Learning Analytics: entenda o que é e saiba como aplicar no ensino de inglês

Learning Analytics: entenda o que é e saiba como aplicar no ensino de inglês

Learning Analytics: entenda o que é e saiba como aplicar no ensino de inglês

Tecnologia Nov 11, 2022

Toda escola, curso ou professor precisa de um método para saber se seu aluno efetivamente aprendeu o que lhe foi ensinado.

O método mais básico e, infelizmente, também o mais comum, é a aplicação de provas e testes, que normalmente são feitos de forma ampla e generalista, ou seja, igual para todos os alunos, sem levar em consideração as particularidades de cada um.

Esta forma de testar o conhecimento do aluno já vem sendo utilizada há séculos, mas com o avanço da tecnologia e da Science of Learning, está virando coisa do passado, pois as novas técnicas têm evoluído rapidamente.

Entenda melhor sobre Science of Learning neste artigo, onde aprofundamos o assunto.

Todo professor sabe que é imprescindível ter um método para avaliar o aprendizado de seus alunos, talvez a avaliação seja tão importante quanto o próprio ensino, pois, a partir desta análise é possível entender quais são as maiores dificuldades do aluno e trabalhar sobre elas, para dirimir todas as dúvidas e garantir o melhor aprendizado possível.

É aí que entra o Learning Analytics, a ferramenta de análise de aprendizado que permite que a análise seja feita da forma mais individual possível, buscando as dificuldades e as necessidades de cada aluno.

Mas como isso é possível? É exatamente o que vamos te explicar a seguir.

Então, se você quer entender tudo sobre Learning Analytics e como isso pode te ajudar em sua jornada como professor, fique comigo até o final deste artigo! Vamos responder todas as suas perguntas!

Como Funciona o Learning Analytics?
Como o Learning Analytics pode ajudar na prática?
O Learning Analytics funciona para aulas de inglês?
Learning Analytics na Flexge

Como Funciona o Learning Analytics?

O Learning Analytics é a utilização de uma gama gigantesca de dados, o chamado Big Data, para a avaliação de aprendizado de alunos das mais diversas áreas.

O Big Data se refere não só aos alunos daquela escola específica, mas sim a um número muito maior de pessoas e as informações são coletadas por meio de plataformas online de Learning Analytics (como é o caso da Flexge, mas isso eu conto melhor para você depois).

Por exemplo, existem plataformas de simulação de provas de vestibular e de concursos, estas plataformas acumulam dados referentes às questões mais utilizadas, as que geraram mais erros, e portanto, mais dificuldade, os alunos que acertaram mais, o tempo de duração da prova, entre diversos dados.

Estes dados, posteriormente, são disponibilizados em gráficos e análises detalhadas, sendo possível identificar os erros mais comuns dos alunos, as áreas em que normalmente são encontradas mais dificuldades.

Isso permite uma adequação do ensino, já prevendo e se preocupando com estes pontos, permitindo um melhor planejamento e precisão no trabalho educacional.

Como o Learning Analytics pode ajudar na prática?

Na prática é muito fácil utilizar os dados gerados pelo Learning Analytics porque você pode ver claramente os pontos mais fortes e mais fracos dos alunos.

E não é só no ensino online, mesmo em cursos presenciais esta tecnologia vem sendo usada, o que está transformando, cada vez mais, todo tipo de curso em um sistema de ensino híbrido, mais personalizado e tecnológico, que é muito mais eficiente e prático, tanto para alunos quanto para professores.

Os alunos conseguem perceber seus pontos fortes e seus pontos fracos, escolhendo onde se desenvolver mais e onde reforçar mais seus estudos.

Aliás, pela análise dos dados, o próprio aluno, antes mesmo de começar o estudo, já pode saber onde deve focar mais a sua atenção, pois saberá quais matérias são cobradas com maior recorrência e causam mais erros em concursos e provas específicas, por exemplo.

Da mesma forma, o professor é capaz de direcionar suas aulas para aqueles pontos que geram mais dificuldade e exercer sua atividade de facilitador onde realmente importa.

Se você pensar bem, não há nenhuma novidade na busca destas informações, professores e alunos sempre buscaram identificar os pontos críticos da aprendizagem para poderem focar melhor ali e sanar as dúvidas que surgem. O ensino sempre precisou ser personalizado para ser eficiente.

Entretanto, o Learning Analytics revolucionou a forma como isso é feito, tornando muito mais fácil e rápido perceber quais os pontos de dificuldade, viabilizando um acompanhamento personalizado em tempos de ensino em massa.

Na prática, a análise dos dados muda toda a dinâmica do ensino, fazendo com que se gaste mais tempo com o que realmente importa e se dedique menos tempo àquelas matérias menos importantes ou mais fáceis.

O Learning Analytics funciona para aulas de inglês?

Como você viu acima, funciona para qualquer tipo de aprendizado; então serve para escolas, cursos preparatórios, cursos avulsos, enfim, todo tipo de educação. E, lógico, para você professor particular de inglês também!

Por meio de exercícios e questionários online realizados pelos alunos de cursos de inglês, é possível verificar os pontos que trazem mais dúvidas e causam mais erros nos exercícios.

Assim o professor pode otimizar suas aulas e focar nesses pontos, inclusive  já pode fazer seu planejamento inicial com base nos dados disponibilizados em relatórios de performance, dando ênfase naquilo que geralmente traz mais dificuldades.

Learning Analytics na Flexge

Na Flexge você encontra uma solução completa para suas aulas de inglês, desde o planejamento de suas aulas, atividades, avaliações, enfim, tudo o que você precisa para ensinar, avaliar e analisar o aprendizado de inglês de seus alunos.

É claro que também possuímos Learning Analytics em nossa plataforma. A Flexge fornece relatórios com dados de desempenho dos alunos e insights para o teacher saber os pontos que deve reforçar com o aluno após ele ter estudado na plataforma.

Learning analytics na flexge:  você tem acesso a dezenas de relatórios
Com a Flexge, você tem acesso a dezenas de relatórios e centenas de dados já analisados prontos para personalizar suas aulas!

Através desses dados, o professor pode personalizar ainda mais o ensino e tornar suas aulas mais assertivas e eficazes. A tecnologia melhora a efetividade dos processos pedagógicos, munindo o professor com ferramentas e informações que aumentam sua inteligência e capacidade de atuação na aprendizagem do aluno.

Learning analytics na flexge:  você tem acesso a dezenas de relatórios
Experimente nossa plataforma! 

Se você gostou de conhecer esta ferramenta de avaliação de aprendizado e quer ver como isso funciona na prática, não deixe de conhecer nossa plataforma e fazer nossa demonstração (é grátis!), você vai se surpreender!

Espero que este artigo sobre Learning Analytics tenha sido útil para você. Nos vemos na próxima! Até lá.

Tags