Abordagem Comunicativa no ensino da língua inglesa: professora segurando um balão de fala.

Veja tudo sobre Abordagem Comunicativa para ensinar inglês.

7 Dicas para adotar Abordagem Comunicativa nas suas aulas de inglês

Metodologias Mar 25, 2022

A existência de diversos métodos e abordagens para o ensino de inglês permite que você escolha a melhor opção para ensinar seus alunos, dentro do contexto que suas aulas estão inseridas.

A abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa é uma das opções mais escolhidas e fortemente defendida por professores do idioma.

Você sabe o que é abordagem comunicativa e quais são as vantagens dela para o ensino de idiomas?

Continue lendo este artigo, porque aqui você vai descobrir:

Abordagem comunicativa: o que é?
Características da abordagem comunicativa
Vantagens da abordagem comunicativa para o ensino de inglês
7 dicas para aplicar a abordagem comunicativa no ensino de inglês

Abordagem comunicativa: o que é?

O aprendizado de línguas difere de outros tipos de aprendizados em virtude da sua natureza social e comunicativa. Por esse motivo, a Abordagem Comunicativa (ou Método Comunicativo) enfatiza a interação como meio de ensino e objetivo final.

Essa abordagem tem dois objetivos:

  1. tornar a competência comunicativa o objetivo do ensino de língua;
  2. desenvolver procedimentos para o ensino das quatro habilidades da língua que reconhecem a independência da linguagem e comunicação.

Para alcançar esses objetivos, é necessária a interação entre aluno e professor, bem como entre os alunos e seus colegas de turma.

Assim, a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa apresenta caráter interacionista, isto é, enfatiza o uso da interação e da troca de informações entre os indivíduos para obter melhores resultados.

Abordagem comunicativa: alunos brincando de telefone sem fio
A abordagem comunicativa enfatiza a interação entre os alunos.

Características da abordagem comunicativa

Listamos abaixo algumas das principais características da abordagem comunicativa. Confira:

  • ênfase em aprender a se comunicar por meio da interação no idioma que se almeja (língua-alvo);
  • introdução de textos e discursos autênticos (reais) para a situação de aprendizagem;
  • intensificação das próprias experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição para aprendizagem em sala de aula;
  • tentativa de ligar a aprendizagem de línguas em sala de aula com atividades de linguagem fora da sala de aula (atividades para praticar inglês);
  • possibilidade dos alunos se concentrarem, não só na linguagem, mas também no próprio processo de aprendizagem.

Vantagens da abordagem comunicativa para o ensino de inglês

A abordagem comunicativa se baseia na realidade linguística do aluno e visa um equilíbrio comunicativo entre a língua em estudo e o aprendiz. Por isso, essa abordagem exige uma postura mais crítica e autônoma tanto do aluno quanto do professor.

Para que a aprendizagem do idioma ocorra por meio dessa metodologia, o processo de ensino-aprendizagem deve ser centrado no aluno, não somente em conteúdos, mas principalmente nas técnicas usadas em sala de aula para que a comunicação efetivamente aconteça.

Nessa abordagem, busca-se compreender as quatro habilidades juntas. No entanto, uma vez necessário, há possibilidade de trabalhá-las separadamente, dependendo do objetivo do grupo e do professor.

Assim, uma das principais vantagens da abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa é que os diálogos são essencialmente usados para a comunicação e não como mero instrumento de memorização de regras.

A habilidade linguística necessária para se comunicar no idioma é desenvolvida por meio da tentativa do aluno em se comunicar na língua, e assim, mediante tentativa e erro, ele consegue assimilar a comunicação com mais facilidade e rapidez.

Além disso, a abordagem comunicativa também torna a aula mais atrativa, afinal, abre espaço para interação entre os alunos, jogos e exposição a outras culturas.

Isso tudo faz com que o aluno aprenda a língua inglesa naturalmente, sem necessidade de um estudo estritamente formal, voltado às estruturas gramaticais.

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens da abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa, confira 7 dicas para aplicar essa metodologia. Continue lendo!

7 dicas para aplicar a abordagem comunicativa no ensino de inglês

Se você gostou da abordagem comunicativa e quer aplicá-la em suas aulas, a seguir você vai conferir 7 dicas. Siga essas dicas para adotar essa metodologia sem grandes dificuldades.

1. Cuidado para não focar apenas nas estruturas linguísticas

Trabalhe com os componentes gramaticais, discursivos, funcionais, sociolinguísticos e estratégicos.

2. Fique atento à forma e função da língua

Não foque apenas em uma ou outra. Trabalhe as duas conjuntamente, envolvendo os alunos no uso direto da linguagem.

3. Foque na eficácia comunicativa dos alunos

O objetivo é levá-lo à fluência, por isso, ofereça sempre feedbacks dos erros e acertos dos alunos.

4. Ensine de forma contextualizada

Utilize o contexto real de mundo, usando a língua inglesa para falar de diversos temas.  A abordagem comunicativa é pautada em um contexto, isto é, define-se um tema para a aula e, baseado neste tema, emprega-se a gramática.

5. Estimule a autonomia e envolvimento do aluno

A autonomia e o envolvimento estratégico permitem que o aluno tenha a oportunidade de trabalhar a língua de acordo com seus pontos fortes, fracos e preferências. Deste modo, o aluno desenvolverá autonomia para continuar a aprender inglês fora de classe por conta própria.

6. Valorize e encoraje as interações

Na abordagem comunicativa, o professor deve valorizar e encorajar o desenvolvimento linguístico dos alunos e fazer com que haja interação entre os estudantes.

7. Promova a participação ativa dos estudantes

Para que a metodologia comunicativa apresente bons resultados, os estudantes devem ser participantes ativos no próprio processo de aprendizagem. Assim, é imprescindível que eles colaborem e cooperem durante as aulas.

Dica bônus: atividades da abordagem comunicativa

Para aplicar a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa, você pode se valer das seguintes atividades:

  • Dramatizações
  • Entrevistas
  • Information Gaps
  • Troca de Opiniões
  • Trabalhos em dupla
  • Aprendendizado por ensino (alunos explicam o conteúdo para colegas durante a atividade)

A abordagem comunicativa pretende tornar os alunos comunicativamente competentes. Por esse motivo, a aprendizagem linguística é tratada como um processo de comunicação que envolve muito mais do que o simples conhecimento das formas linguísticas, significados e funções.

Afinal, o aluno de inglês deve ser capaz de usar a língua adequadamente dentro de um contexto social. Para tanto, é necessário o domínio não só de competência gramatical ou linguística, mas também de habilidades sociolinguísticas, discursivas e estratégicas.

Assim, a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa demonstra ótimo potencial para o processo de aprendizagem. Experimente aplicá-lo em suas aulas e depois conte aqui nos comentários como foi a sua experiência!

Aproveite e se inscreva na nossa newsletter para receber conteúdos como este no seu e-mail.

Tags