Filmes para aulas de inglês: confira 6 dicas

Filmes para aulas de inglês: confira 6 dicas

6 filmes para colocar nas suas aulas de inglês

Metodologias Aug 5, 2022

Ensinar inglês é uma missão desafiadora, onde o professor busca mostrar um novo mundo para os seus alunos, ao desbravarem um novo idioma. No entanto, os desafios vão muito além da língua, já que o aspecto pedagógico pode influenciar diretamente no desenvolvimento dos estudantes.

É fato que todo teacher está buscando novos métodos para os encontros com os alunos, inclusive utilizando filmes nas aulas de inglês. Mas como fazer isso de uma forma eficiente e realmente assertiva?

Se você já é professor de inglês, ou está buscando se tornar um, é importante que se mantenha atento à transformação do comportamento dos alunos ao longo do tempo. Note que os métodos de ensino vão se atualizando de acordo com cada nova geração que está surgindo.

Há algum tempo, as metodologias mais “tradicionais” funcionavam bem, onde livros e cadernos eram o material suficiente para o ensino de inglês. Hoje, com um mundo globalizado, ficar somente com papel e caneta pode colocar em xeque o engajamento dos seus alunos durante as aulas.

Com o objetivo de diversificar os formatos de aula e manter o engajamento, a utilização dos filmes nas aulas de inglês começou a ser cada vez mais comum. Contudo, é preciso saber a forma de inseri-los no seu planejamento de aula, assim como o filme a ser utilizado durante as lições.

Por isso, nesse artigo, você verá:

Se seu desafio é tornar as suas aulas mais interessantes, manter o engajamento dos alunos e fazer com que a indústria cinematográfica seja útil para o desenvolvimento do inglês, continue a leitura e vá pensando no sabor da pipoca. Vamos lá?

Como inserir filmes nas aulas de inglês?

Antes de partirmos para a nossa lista de filmes (que está fantástica, por sinal), eu resolvi trazer um guia breve para você não errar na hora de utilizar as obras das telonas nas suas aulas.

Para que o aprendizado seja realmente efetivo, você deverá fazer um checklist com os pré-requisitos para acrescentar o filme às suas aulas de inglês. Vamos a ele:

  • áudio original em inglês;
  • legendas somente em inglês (ou sem legendas, a depender do nível de listening dos seus alunos);
  • diálogos compreensíveis para o nível de inglês dos alunos.

O áudio original em inglês é fundamental para que o contato com o idioma seja constante e melhore, cada vez mais, a capacidade de entendimento auditivo dos alunos. Mesmo com legendas, é importante que haja uma associação entre o que está sendo lido e o que está sendo ouvido.

Por falar em legenda, elas poderão ser habilitadas para trabalhar filmes nas aulas de inglês para alunos com a habilidade de escuta menos desenvolvida. No entanto, é fundamental que ela esteja em inglês, para manter o exercício de aprendizado e tirar o aluno da zona de conforto.

Por fim, é importante que você tenha a compreensão sobre a complexidade dos diálogos do longa-metragem, já que falas muito técnicas e complexas podem acabar dificultando o processo de ambientação do aluno com o idioma e atrapalhando o progresso.

6 filmes para tornar as suas aulas de inglês mais divertidas

Para construir a lista, buscamos diversificar os gêneros, o público-alvo e, até mesmo, o país de produção dos filmes. Isso porque é interessante que se mantenha um contato com diferentes sotaques, níveis de diálogo e, até mesmo, temáticas distintas.

Extraordinário / Wonder

Começamos a lista com uma produção incrível do cinema norte-americano, tendo grandes estrelas do cinema, como Owen Wilson e Julia Roberts protagonizando a trama. O filme foi lançado em 2017 e traz um enredo de fácil compreensão, assim como diálogos prioritariamente simples de serem entendidos.

Vale ressaltar que, normalmente, produções voltadas para o público infantil, ou com protagonistas mirins, costumam ter diálogos simplificados. Isso pode facilitar consideravelmente o listening dos seus alunos.

Meninas malvadas / Mean Girls

Voltamos alguns anos no tempo e chegamos a um verdadeiro clássico adolescente. A trama, lançada em 2004 e protagonizada por Lindsay Lohan, está marcada na memória de uma geração. Por sinal, não podemos deixar de dar créditos para Regina George, uma vilã icônica interpretada por Rachel McAdams.

Contando a história da adolescente Cady Heron (Lindsay Lohan), o filme traz diálogos atuais e de fácil entendimento. Além disso, o enredo do clássico certamente prenderá a atenção dos seus alunos e tornará a sua aula bem mais divertida.

O Tigre Branco / The White Tiger

Atravessamos o planeta para conferir uma grande obra indiana, que pode diversificar um pouco o conhecimento cultural dos seus alunos. O Tigre Branco conta a história de um motorista local chamado Balram Halwai e certamente cativará os seus alunos com o enredo.

Neste longa, o destaque vai para o sotaque indiano na pronúncia do inglês. A compreensão do áudio pode ser um pouco mais desafiadora e pode aguçar os ouvidos dos seus alunos. Além disso, a produção é de 2021, o que traz um toque de atualidade e contemporaneidade para o aprendizado.

Divertida Mente / Inside Out

Voltamos para as produções voltadas ao público infantil. Divertida Mente é uma animação da Pixar que conta a história de Riley e os sentimentos que trabalham dentro da sua cabeça. O longa, de 2015, possui uma história emocionante e merece a inclusão no seu plano de aula de inglês.

Com diálogos simples e de fácil compreensão, acompanhar a história de Riley no idioma original será uma tarefa muito interessante para os seus alunos.

A Rede Social / The Social Network

Quem não quer conhecer a história de uma das maiores redes sociais do mundo? Coloque o filme na sua lista para as aulas de inglês, pois chegou a hora de assistir à história de como Mark Zuckerberg se tornou o mais jovem bilionário do mundo. Contudo, totalmente em inglês.

Tendo como enredo um tema tão relevante, o filme contém diálogos que são compreensíveis para estudantes de nível intermediário e possui uma trama que cativa qualquer estudante. Conhecendo a história ou não, ele será uma ótima pedida para as suas aulas.

Quatro Vidas de um Cachorro / A Dog’s Purpose

Que tal colocar um pouco de emoção nas suas aulas de inglês? O filme Quatro Vidas de um Cachorro conta a história de Buddy, um cão que passa por diversas encarnações com a esperança de encontrar o seu primeiro dono, Ethan.

Com um lencinho na mão e um delicioso balde de pipoca, seus alunos exercitarão a escuta da língua inglesa com diálogos de fácil compreensão e o desenvolvimento de uma linda história que comove qualquer um.

Agora que você já tem uma lista diversificada de filmes para incluir no planejamento das suas aulas de inglês, que tal entender como acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos e ter a certeza que os longas estão sendo úteis?

Como acompanhar a efetividade dos filmes no progresso dos seus alunos

Existem muitas formas de acompanhar o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao aprendizado da língua inglesa quando você utiliza filmes com os seus alunos. O mais importante é que você realmente faça esse acompanhamento e consiga perceber a evolução em cada um deles.

Durante a sessão de cinema, você pode orientar os alunos a anotarem palavras e diálogos que não foram totalmente compreendidos. Desta forma, poderá voltar às cenas em questão e esclarecer todas as dúvidas.

Outro exercício interessante é separar diálogos chave do filme para fazer uma análise posterior. Procure gírias e expressões que não são comumente utilizadas durante as aulas para expandir o vocabulário dos seus alunos.

Por fim, procure demonstrar a importância que existe na criação do hábito de ter contato com a língua inglesa em músicas, filmes e séries, com o objetivo de ampliar a compreensão do idioma. Manter a escuta ativa para as produções audiovisuais é um caminho interessante rumo à fluência.

E aí, vamos colocar um pouco de Hollywood nas aulas de inglês? Insira esse recurso no seu planejamento de aulas e, depois, volta aqui para me contar como foi a sua experiência.

Caso você já tenha feito isso com seus alunos, deixe nos comentários se as produções foram úteis no desenvolvimento dos alunos. Eu adoraria conversar mais um pouco com você sobre isso!

Tags