ensino remoto, professor que sabe utilizar a tecnologia a seu favor é rei!

Já não mais visto como um diferencial, mas como algo essencial para a educação, a necessidade do uso de recursos tecnológicos para aulas remotas de inglês é inquestionável.

Mesmo para quem dá aula presencialmente, o apoio em tecnologias digitais tem se tornado cada vez mais importante para aprimorar a qualidade do ensino.

Com o mercado de EdTechs bastante aquecido e com diversas opções de recursos à disposição, escolher a tecnologia que será usada nas suas aulas de inglês remotas pode ser desafiador. Mas fique tranquilo que nós estamos aqui para te ajudar!

Neste artigo vamos apresentar 5 recursos tecnológicos para aulas remotas de inglês disponibilizados pela ferramenta de ensino da Flexge. Com elas, suas aulas irão para outro patamar. Confira!

1. Dashboard com relatórios de desempenho dos alunos
2. Ferramenta de feedback assessment
3. Testes online
4. Suporte ao aluno e ao professor
5. Aplicativo para os pais e responsáveis

1. Dashboard com relatórios de desempenho dos alunos

Uma das maiores dificuldades do ensino remoto de inglês é o acompanhamento do desempenho do aluno.

Durante a aula online o professor até consegue saber se o aluno está engajado, atento ao que está sendo ensinado, prestando a devida atenção. No entanto, em um ambiente digital, é muito mais difícil perceber se o aluno está de fato apreendendo o conteúdo.

Além disso, no contexto da aula remota, é muito mais desafiador estimular o aluno a estudar fora do horário de aula. O famoso homework torna-se ainda mais custoso para o aluno, afinal, tudo (aula e atividades) é feito no mesmo ambiente: sua casa.

Assim, saber se o aluno está avançando no processo de aprendizagem, estudando o tempo acordado, fazendo as atividades e evoluindo na proficiência do idioma é indispensável ao sucesso do ensino. Mas como fazer isso estando fisicamente distante do aluno?

Aqui está o pulo do gato! Com o recurso tecnológico certo, isso não somente se torna possível, como otimizado e amplia sua capacidade de análise como professor.

A Flexge oferece aos seus professores um dashboard com relatórios de desempenho dos alunos, onde é possível, por exemplo:

  • acompanhar o tempo de estudo semanal e diário;
  • verificar a qualidade do estudo (uma métrica atribuída pela própria plataforma que leva em conta fatores como constância e quantidade de estudo);
  • analisar os erros e acertos do aluno nos exercícios, identificando os gaps na aprendizagem;
  • ouvir os áudios gravados dos alunos e perceber onde ele precisa aprimorar a pronúncia;
  • e mais!

Todas essas informações ficam disponíveis de forma amigável, objetiva e bastante visual, como na imagem abaixo:

Recurso tecnológico para aulas remotas de inglês - Dashboard Flexge
Conta com um Sistema Administrativo com vários dados de performance dos seus alunos!

Ainda, é possível avaliar o desempenho individual de cada aluno, permitindo a personalização do ensino, bem como o da turma.

Essa é uma poderosa ferramenta para o ensino remoto de inglês, potencializando o ensino e a aprendizagem do idioma. Mas a solução da Flexge não para por aí! Continue lendo para conhecer nossos outros recursos.

2. Ferramenta de feedback assessment

A pronúncia é, sem sombra de dúvidas, um dos pontos em que os alunos sentem mais insegurança quando estão aprendendo inglês.

A timidez e o medo de errar diante de outras pessoas, faz, muitas vezes, com que o aluno opte por ter aulas particulares de inglês. Mesmo no contexto de aula particular e remota, alguns alunos ainda sentem muita dificuldade em destravar o speaking.

Pensando nisso, a Flexge desenvolveu a ferramenta de avaliação de pronúncia. Com ela, o aluno grava sua fala e recebe uma avaliação da sua pronúncia, palavra por palavra, podendo ouvir os termos isolados e compará-los à gravação de um falante nativo de inglês.

Veja na imagem a seguir como ela funciona:

Feedback de pronúncia instantâneo só com a Flexge!
Feedback de pronúncia instantâneo só com a Flexge!

Essa ferramenta é um dos principais diferenciais do material digital de inglês da Flexge. Diferente de outras plataformas, os áudios da Flexge são gravados por falantes nativos de diversas origens, que permite ao aluno ter contato com vários sotaques e assim se familiarizar com o inglês real, falado no dia a dia.

Além disso, o fato de o aluno receber o feedback de cada palavra pronunciada em tempo real otimiza exponencialmente o processo de aprendizagem, fazendo com que ele evolua muito mais rápido.

Decorrência disso é que o aluno ganha confiança e fica à vontade para falar inglês não apenas durante as aulas remotas, mas no seu cotidiano. Dos recursos tecnológicos para aulas remotas de inglês, este é um dos mais importantes para a evolução do aluno rumo à fluência no idioma.

Afinal, uma vez que o aluno somente tem a oportunidade de interagir em inglês durante a aula online, é preciso criar oportunidades para que ele pratique sua fala. E o que pode ser melhor do que uma ferramenta que dá feedback instantâneo?

3. Testes online

O terceiro recurso tecnológico para aulas remotas de inglês que a Flexge oferece aos professores são os testes online.

Por contar com uma trilha completa de aprendizagem em conformidade com o padrão internacional do Quadro Comum Europeu - CEFR, o conteúdo da plataforma é organizado de maneira estruturada e ao final de cada unit é disponibilizado um teste que avalia a aprendizagem do aluno.

Caso o aluno não atinja a pontuação mínima exigida, ele precisa refazer alguns exercícios da mesma unidade para só então poder realizar uma segunda tentativa.

Para avançar de uma unit para outra, ele necessariamente precisa atingir as notas nos testes, comprovando que de fato dominou aquele conteúdo e já está pronto para avançar nos estudos.

Cada um dos níveis dentro da plataforma é chamado de Curso. Assim, temos o curso do pre-A1, A1, A1+, B1, B1+, B2, B2+, C1, C1+ e C2. Cada curso é composto por módulos e esses módulos possuem várias units.

Assim, temos a seguinte estrutura: curso > módulo > unit.

Os testes online são aplicados em cada unit, eles são chamados de Mastery tests. Ao concluir o módulo, o aluno é submetido a um outro teste, para verificar se ele de fato está apto a avançar para o próximo nível.

Todos os testes disponíveis na Plataforma Flexge estão em conformidade com o CEFR e são corrigidos automaticamente pela plataforma, facilitando a vida do professor.

Assim, ele pode focar em analisar o resultado dos testes identificando os pontos que precisa trabalhar com o aluno, em vez de desperdiçar tempo elaborando e corrigindo provas.

Banner para baixar infográficos "como usar a flexge em suas aulas"
Baixe o infográfico e descubra como é uma aula de inglês com a tecnologia Flexge!

4. Suporte ao aluno e ao professor

Nem todo mundo tem facilidade em usar recursos tecnológicos. Embora a geração atual seja nativa digital, por vezes ainda encontram dificuldades em manusear a tecnologia.

Para dar tranquilidade ao professor, a Flexge conta com uma qualificada equipe de suporte ao aluno que fica a disposição para ajudá-los com qualquer problema ou dúvida que tiverem enquanto usam a plataforma.

Do mesmo modo, contamos também com suporte ao professor, para ajudá-lo a explorar todo o potencial de ensino que a Flexge apresenta.

Isso porque sabemos que, mesmo que a tecnologia seja descomplicada, por vezes surgem dúvidas quanto à usabilidade e nem sempre tudo é 100% intuitivo. Por isso, professores que usam a Flexge contam também com o nosso suporte.

5. Aplicativo para os pais e responsáveis

Até aqui você conheceu recursos tecnológicos para aulas remotas de inglês focados nos alunos e professor. Mas não podemos deixar de fora desse processo os pais e responsáveis diante da importância da participação deles na educação dos filhos.

Pensando nisso, a Flexge desenvolveu um aplicativo exclusivo para os pais e responsáveis dos alunos que estudam na plataforma. No aplicativo, eles podem:

  • acompanhar o desenvolvimento do filho na busca pela fluência;
  • ver a quantidade de horas estudadas;
  • ouvir os áudios gravados na ferramenta de feedback assessment;
  • e mais!

Isso permite que os pais acompanhem de perto o processo de aprendizagem dos filhos, participando ativamente dessa importante empreitada educacional que é aprender um novo idioma.

Confira na imagem a seguir como é o Flexge Parents, o aplicativo desenvolvido para os pais dos nossos alunos:

Aplicativo Flexge Parents.
Aplicativo Flexge Parents.

Neste artigo você conheceu os recursos tecnológicos para aulas remotas de inglês disponibilizados pela ferramenta da Flexge. Se quiser saber mais sobre nossa solução para o ensino de inglês, acesse nosso site e faça uma demonstração!

Tags