Vantagens do uso da tecnologia nas aulas de Inglês

Vantagens do uso da tecnologia nas aulas de Inglês

Vantagens do uso da tecnologia nas aulas de Inglês

Tecnologia Jan 20, 2023

A essa altura do campeonato ninguém mais tem dúvidas sobre as vantagens do uso da tecnologia na educação.

Depois da pandemia, os que ainda eram receosos acerca das tecnologias certamente tiveram que se render a ela.

Afinal, se não fossem as aulas online, videoconferências e todo tipo de comunicação eletrônica, teríamos praticamente perdido dois anos de educação, bem como diversas outras atividades – não vai me dizer que você esqueceu do home office?

Existem diversas possibilidades do uso da tecnologia para a educação em geral e também para o ensino de língua estrangeira.

Agora, especificamente para o ensino do inglês, é certo que os ganhos são gigantescos. Quer entender as vantagens do uso da tecnologia nas aulas de inglês? Então vamos nessa!

Neste artigo você vai conferir:

Melhor comunicação
Saber o que e como ensinar
Ferramenta de treinamento da pronúncia
Gamificação
Facilidade para os professores
Audiovisual
Mas nem tudo são flores

Melhor comunicação

A comunicação certamente foi a área que mais se transformou por meio da tecnologia.

Pode parecer que se passou muito tempo, mas há menos de 200 anos, a única forma acessível de comunicação era por meio de carta, com um pedaço de papel, escrito à mão, e que tinha que ir fisicamente até seu destinatário.

Somente em 1837 foi criado o telégrafo, que permitiu a transmissão somente da informação, por meio da eletricidade, sem a necessidade do transporte físico do meio que a continha.

Hoje qualquer um pode conversar de forma instantânea, por vídeo chamada, com qualquer pessoa no mundo! Basta ter internet disponível e um computador ou smartphone.

Isso permite, no ensino de idiomas, interações reais com falantes nativos da língua estudada a qualquer momento. Não sendo necessário o deslocamento de nenhum dos interlocutores para outro país!

É lógico que isto deve ser aproveitado para o uso da tecnologia nas aulas de inglês. O professor hoje pode manter contato direto com seu aluno quando quiser, podendo se valer de diversos dispositivos e aplicativos para manter o interesse do aluno enquanto está longe dele.

Saber o que e como ensinar

O uso de material didático digital e recursos como o Learning Analytics trazem uma forma totalmente nova de entregar conhecimento para o aluno. Com isso, o uso da tecnologia no ensino de língua estrangeira leva o processo de aprendizagem a outro patamar!

Não é necessário mais passar uma mesma carga de informação para todos os alunos de forma padronizada para só depois de uma avaliação, descobrir o que é mais importante de ser reforçado.

Atualmente os materiais já são projetados para atacar os pontos que geram maior dúvida, reforçando o ensino daquelas matérias onde a maioria dos alunos encontram dificuldade.

Isso otimiza o tempo de contato com o professor, que pode se preocupar com o que realmente interessa e tirar dúvidas, ao invés de precisar focar muito em assuntos muito iniciais.

Através da personalização com a tecnologia, é possível direcionar o ensino de forma muito mais assertiva, otimizando o processo de ensino-aprendizagem e tornando a experiência do aluno muito mais dinâmica.

Ferramenta de treinamento da pronúncia

Na nossa plataforma de inglês, por exemplo, os alunos têm à sua disposição um sistema exclusivo de treinamento de pronúncia, que dá feedback instantâneo.

Funciona assim: a fala do aluno é captada pelo microfone e comparada à de falantes nativos da língua inglesa, em seguida uma nota é atribuída a cada palavra dita pelo aluno, que pode ouvi-las isoladamente para identificar onde precisa melhorar.

É como se você tivesse um falante nativo do idioma ao seu dispor para repetir cada palavra que você quer aprender, com a vantagem de que ele tem a capacidade de analisar a porcentagem de acerto em cada pronúncia realizada.

Tudo isso o aluno pode fazer sem a presença do professor, liberando espaço mental e tempo para que o professor foque no direcionamento do ensino e no reforço dos pontos de dificuldade do aluno.

Gamificação

Gamificar algo é transformar a experiência em algum tipo de jogo, oferecendo prêmios por metas atingidas. Usar elementos de jogos como rankings, desbloqueio de fases e recompensas, pontuações faz parte dessa estratégia de engajamento muito eficiente.

Isso estimula o aluno a buscar e aprender sozinho, além de poder garantir que ele perceba com maior clareza a sua evolução nos estudos.

Ao mesmo tempo em que aprende sozinho, o aluno desenvolve mais autonomia e autoconfiança, o que vai fazer com que ele tenha mais facilidade de aprender de forma geral.

Facilidade para os professores

Tudo o que já foi citado certamente traz facilidade para a vida do professor, pois, por meio da tecnologia: é mais fácil de se comunicar com os alunos, é mais fácil fazer o planejamento de aulas, é mais fácil avaliar os alunos e saber o que precisa ser reforçado, enfim, há inúmeras vantagens para o professor.

Assim, o professor pode ocupar seu melhor local de ação, que é conduzindo o processo de aprendizagem, acompanhando o aluno e otimizando todo o caminho percorrido. Sem ter que carregar todo o peso da educação em suas costas, como era antigamente.

Audiovisual

Hoje temos fácil acesso a filmes, games, séries, desenhos animados, entre tantas outras formas de entretenimento produzidos em inglês que podem ser utilizados para chamar a atenção dos alunos.

Isso permite que o professor explore com mais facilidade áreas de interesse dos alunos, fazendo com que estes tenham mais contato com a língua, se expondo mais e de forma divertida, o que certamente otimiza muito o aprendizado.

Sabe como era buscar algo do tipo há poucas décadas atrás?

Você precisava ir fisicamente até uma locadora, buscar uma fita VHS para levar para casa, ficar por alguns dias, rebobinar e devolver na vídeo locadora – se você acha que eu estou falando grego, faça uma busca no Google por “videocassete”.

Hoje você tem tudo literalmente na palma da sua mão. Basta uma busca no YouTube e você vai encontrar tantas coisas em inglês para assistir que precisaria de muitas vidas para conseguir assistir tudo!

Essa facilidade ao acesso de recursos audiovisuais certamente não poderia deixar de fazer parte da nossa lista de vantagens do uso da tecnologia nas aulas de inglês!

Mas nem tudo são flores

Como tudo nessa vida, o uso da tecnologia também traz desvantagens.

É importante ter em mente que as vantagens superam de forma absurda as desvantagens, não há qualquer dúvida, no entanto, é preciso um pouco de cautela no uso das ferramentas tecnológicas.

Começa pelo fato de que a atenção das pessoas está muito menor atualmente, pois o excesso de exposição a estímulos diariamente, acabou por minar nossa capacidade de concentração.

O que causou esta falta de atenção foi exatamente a evolução tecnológica que permite que estejamos conectados o tempo todo a tudo.

Junto com a falta de atenção veio também a ansiedade, que hoje atinge níveis estratosféricos, porque ninguém consegue se afastar do trabalho e das responsabilidades por muito tempo.

Você carrega um telefone em seu bolso o tempo todo! Já pensou nisso?

Há duzentos anos, se você quisesse falar com alguém de outra cidade, ia precisar escrever uma carta e enviar pelo correio, se tudo desse certo, você receberia uma resposta em uma semana (sendo bem otimista e se a cidade não fosse longe).

Hoje, se você envia um Whatsapp para um amigo que está em outro país – a milhares de quilômetros – você fica ansioso se ele não te responder no mesmo dia.

Ai dele se os dois risquinhos ficarem azuis e a resposta não vier imediatamente!

Por isso, ao optar por usar essas tecnologias da informação nas suas aulas de inglês, é indispensável gerenciar a expectativa dos seus alunos, para que entendam que você estará disponível em alguns horários específicos (no intervalo comercial, por exemplo).

Agora que você já sabe quais são as vantagens de usar tecnologia nas aulas de inglês, conta aqui nos comentários quais são as ferramentas que você já usa e quais gostaria de usar!

Tags