Intercâmbio em inglês como uma oportunidade de negócio

Intercâmbio em inglês como uma oportunidade de negócio

Intercâmbio em inglês como uma oportunidade de negócio

Business Mar 1, 2023

O número de intercâmbios vem aumentando nos últimos anos e a esmagadora maioria das pessoas procuram países falantes de língua inglesa, exatamente na intenção de aprender e aprimorar o idioma.

Segundo pesquisas do Student Travel Bureau (STB) houve aumento de vendas e de embarque de brasileiros para programas de intercâmbio. De acordo com a instituição, em 2022, devido a reabertura das fronteiras, a projeção é uma elevação de 30% em relação a 2021.

Pesquisas da Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association os números de intercâmbio vêm crescendo constantemente na última década, tendo mantido uma média anual de crescimento de mais de 20% desde 2014 - houve um intervalo nas viagens durante a pandemia, mas a procura continuou crescendo logo em seguida.

Isso significa, na prática, segundo a Belta, que 365 mil brasileiros efetivamente fizeram um intercâmbio em 2019.

Os oito países mais procurados para intercâmbio são falantes de língua inglesa, somente o Canadá entre os oito pode ser considerado bilíngue e uma opção para estudo também do francês, o que significa que mais de 90% dos intercambistas viaja para aprender inglês.

Se você, professor de inglês, ainda não percebeu que isso tudo representa uma excelente oportunidade de negócios, vamos desenhar para você os principais motivos neste artigo, fica com a gente!

O aluno não quer viajar sem saber nada

O aluno quer sair do Brasil, fazer um curso de algumas semanas (média de 8 a 16 semanas) e voltar falando inglês fluente.

Se tornar fluente neste curto período de tempo não é nada impossível, desde que o aluno possua alguma base (e vontade de aprender) e é exatamente aí que entra o professor particular de inglês: formando essa base.

Também existe o fato de que o aluno está ansioso e com receio de encontrar dificuldades durante o deslocamento  - viagem de avião, ônibus ou trem - e com a adaptação à nova cultura.

Um bom professor de inglês pode ajudar muito neste momento, vamos ver abaixo algumas ideias de como ajudar este público.

Tenha um curso só para intercambistas

Tenha um curso específico para eles, tratando de situações que você sabe que ele fatalmente vai se deparar.

Usando as estratégias corretas, você pode divulgar este curso e atingir o público específico para ele.

Imagine que você está planejando fazer um intercâmbio e se depara com um curso feito exclusivamente para este público? Com certeza você vai achar muito mais interessante do que a maioria dos cursos genéricos que você encontra por aí.

O que tratar no curso?

Um dos maiores medos do intercambista é passar perrengues na viagem, então o ideal é tratar de situações que ele vai precisar resolver sozinho durante a viagem.

Vocabulários específicos de viajantes: como pedir informações no aeroporto, como pedir direções na rua, como comprar passagens de trem e ônibus, etc.

Se a pessoa já souber o país para onde vai realizar o intercâmbio é uma excelente oportunidade para explorar assuntos relativos à cultura e curiosidades do destino do aluno.

Se o aluno vai para a Inglaterra, por exemplo, você pode ensinar sobre a família real, as tradições inglesas, comidas típicas, costumes locais, os principais pontos turísticos de Londres e as principais regiões turísticas do país.

Avalie o aluno e prometa um resultado factível

Avalie o aluno, faça seu nivelamento - inclusive a aula de nivelamento pode ser oferecida sem custo - e prometa para ele algo que você sabe que pode entregar.

Por exemplo, se o aluno está saindo praticamente do zero, garanta para ele que ele vai saber como pedir informações e orientações, nem que sejam por escrito (aí já dá pra desenrolar com o google tradutor).

Se o aluno já possui um nível intermediário, garanta que ele vai conseguir entender o que precisa para chegar até o hotel ou casa onde vai se hospedar e vai conseguir manter uma conversação simples.

O intercambista vai se sentir muito feliz de saber que pode alcançar outro nível e aproveitar muito mais sua viagem caso faça algumas aulas particulares e exercite um pouco seu inglês.

Aliás, este é o seu melhor argumento de venda: um pequeno investimento em aulas particulares agora, pode garantir que ele aproveite muito mais o intercâmbio em si - que possui um valor de investimento bem mais alto!

Divulgue seu curso para o público certo

Agora que você já tem um produto diferenciado, divulgue e encontre o público que quer este produto, existem diversas estratégias modernas de marketing que podem ser utilizadas.

Lembre-se que mais de 360 mil brasileiros efetivamente viajam para fazer intercâmbio todo ano, mas a quantidade de pessoas que gostaria de fazer é infinitamente maior, até mesmo difícil de estimar e com o marketing digital é possível encontrar essas pessoas nas redes sociais.

O produto certo apresentado para o público certo é sucesso garantido!

Alcance o resultado e divulgue depoimentos

Depois de ter os primeiros alunos com bons resultados vai ser muito mais fácil conseguir mais alunos.

Mantenha contato e dê assistência a seus alunos mesmo depois que eles viajarem, depois pergunte se suas aulas realmente fizeram com que ele aproveitasse melhor a viagem.

Garanto que um aluno satisfeito é a melhor propaganda que você poderia ter. Peça para que ele faça um depoimento e divulgue. A prova social é um argumento infalível que demonstra sua capacidade e enaltece o valor de seu curso.

Utilize a ferramenta correta para ensinar

Já imaginou usar um material didático digital que facilita desde o planejamento da aula até a avaliação dos alunos?

É exatamente isso e muito mais que você vai encontrar na plataforma da Flexge, entre agora e conheça a plataforma, fazendo uma demonstração gratuita.

Com a plataforma você vai poder ensinar desde o básico até o avançado para quem quer que deseje fazer um intercâmbio, garantindo que ele aproveite muito mais toda a experiência.

Utilize estas estratégias e prepare-se para ter muitos alunos intercambistas interessados em aprender mais para poder aproveitar muito mais suas viagens.

Tags