5 Motivos para usar Tecnologias Digitais no Ensino de Inglês

Você ainda não usa tecnologias digitais nas suas aulas de inglês? Então você precisa ler esse artigo o quanto antes!

5 Motivos para usar Tecnologias Digitais no Ensino de Inglês

O uso das tecnologias digitais na educação está transformando a maneira de ensinar e aprender.

Com o apoio tecnológico disponível hoje em dia, o processo de ensino e aprendizagem está sendo aprimorado, beneficiando professores e alunos.

Isso se deve ao fato de que essas tecnologias impulsionam o desempenho do aluno, facilitam o trabalho do professor, tornam o ensino mais personalizado e a aprendizagem mais dinâmica.

Logo, percebe-se que as tecnologias digitais na educação possuem um papel imprescindível para facilitar o aprendizado ao tornarem o processo mais intuitivo, independentemente do nível e faixa etária dos estudantes.

Se você ainda não está convencido sobre a importância de utilizar tecnologias digitais nas suas aulas de inglês, confira neste artigo 5 motivos para fazer isso ainda hoje!

1. As tecnologias digitais despertam o interesse e atenção dos alunos
2. As tecnologias digitais aprimoram o processo de ensino-aprendizagem
3. As tecnologias digitais aproximam alunos e professores
4. As tecnologias digitais viabilizam a personalização do ensino
5. As tecnologias digitais fornecem feedback imediato

1. As tecnologias digitais despertam o interesse e atenção dos alunos

A nova geração de estudantes não quer ficar parada ouvindo o professor explicar o conteúdo enquanto está sendo bombardeada o tempo todo com informações infinitas em seus smartphones.

Conquistar a atenção dos alunos é um grande desafio e contar com o apoio das tecnologias digitais para tanto é uma ótima opção.

Com o aumento da adoção de metodologias ativas de aprendizagem e do próprio ensino híbrido, a presença das tecnologias da informação e comunicação (TICs) está se tornando indispensável nas salas de aula.

Isso porque mais professores estão percebendo que essa é a melhor forma de ensinar os alunos nativos digitais, que nasceram na Era da Informação, cercados por todo tipo de tecnologia desde a infância.

Por isso, o primeiro motivo para você adotar tecnologias digitais nas suas aulas de inglês é que essa é, hoje, a melhor alternativa para despertar o interesse e atenção dos seus alunos.

nativos digitais estudando com tecnologias digitais
As tecnologias digitais despertam o interesse dos nativos digitais.

2. As tecnologias digitais aprimoram o processo de ensino-aprendizagem

O uso de tecnologias no ensino melhora a qualidade da aprendizagem.

Ao munir o professor com ferramentas hábeis para direcionar o ensino de forma mais assertiva, a tecnologia transforma metodologias tradicionais e aperfeiçoa metodologias inovadoras.

Sendo assim, outro motivo para você adotar tecnologias digitais nas suas aulas é que por meio delas você e seus alunos terão:

  • comunicação efetiva e em tempo real;
  • maior flexibilidade geográfica, de horário e de formato de aula;
  • facilidade de compartilhamento e acesso a materiais extras;
  • abordagem completa e bem embasada sobre os assuntos;
  • acesso a conteúdos relevantes sobre as matérias;
  • maior facilidade para pesquisas de aprofundamento.

Além disso, vale destacar que, grande parte dessas tecnologias digitais está disponível de forma gratuita para professores e alunos.

3. As tecnologias digitais aproximam alunos e professores

Relacionamentos são a base de tudo. A troca entre professores e alunos não deve ser restrita aos conteúdos da aula.

Nesse sentido, o uso de tecnologias digitais na educação é essencial para aproximar professores e alunos, melhorando o relacionamento e o aprendizado.

Ao usar meios e plataformas tecnológicas já conhecidas pelos alunos, o professor demonstra empatia e mostra para o aluno que ele também vive no mesmo mundo e na mesma Era da Informação.

Ainda, através de fóruns e aplicativos de mensagens, o professor consegue acompanhar o aluno em suas dificuldades quando ele precisar e, ao se dispor a ajudar, o professor ganha a confiança do aluno e isso ajuda muito no processo de ensino-aprendizagem.

4. As tecnologias digitais viabilizam a personalização do ensino

Por meio das tecnologias digitais, é possível personalizar a jornada do aluno de acordo com as necessidades pessoais e acadêmicas.

Com as plataformas digitais, o professor consegue acompanhar cada aluno de forma individualizada e ter acesso a dados para a melhor intervenção pedagógica.

Dessa forma, é possível realizar a personalização do ensino sem que isso exija um esforço absurdo por parte do professor, basta contar com o apoio das tecnologias digitais na educação para facilitar esse processo.

Em vista disso, outro motivo para adotar as tecnologias digitais nas suas aulas de inglês é a possibilidade de personalizar o ensino de inglês, melhorando a experiência dos seus alunos.

5. As tecnologias digitais fornecem feedback imediato

Ao tornar a correção de atividades e os feedbacks mais ágeis, todo o processo de aprendizagem do aluno é acelerado, uma vez que ele não precisa esperar as considerações do professor para compreender em que pé está seu conhecimento.

Especialmente no ensino de inglês, esses feedbacks imediatos são muito importantes.

A depender da ferramenta tecnológica utilizada, o aluno consegue saber instantaneamente se acertou ou errou o exercício e já corrigir sua escrita, pronúncia ou raciocínio, de modo que fixa o conteúdo de forma mais natural e eficiente.

Além disso, o professor pode ter acesso aos resultados da atividade para auxiliar no acompanhamento e feedback dos alunos, bem como direcionar as aulas com mais assertividade.

Aqui você conferiu 5 motivos para usar Tecnologias Digitais no Ensino de Inglês. Consegue pensar em mais algum motivo? Comenta aqui neste post!

Aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber os conteúdos do blog em primeira mão, diretamente no seu e-mail.

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos
conteúdos do Blog no seu e-mail.