Professora e aluno em frente a um quadro branco, enquanto uma aluna, sentada, levanta a mão

Conheça diferentes maneiras de dar uma aula de inglês divertida

Como dar aulas de inglês divertidas para todas as idades

Metodologias Sep 2, 2022

Dar aula de inglês é um desafio que vai além de simplesmente transmitir o seu conhecimento sobre o idioma. Além disso, você sempre terá o desafio de tornar as suas aulas atraentes para os alunos, de forma que os estimule a querer aprender cada vez mais.

Para isso, é natural que você busque formas de tornar a sua aula de inglês mais divertida, saindo do convencional. Mas como, exatamente, transformar as suas aulas e fazer com que a experiência dos alunos seja única?

Neste artigo, eu trouxe algumas ideias para você aplicar com alunos de diferentes idades e níveis de inglês, que os estimularão a desenvolver as 4 habilidades linguísticas. Siga a leitura e aproveite! Aqui, você verá:

Como dar aulas divertidas de inglês para crianças

Como dar aulas de inglês divertidas para adolescentes e adultos

Como dar aulas divertidas de inglês para crianças

Em um mundo digitalizado, com o acesso à tecnologia cada vez mais precoce, captar a atenção das crianças se tornou um desafio ainda maior. Sabendo disso, dar aulas de inglês divertidas sem celulares e tablets ao alcance pode parecer ainda mais difícil.

No entanto, com um pouco de criatividade, você pode fazer com que os seus pequenos alunos se divirtam e aprendam ao mesmo tempo. Confira!

Contação de histórias

O ser humano, em geral, é atraído facilmente por histórias. Com as crianças não é diferente, já que jogos, desenhos animados, filmes e quase todo tipo de entretenimento infantil é baseado nessa construção de narrativas.

Para as suas aulas, você precisará construir pequenos roteiros, que trabalhem um determinado tema e façam o aluno se interessar pelos próximos acontecimentos.

Por exemplo: caso o tema da aula seja animais, que tal construir uma história que envolva os animais da selva, com diálogos que abordem as suas características físicas, a sua alimentação e o seu habitat natural?

É muito provável que os seus alunos se sintam mais motivados a conhecer a história de um leão que se chama Juca e gosta de brincar nas árvores, não é?

Utilizando recursos visuais

A segunda ideia para aulas de inglês divertidas para crianças também se baseia em um dos principais artifícios explorados pelos aplicativos e canais de conteúdo mais populares entre o público kid: os recursos visuais.

Desenhos, animações e outros artifícios visuais costumam chamar a atenção, principalmente quando carregam cores vibrantes, que exploram o conceito lúdico do entretenimento.

Dentro da sua aula, torne visual cada um dos ensinamentos. Fica mais fácil compreender um diálogo quando é possível visualizar as pessoas conversando, ou até mesmo um desenho que represente tal conversa.

Como dar aulas de inglês divertidas para adolescentes e adultos

Enquanto o desafio de dar aulas de inglês divertidas para as crianças é a manutenção da atenção dos pequenos, principalmente por conta da sua energia, no caso dos mais velhos a dificuldade está na coexistência de muitos fatores que demandam o interesse a dedicação do aluno.

Enquanto a sua aula está acontecendo, novos stories são publicados no Instagram, coisas acontecem no trabalho, em casa, na escola dos filhos… enfim, são diversos os fatores que podem tirar o foco.

Por isso, tornar a aula de inglês divertida também pode ser uma opção para o público mais velho. Mas como fazer isso?

Utilizando músicas

Novamente, os recursos audiovisuais entram em ação, e esse será o nosso principal pilar que embasará as tentativas de deixar a sua aula mais interessante. Todo mundo gosta de algum estilo musical, e você pode usar isso a seu favor.

Se as suas aulas são individuais, conheça um pouco mais sobre cada um dos seus alunos, pois o estilo que ele mais gosta chamará mais a atenção e o trará para mais perto de você.

Já nas aulas em grupo, busque encontrar um fator comum entre os alunos, ou a maioria deles. Sabendo disso, você já terá metade do trabalho, mas ainda precisará entender como as músicas contribuirão efetivamente no aprendizado.

Algumas ideias são:

  • Captar o contexto das músicas para construir debates (como a música Sunday Bloody Sunday, do U2);
  • Utilizar formas diferentes de aplicação da linguagem para ampliar o vocabulário;
  • Separar os versos para compreender temas como tempos verbais, verbos irregulares, entre outros.

Construindo uma relação entre a aula e a realidade dos alunos

É muito mais fácil materializar a linguagem quando tratamos de situações em que o estudante está inserido rotineiramente. Isso fará com que a utilização do aprendizado se torne real e, naturalmente, a aula de inglês se torne mais divertida.

Desafios diários, sonhos e objetivos, ou até mesmo situações fictícias envolvendo pessoas reais podem ser artifícios interessantes para que a sua aula se torne mais atrativa.

Trazendo para a prática, é como se um professor de inglês, que mora em São Paulo, preferisse construir um diálogo que acontece na estação de metrô em vez de uma conversa entre jovens na Disney.

Para o aluno, a situação está mais próxima da realidade e pode ser visualizada facilmente. Isso fará com que a fixação do idioma seja facilitada e a atenção seja captada com menos esforço.

Aula de inglês e cultura pop tem tudo a ver

Imagine um cenário onde você possui alunos de 20 a 25 anos. Seria mais fácil trabalhar diálogos informais com exemplos criados pelo próprio professor ou com cenas de séries como Friends e How I Met Your Mother?

Séries, filmes, jogos e outros elementos da cultura pop farão com que os alunos compreendam facilmente os ensinamentos e possam visualizá-los em diálogos reais, mesmo que de situações fictícias.

Não tenha medo de utilizar aquilo que os seus alunos mais gostam e consomem. O mais importante, aqui, é construir uma conexão que realmente capte a atenção e faça com que os seus pupilos tenham ainda mais vontade de estar em cada uma das suas aulas.

Papel das dinâmicas no ensino de inglês divertido

Quando se fala em aula de inglês divertida, é natural que as dinâmicas venham à sua cabeça, já que elas são um dos principais artifícios para sair do convencional e explorar diferentes habilidades dos seus alunos.

Nós já temos um conteúdo especificamente sobre as dinâmicas aqui no blog e eu recomendo muito que você confira, porque são muitas ideias que podem contribuir para o seu planejamento de aula.

O caminho é um detalhe, o importante é o resultado!

Independente do recurso escolhido, o mais importante é que você o utilize e faça uma avaliação fria sobre os reais impactos no aprendizado e no engajamento dos seus alunos.

Seja utilizando algum recurso tecnológico ou papel e caneta, é fundamental que, ao mesmo tempo que a sua aula de inglês seja divertida, ela contribua para o aprendizado dos alunos e os faça querer ainda mais.

Você costuma utilizar algum outro recurso para deixar a sua aula de inglês mais divertida? Deixe nos comentários e conte um pouco mais sobre a sua experiência.

Tags