Atividades lúdicas para o ensino de inglês.

Atividades lúdicas para o ensino de inglês.

5 ideias para ensinar inglês com atividades lúdicas

Metodologias Sep 8, 2022

O uso do lúdico na educação, principalmente na educação infantil, é uma prática de aprendizagem experiencial com muito potencial, uma vez que possibilita ao aluno, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como um processo social.

Se você dá aula de inglês para crianças, certamente já faz uso de atividades lúdicas. Mas você compreende de fato o que é lúdico? Sabe o que isso significa e por que é tão importante para a educação do público infantil?

Se você quer saber mais sobre esse assunto e aprender a aplicar o lúdico no ensino de inglês, está no lugar certo!

Neste artigo vamos aprofundar no conceito de lúdico para que você entenda o que é isso e conheça a sua importância, e também vamos dar 5 ideias para ensinar inglês de forma lúdica. Vamos lá?

O que é lúdico?
Importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento dos alunos
Como ensinar inglês de forma lúdica?
5 ideias de atividades lúdicas para ensinar inglês

Baixe grátis 4 dinâmicas prontas para suas aulas!
Baixe grátis 4 dinâmicas prontas para suas aulas!

O que é lúdico?

Os dicionários definem lúdico como um adjetivo masculino com origem no latim ludus que remete a jogos e divertimento. Assim, uma atividade lúdica é aquela que dá prazer, divertindo as pessoas envolvidas.

O conceito de lúdico compreende atividades relacionadas com jogos e com o ato de brincar, mas que podem ou não possuir a diversão como único fim. Por exemplo, uma atividade lúdica pode ter o objetivo de divertir o aluno enquanto ele aprende um conteúdo, logo, o fim da atividade é divertir e ensinar.

Por isso, conteúdos e atividades lúdicas são tão relevantes para a aprendizagem, especialmente para as crianças: é muito importante incutir nelas a noção de que aprender pode ser divertido.

Importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento dos alunos

Iniciativas lúdicas devem ser tomadas por professores e instituições de ensino pelo fato de potencializarem a criatividade, e contribuírem para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Atividades lúdicas potencializam o processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades motoras e intelectuais nos alunos, além de ajudá-los a fixar o conteúdo de forma prazerosa e envolvente, construindo sua aprendizagem de forma significativa.

Isso porque quando o aluno brinca, explora e manuseia aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos se mentais e sem se sentir coagido pelo adulto, ele começa a ter sentimentos de liberdade, tornando o processo de aprendizagem bem mais interessante.

Além disso, essas atividades também desenvolvem vários aspectos no processo de aprendizagem da criança, tais como a memorização e imaginação, fundamentais para uma aprendizagem significativa.

Estudiosos da pedagogia defendem que a brincadeira é um veículo de comunicação da criança e, portanto, incluí-la no processo de aprendizagem é de extrema importância para o desenvolvimento do aluno e para a construção do conhecimento.

Até aqui você já deve ter se convencido da importância do ensino lúdico e agora deve estar se perguntando: como aplicar isso no ensino de inglês? Continue lendo para descobrir!

Como ensinar inglês de forma lúdica?

O uso de atividades lúdicas no ensino de um segundo idioma é extremamente eficiente, não só para crianças.

A aprendizagem de uma língua estrangeira costuma ser uma atividade desafiadora para o público de qualquer idade e, muitas vezes, devido à dificuldade encontrada, torna-se algo penoso, feito a contragosto.

Por isso, fazer uso de atividades lúdicas no ensino de inglês funciona muito bem para crianças, mas também para jovens e adultos.

Todavia, para que o lúdico auxilie na construção do conhecimento, o professor deve fazer a mediação da atividade planejada e definir objetivos a fim de que a brincadeira tenha caráter pedagógico e, assim, promova a interação social e o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Aqui se aplica a mesma lógica das dinâmicas, sobre as quais você pode aprender mais lendo o artigo: “4 Ideias de Dinâmicas para Aulas de Inglês para engajar seus alunos”.

O mais importante é que você tenha em mente que, para realizar uma atividade lúdica com seus alunos de inglês, você deve:

  • definir o conteúdo da aula;
  • escolher a brincadeira ou jogo que trabalhará o conteúdo;
  • estabelecer o objetivo pedagógico da atividade;
  • planejar metas de aprendizagem;
  • planejar como fará a mensuração da aprendizagem ao final da atividade.

Com esses elementos você conseguirá implementar o lúdico nas suas aulas de inglês e divertir seus alunos enquanto eles aprendem uma nova língua. Veja agora 5 ideias de atividades lúdicas que você pode usar para ensinar inglês.

5 ideias de atividades lúdicas para ensinar inglês

As atividades lúdicas estimulam a criatividade dos alunos e também dos professores. Afinal, para elaborar uma atividade com essa natureza, o professor precisa ser criativo e identificar formas divertidas para abordar o conteúdo.

A seguir vamos listar 5 ideias de atividades lúdicas que você pode usar nas suas aulas de inglês, mas você não deve se restringir a elas. Pense fora da caixa e elabore atividades lúdicas incríveis para seus alunos!

1. Dê aula de inglês com música

As atividades com música são bastante comuns no ensino de inglês, devido ao fato de ser importante instrumento de ensino e um ótimo estímulo na língua inglesa que favorece a habilidade de compreensão e a familiarização com pronúncia e vocabulário.

Já escrevemos sobre dar aulas de inglês com música aqui no blog, confira o artigo: “5 atividades para usar músicas nas suas aulas de inglês

2. Use trechos de filmes e vídeos

Assistir a filmes e vídeos em inglês, tanto para as crianças quanto para os adultos, ajuda a expandir o vocabulário e a capacidade de compreensão do idioma.

Para tanto, é necessário dispensar as dublagens. A ideia é assimilar a língua inglesa e, para isso, é necessário um pouco de esforço.

Importante dizer que realizar tal esforço não é algo impossível para as crianças. Nesta fase, é natural gostar de desafios.

Mas é claro que, para este público, informações visuais e até mesmo o conhecimento prévio da história ajudam na apreensão do significado das palavras por meio do contexto, tal como acontece quando os bebês adquirem sua língua materna.

Uma sugestão para ajudar nessa contextualização é assistir ao vídeo ou filme uma vez antes em português.

Também já escrevemos sobre dar aula de inglês com filmes aqui no blog. Clique aqui e leia o artigo 6 filmes para colocar nas suas aulas de inglês.

3. Aposte em jogos digitais

Jogos são atividades lúdicas com as quais os alunos da nova geração possuem mais familiaridade.

Antes mesmo de serem alfabetizadas, as crianças aprendem a jogar em tablets e smartphones. Devido a isso, usar jogos para ensinar inglês é uma excelente estratégia pedagógica.

Mesmo porque, o auxílio da tecnologia para o aprendizado é muito significativo e ainda deixa a atividade mais leve e atraente para o aluno.

É preciso lembrar que a fluência depende, também, da prática — e os métodos interativos estão entre os que entregam melhores resultados devido ao alto engajamento provocado.

4. Conte histórias

professora contando história para os alunos
Histórias são divertidas e engajadoras!

A contação de histórias é uma atividade envolvente para o público infantil, mas também apresenta bons resultados no engajamento de jovens e adultos.

O fato é que todas as pessoas adoram uma boa história! Contar uma história em inglês para seus alunos é uma atividade que, além de proporcionar o aprendizado, aproxima alunos e professor, o que também contribui para o processo de ensino-aprendizagem.

Escolha uma história clássica e conte para seus alunos em inglês para ver se eles reconhecerão qual história é. Ou invente uma nova história!

Você pode trabalhar as histórias com diferentes abordagens. Seja criativo!

5. Cozinhe com seus alunos

Ou faça qualquer outra atividade cotidiana apresentando os elementos em inglês.

Em uma aula “na cozinha” você pode ensinar seus alunos a preparar receitas enquanto aprendem mais sobre o idioma. Essa é uma atividade que pode ter o objetivo de ensinar os nomes dos ingredientes em inglês, objetos e instrumentos que existem na cozinha, tempo verbal e por aí vai.

Neste artigo você viu como ensinar inglês de forma lúdica e conferiu 5 ideias de atividades. Você tem alguma ideia de atividade lúdica para compartilhar com seus colegas? Comenta aqui neste post! Compartilhe suas experiências e ajude outros professores de inglês!

Tags