4 Ideias de Dinâmicas para Aulas de Inglês para engajar seus alunos

Ideias de Dinâmicas para Aulas de Inglês para engajar seus alunos

4 Ideias de Dinâmicas para Aulas de Inglês para engajar seus alunos

Metodologias Feb 16, 2022

Muitos professores adotam dinâmicas para aulas de inglês a fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem do idioma mais interessante e engajador para o aluno.

Essa prática é muito relevante, afinal, em um mundo tecnológico onde tudo é muito atraente e a atenção é um recurso escasso, o professor deve se adaptar e buscar meios (tecnológicos ou não) para melhorar a experiência do aluno.

Baixe grátis 4 dinâmicas prontas para suas aulas de inglês!
Baixe grátis 4 dinâmicas prontas para suas aulas de inglês!

Por esse motivo, alguns professores de inglês utilizam dinâmicas em suas aulas como recurso de barganha com os alunos.

Por exemplo, o professor passa as atividades do dia e já avisa que, caso os alunos terminem em tempo (e com qualidade), os minutos finais da aula serão destinados a um game. Dessa forma, você engaja os alunos durante a aula e promove um momento de descontração com a turma no final.

Outros professores utilizam essas dinâmicas como um reforço à sua explicação. Após explicar o conteúdo aos alunos, além das atividades tradicionais, o professor utiliza uma dinâmica para trabalhar os conceitos relacionados ao tema da aula e assim, ajudar na assimilação do que foi visto.

A dinâmica também pode ser o principal elemento da aula. Pode-se, através dela, explicar o conteúdo aos alunos e ajudá-los a compreender e internalizar o mesmo por meio dessas atividades, valendo-se das técnicas de aprendizagem ativa para tanto.

Com o apoio da tecnologia, o professor pode aproveitar essas dinâmicas para levantar dados sobre o processo de aprendizagem dos alunos, identificando as afinidades e as dificuldades de cada um.

Isso porque, em jogos online, por exemplo, os alunos deixam rastros como número de erros e acertos sobre cada tópico do conteúdo, o que permite que o professor trabalhe com menos impressões e mais fatos, agindo de maneira assertiva e direcionando suas aulas.

Além disso, também é possível utilizar técnicas de gamificação para atribuição de notas, e não apenas como um recurso de reforço ou descontração.

Seja em aulas presenciais ou online, a adoção de dinâmicas para ensinar inglês é sempre uma boa escolha. Mas cuidado: algumas precauções devem ser tomadas, como você verá a seguir.

Continue lendo para saber como adotar dinâmicas para aulas de inglês e confira 4 ideias de dinâmicas que você pode utilizar em suas aulas. Boa leitura!

Como adotar dinâmicas para aulas de inglês
4 ideias de dinâmicas para aulas de inglês
Dinâmicas com jogos
Dinâmicas com música
Dinâmicas com palavras
Dinâmicas com vídeos

Como adotar dinâmicas para aulas de inglês

Alunos sentados em grupo realizando dinâmica em aula de inglês.
Confira os cuidados para considerar na adoção de dinâmicas em suas aulas de inglês.

Como professor, você deve tomar alguns cuidados ao adotar dinâmicas nas suas aulas de inglês.

Ainda que sua proposta seja descontrair os alunos ou barganhar a intenção deles, é indispensável que a dinâmica tenha intencionalidade, isto é, um objetivo por trás da sua execução.

Uma atividade feita por fazer pouco (ou nada) contribui para o processo de aprendizagem, e isso não é o que você quer, certo?

Assim, ao adotar dinâmicas em suas aulas de inglês, você precisa buscar uma atividade que tenha alguma relação com o conteúdo da aula.

Por exemplo, se você vai trabalhar com música depois de uma aula sobre present perfect, procure uma que tenha bastante verbos no present perfect e peça que os alunos os identifiquem enquanto escutam.

Procure dinâmicas temáticas que tenham alguma relação com o momento dos seus alunos. Se eles estão aprendendo vocabulários sobre animais, você pode trazer um jogo da memória para que eles relacionem os nomes às imagens.

Ou se estão aprendendo sobre esportes, traga um documentário que trata sobre diferentes modalidades esportivas e proponha uma dinâmica em que cada aluno vai contar aos demais colegas qual é seu esporte favorito e por quê.

As possibilidades são infinitas! Você pode ser criativo e deve sempre se lembrar da intencionalidade. Com isso, suas aulas ficarão muito mais dinâmicas e seus alunos vão adorar!

4 ideias de dinâmicas para aulas de inglês

Está atrás de ideias para aulas de inglês mais dinâmicas? Então você está no lugar certo.

Agora que você já sabe dos cuidados que deve tomar ao escolher uma dinâmica para sua aula, confira 4 ideias de dinâmicas para aulas de inglês que você pode adotar para divertir e engajar seus alunos. Vamos lá?

Dinâmicas com jogos

Dinâmica de inglês: aluno jogando em um tablet.
Os jogos são excelentes aliados ao ensino!

Que os recursos digitais são ótimos aliados do ensino, isso você já sabe. Mas sabia que para utilizar as técnicas de gamificação você não precisa necessariamente contar com apoio tecnológico?

Você pode criar jogos com elementos físicos, ou, simplesmente não utilizar nenhum outro recurso além de um conjunto de regras e a sua criatividade.

Crie jogos temáticos, de acordo com seu material de apoio utilizado na aula e utilize o que estiver ao seu alcance. Algumas ideias de jogos que você pode fazer com seus alunos sem precisar de pouco ou nenhum suporte/equipamento:

  • telefone sem fio;
  • imagem e ação;
  • mímica;
  • charadas;
  • stop (ou adedanha).

Lembre-se de vincular o tema do jogo ao conteúdo da aula para que a dinâmica contribua para o processo de aprendizagem dos alunos.

Agora, se você possui um laboratório de informática ou seus alunos podem levar equipamentos tecnológicos para a aula, aproveite esses recursos para trabalhar com jogos online.

Uma vantagem disso é poder tirar métricas sobre o desempenho dos seus alunos, identificando os pontos que precisa aprofundar nas aulas.

Você pode, para isso, utilizar ferramentas online para criação desses jogos, utilizar jogos já existentes ou ainda, contar com um material didático digital com experiência gamificada que gera os relatórios de performance para você. As opções são muitas!

Dinâmicas com música

Hoje existe uma vastidão de aplicativos com todas as finalidades que você conseguir imaginar. Entre eles, existem alguns que você pode utilizar para trabalhar com letras de músicas em suas aulas.

Você pode criar dinâmicas para suas aulas de inglês utilizando música de diversas formas, como por exemplo, imprimindo a letra e dando uma cópia para seus alunos acompanharem a execução do áudio.

Então você utiliza esse momento para pedir que eles identifiquem os termos que foram estudados na aula, que marquem as palavras que não conhecem, que encontrem o erro na folha que você deu comparando a letra da música e assim por diante.

As dinâmicas com músicas são geralmente bem aceitas pelos alunos, mas tome o cuidado de escolher uma música que a maioria conheça. Dessa forma, os alunos ficarão mais interessados na atividade proposta.

Dinâmicas com palavras

Caça-palavras é uma das atividades lúdicas mais comuns no ensino. Quando estiver trabalhando novos vocabulários com seus alunos, essa dinâmica é uma ótima escolha!

Além de ser possível realizá-la de várias maneiras (física ou digital), você também pode contar com diferentes níveis de dificuldade, estimulando seus alunos a irem de um nível mais fácil ao mais difícil, desafiando-os de forma saudável.

Outras dinâmicas com palavras que você pode utilizar nas suas aulas de inglês são:

  • palavras-cruzadas;
  • jogo da forca (racha cuca);
  • scrabble.

Lembre-se de realizar dinâmicas com intencionalidade: o assunto da aula deve ser o tema dos jogos e atividades para contribuir para o processo de aprendizagem do aluno.

Dinâmicas para aulas de inglês: professora e aluno montando com pecinhas.
Continue lendo para ter mais ideias de dinâmicas para suas aulas de inglês!

Dinâmicas com vídeos

Existem várias formas de trabalhar com vídeos de filmes e elas vão depender muito do tempo da aula que você está disposto a dedicar a ela.

Em uma dinâmica mais rápida, você pode passar um vídeo (trecho de um documentário, filme ou série) e propor uma atividade como:

  • debate sobre o assunto;
  • encontrar um conteúdo específico no vídeo (presente na fala de um personagem, por exemplo);
  • dramatização de um diálogo do vídeo pelos alunos;
  • quiz.

Use e abuse da sua criatividade para propor dinâmicas em suas aulas e lembre-se: a intencionalidade é fundamental para a validade da dinâmica no processo de aprendizagem.

Neste artigo você conferiu 4 ideias de dinâmicas para aulas de inglês. Para ter mais ideias e inspirações, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

Tags