Como preparar aula de inglês: 6 dicas. Professora com um caderno escrevendo.

Como preparar aula de inglês: 6 dicas

6 dicas simples para preparar as melhores aulas de inglês

Metodologias Jul 25, 2022

Muitas vezes, a grande diferença entre uma aula excelente e uma aula “ok” está principalmente relacionada ao planejamento. O mesmo professor, com o mesmo conhecimento e as mesmas ferramentas é capaz de dar aulas muito mais incríveis quando as planeja de forma adequada.

Até por isso, o preparo das aulas faz parte da rotina do professor, por mais experiente que seja. Com os professores de inglês, sejam de escola, centro de idiomas ou particulares não é diferente: o preparo das aulas de inglês está presente no cotidiano.

Pesquisar sobre dinâmicas diferentes, metodologias de ensino e estruturar um bom plano de aula são elementos que tornam a sua aula de inglês muito mais eficiente, fazendo com que o aluno engaje cada vez mais e aprenda mais rápido.

Se você quer saber como preparar uma aula de inglês que seja eficiente e dinâmica, continue com a gente, pois neste artigo você vai conferir:

O que os alunos esperam de uma aula de inglês?
Como preparar uma aula de inglês eficiente: 6 dicas
1. Comece pela parte pedagógica
2. Intercale explicação e atividades
3. Trabalhe com todas as habilidades linguísticas
4. Pense em formas de engajar o aluno fora da aula
5. Traga temas relevantes para a aula
6. Personalize o ensino

O que os alunos esperam de uma aula de inglês?

Talvez você não saiba, mas seus alunos esperam que suas aulas sejam dinâmicas. Independentemente da faixa etária do seu público de ensino, tratando-se da aprendizagem de um novo idioma, as pessoas esperam maior dinamismo na aula.

Afinal, a comunicação é uma das coisas mais dinâmicas que conhecemos e uma aula de língua não pode ser o oposto disso. Mas veja, por aula dinâmica não deve-se entender somente como a realização de atividades diferentes, em grupo e lúdicas.

Aqui o dinamismo vai além: o professor deve se preocupar em acompanhar as mudanças sociais, que trazem a cada dia uma nova mídia, um novo fato, um novo costume e trazê-los para suas aulas.

Outra coisa que os alunos esperam de uma aula de inglês é que nela recebam o estímulo que necessitam para aprender. O maior desafio do professor, neste sentido, é encontrar a dose certa para isso.

Tal como um elástico rompido por ser muito esticado ou frouxo não apresentando a tensão necessária para cumprir seu objetivo, o professor deve encontrar a medida certa de estimular o aluno a aprender inglês.

Muito estímulo acompanhado de cobranças exageradas por parte do professor podem fazer o aluno desanimar das aulas, do mesmo modo que a falta desse estímulo pode levar ao desinteresse pelas atividades, também ocasionando o desânimo.

Além disso, outras coisas costumam ser esperadas pelos alunos e você deve pensar nelas na hora de preparar sua aula de inglês. Aqui estão alguns exemplos:

  • os alunos esperam falar inglês, ou seja, praticar a habilidade de speaking durante a aula e em mais de um momento ou atividade;
  • ter contato com novos vocabulários, expandindo seu arsenal de palavras na nova língua a cada aula;
  • aprender um conteúdo novo ou reforçar algum conteúdo já estudado;
  • ouvir o professor falando inglês, tendo a pronúncia dele como um exemplo a ser alcançado;
  • interagir com os colegas durante as atividades, trocando conhecimentos sobre a nova língua;
  • ter contato com recursos audiovisuais para ver ou ouvir algo no idioma.

Agora que você já tem uma ideia melhor do que seus alunos esperam das suas aulas, confira como preparar uma aula de inglês eficiente. Continue lendo!

Como preparar uma aula de inglês eficiente: 6 dicas

O preparo de uma aula de inglês é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem. Quanto mais assertivo o professor consegue ser durante as aulas, mais o aluno desenvolve as habilidades e evolui rumo à fluência na língua inglesa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas simples que vão ajudar você a preparar aulas mais eficientes de inglês. Vamos lá?

1. Comece pela parte pedagógica

O preparo da aula deve iniciar pela análise da metodologia e dos recursos pedagógicos que serão utilizados. Ao montar um plano de aula, você precisa definir como será transmitido o conteúdo para o aluno.

Para isso, você precisa considerar:

  • a faixa etária do público-alvo;
  • o nível de inglês do aluno ou turma (se a turma é multinível, por exemplo);
  • o formato da aula (presencial ou online);
  • os recursos tecnológicos à disposição;
  • o material didático a ser utilizado;
  • e outras variáveis que você conseguir mapear.

Uma vez que você tenha mapeado todo o contexto da aula, você será capaz de avaliar quais metodologias podem ser aplicadas, quando e como.

Alguns exemplos de metodologias muito utilizadas por professores de inglês são a flipped classroom (sala de aula invertida) e a rotação por estações, ambas são metodologias ativas de aprendizagem. Vale a pena saber mais sobre elas!

Após definir qual será a metodologia empregada na aula e os recursos pedagógicos de apoio (livro didático, ferramentas, etc.), você será capaz de planejar as atividades. E é neste ponto que muitos professores pecam. Continue lendo para entender o porquê.

2. Intercale explicação e atividades

No modelo tradicional de ensino, era comum que os professores explicassem toda a matéria no primeiro momento, ocupando mais da metade do tempo de aula e, do meio para o fim, passasse as atividades referentes ao conteúdo aprendido.

Esse modelo era pouco eficiente e, por isso, está caindo em desuso. Hoje, os alunos já não conseguem manter a atenção em uma aula totalmente expositiva principalmente porque sabem que a mesma informação que o professor está transmitindo pode ser encontrada em uma rápida busca na internet.

Logo, é preciso buscar maneiras de fazer com que o aluno fique atento ao que está sendo explicado.

Uma forma de fazer isso é intercalando explicação com atividade para que ele perceba imediatamente a utilidade do conteúdo e preste atenção ao que está sendo dito.

Assim, como ele precisa assimilar o conteúdo imediatamente para colocá-lo em prática em seguida, o aluno não vai ficar com a mentalidade “depois eu pesquiso como é” porque vai usar o que aprendeu no mesmo momento.

3. Trabalhe com todas as habilidades linguísticas

Mesmo que seja uma aula de conversação, é importante trabalhar as quatro habilidades linguísticas em todas as aulas. Isso ajuda muito no desenvolvimento do aluno, afinal, todas as habilidades estão relacionadas.

Ao trabalhar a habilidade listening, o aluno consegue perceber melhor os elementos como entonação e pronúncia e aprimorar sua habilidade de speaking. Ao ler (reading) o aluno expande o vocabulário e melhora as outras três habilidades, e assim por diante.

Aqui no blog já demos algumas dicas sobre como preparar uma aula de conversação em inglês, confira o artigo: 7 dicas infalíveis para tornar suas Aulas de Conversação em Inglês mais eficientes

4. Pense em formas de engajar o aluno fora da aula

Sua preocupação com a aprendizagem do aluno jamais deve ficar restrita à sala de aula. Ainda mais por se tratar do ensino de um idioma, onde o engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem fora do horário de aula pode ser fator crucial para o alcance da fluência.

Logo, ao preparar uma aula de inglês, é importante que você pense em como engajar esse aluno ao longo do período fora da aula. Isso pode ser feito através de atividades para casa (homework), metodologias ativas como a sala de aula invertida ou até mesmo através da gamificação.

5. Traga temas relevantes para a aula

Ao preparar uma aula de inglês, o professor vai precisar relacionar o conteúdo gramatical a algum tema, pois é preciso diluir o conteúdo em textos e frases para ensinar dentro de um contexto, certo?

Para que sua aula seja produtiva e os seus alunos se engajem de verdade, você precisa trazer temas relevantes para eles. Esse planejamento de conteúdos e temas deve ser pensado a partir do ponto de vista dos alunos: o que desperta o interesse deles? Do que eles gostam?

Lembre-se: o tema deve ser relevante para os alunos, não para você.

6. Personalize o ensino

Especialmente se você for professor particular de inglês, fique atento à personalização do ensino. Se o seu aluno prefere aulas particulares é porque está em busca da personalização e você precisa demonstrar que se preocupa com isso.

Mas ainda que você dê aula em turmas maiores, centro de idiomas ou escolas, você também deve pensar na personalização ao preparar uma aula de inglês. A personalização torna a aula mais assertiva e, consequentemente, mais eficiente.

Você pode personalizar o ensino trazendo para as suas aulas temas pelos quais o aluno se interessa (como já foi dito anteriormente), analisando e empregando o método mais eficiente para aquele aluno aprender, identificando as habilidades mais desenvolvidas do aluno para aproveitá-las durante a aula, etc.

Neste artigo você conferiu 6 dicas simples para preparar aulas de inglês dinâmicas e eficientes.

Para receber mais dicas como essas no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter. Faça parte da nossa comunidade de Teachers!

Tags