5 atividades para usar músicas nas suas aulas de inglês

Quer tornar suas aulas ainda mais dinâmicas e interessantes para seus alunos? Trabalhar com música é uma excelente escolha. Veja como fazer isso!

5 atividades para usar músicas nas suas aulas de inglês

Muitos professores de inglês desejam dar aulas inesquecíveis. Se você também tem essa vontade, certamente já buscou por ideias para tornar suas aulas ainda mais dinâmicas e interessantes para os seus alunos.

Para alcançar esse objetivo, utilizar músicas nas suas aulas de inglês pode ser uma excelente aposta. Vamos contar o por quê!

Neste artigo você vai conferir:

Por que usar música para ensinar inglês?

1. Desenvolve as habilidades linguísticas
2. Torna a aprendizagem mais leve
3. Desperta o interesse dos alunos

Como trabalhar com música em inglês na sala de aula?

1. What’s the song?
2. What´s the mistake?
3. Drawing the scene
4. Get the learner attention
5. Lyric Grab

Por que usar música para ensinar inglês?

Além de tornar suas aulas mais dinâmicas, existem várias outras vantagens em utilizar música para ensinar inglês. Vamos juntos conhecer algumas.

1. Desenvolve as habilidades linguísticas

Usar músicas nas suas aulas de inglês é muito útil para ajudar os alunos a aprimorarem habilidades linguísticas (escrita, escuta, leitura e fala) e o vocabulário, pois a música permite que eles memorizem mais rapidamente os termos no novo idioma, aperfeiçoem a pronúncia, desenvolvam a compreensão auditiva e ampliem seus conhecimentos acerca de novas culturas, aliando o aprendizado ao prazer.

2. Torna a aprendizagem mais leve

Dar aula de inglês com música é uma excelente opção para se aproximar dos seus alunos. Isso porque a música contribui para deixar o ambiente muito mais leve, criativo, dinâmico e, assim, favorável ao aprendizado. Você também não acha que é muito mais fácil aprender enquanto se diverte?

3. Desperta o interesse dos alunos

Além disso, a música também influencia nosso humor e emoções. Deste modo, trabalhar músicas em suas aulas de inglês vai estimular o interesse dos alunos e isso faz com que eles memorizem com maior facilidade e naturalidade o conteúdo ensinado.

Se as vantagens elencadas até aqui não te convenceram a dar aula de inglês com música, preparamos mais alguns benefícios dessa prática:

  • ajuda na memorização de vocabulário a longo prazo, uma vez que as letras das músicas tendem a “ficar na cabeça”;
  • torna o som e a cadência da língua inglesa familiar para o aluno;
  • ao usar linguagem cotidiana e coloquial aproxima os alunos o inglês real, falado no dia a dia;
  • amplia os horizontes dos alunos, transmitindo elementos culturais;
  • possibilita inúmeros tipos de atividades, que podem ser aplicadas a estudantes de todos os níveis de conhecimento;
  • encoraja o aluno a aprender e praticar inglês fora da sala de aula, através de músicas.

Agora deu para entender porque dar aula de inglês com música é uma ótima ideia? Espero que sim. Se você ficou interessado e quer introduzir músicas nas suas aulas de inglês, continue lendo que vamos explicar a você como fazer isso.

Como trabalhar com música em inglês na sala de aula?

Ok, você está convencido de que vai dar aula de inglês com música e agora está preparando a sua aula. Provavelmente você deve estar se perguntando como usar música nas aulas de inglês, afinal, as possibilidades são infinitas.

Não se preocupe! Nós vamos ajudar você com 5 ideias de atividades para usar músicas nas suas aulas de inglês. Confira!

1. What’s the song?

Distribua trechos de letras de algumas músicas para os alunos. Após distribuir, comece a tocar as músicas e peça que os alunos identifiquem nos trechos qual é a música, ordenando conforme você for executando-as.

2. What´s the mistake?

Escolha uma música que seja do interesse dos seus alunos (levando em conta, especialmente, a faixa etária) e altere algumas palavras e trechos na letra. Toque a música e peça que os alunos encontrem possíveis palavras, expressões ou frases que não fazem parte da música.

3. Drawing the scene

A música desperta nossas emoções e imaginação. Essa atividade tem o objetivo de estimular os alunos a expressarem os sentimentos evocados pela música por meio do desenho. Peça para que eles desenhem o trecho da música que eles entenderam e mais gostaram.

4. Get the learner attention

Essa atividade consiste em aumentar e diminuir o volume da música em determinados momentos para exercitar o foco e atenção do aluno na escuta da música.

Você pode deixar a música tocando e aumentá-la nos momentos em que o aluno deve prestar mais atenção para entender o vocabulário, por exemplo. Após fazer isso, você pode fazer perguntas com base na letra da música para ver se os alunos conseguiram de fato compreendê-la.

5. Lyric Grab

Escolha algumas palavras da letra da música e passe aos seus alunos. Depois, reproduza a música e peça que os estudantes as encontrem ao longo da escuta, indicando oralmente quando as identificarem.

Se você não achou nenhuma dessas atividades interessantes, temos mais algumas opções para sua aula de inglês com música. Você também pode:

  • Solicitar que os alunos criem uma história (pode até ser uma história em quadrinhos) com base na letra da música;
  • Pedir que os alunos transformem a letra da canção em outro gênero textual, como um e-mail ou carta;
  • Embaralhar as palavras do título ou de uma frase e pedir para que os alunos coloquem na ordem correta;
  • Discutir temas tratados na letra da música, como término de relacionamento ou diferenças sociais, por exemplo;
  • Fazer um karaokê e transformar a sua aula de conversação em inglês um grande evento!

Essas foram nossas ideias de atividades para trabalhar músicas nas suas aulas de inglês. Se esse artigo ajudou você ou se tem alguma sugestão de atividade diferente, comenta neste post para tornar esse conteúdo ainda mais útil para os professores de inglês de plantão!

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos do Blog no seu e-mail.