Por que adotar Tecnologia no Ensino de inglês

Ainda não está convencido de que precisa adotar tecnologia nas suas aulas de inglês? Então confira as 5 razões que reunimos neste artigo para você!

Por que adotar Tecnologia no Ensino de inglês

A utilização de tecnologia digital na educação alcançou um status de normalidade: uma aula sem o apoio de recursos tecnológicos é uma aula ultrapassada, obsoleta.

Os alunos da nova geração aprendem a utilizar smartphones antes mesmo de serem alfabetizados. Querer afastar a tecnologia do processo de ensino-aprendizagem não faz sentido.

Mesmo porque, ainda que você não utilize tecnologia nas suas aulas, pode ter certeza que, de qualquer modo, a atenção dos seus alunos estará sendo disputada entre você e os celulares ou computadores pessoais.

Fazer uso da tecnologia no ensino de inglês é de extrema importância para conquistar não só o interesse e atenção dos alunos, mas também aprimorar o ensino do idioma.

Afinal, as tecnologias digitais na educação munem o professor de ferramentas que facilitam e potencializam sua atividade.

Você ainda não está convencido de que precisa adotar tecnologia no ensino de inglês?

Neste artigo, reunimos 5 razões para convencer você da importância de utilizar tecnologia para ensinar inglês. Vamos lá?

1. Seus alunos já esperam por isso
2. Sua vida como professor fica mais fácil
3. Aprimora o processo de ensino-aprendizagem
4. Existem muitas ferramentas tecnológicas sem custo
5. Tecnologia digital na educação já não é coisa do futuro!

1. Seus alunos já esperam por isso

É bem provável que grande parte dos seus alunos, se não a maioria, seja composta de nativos digitais.

Essa geração nativa digital desconhece uma realidade em que não há presença das tecnologias nas tarefas do dia a dia, das mais simples, às mais complexas.

Quando chegam em uma aula na qual não podem usar seus smartphones ou computadores pessoais, o sentimento é de não-pertencimento, como se eles não estivessem em um ambiente do qual fazem parte.

Isso porque, durante toda a sua vida, acostumaram-se a intercalar entre o mundo físico e digital com naturalidade e, portanto, esperam essa interação também em suas aulas.

Assim, uma razão para você adotar o uso de tecnologia no ensino de inglês é justamente porque seus alunos esperam por isso.

Tenha certeza que o engajamento deles nas suas aulas aumentará muito se você fizer isso.

2. Sua vida como professor fica mais fácil

Outra razão para utilizar tecnologia digital na educação é que as ferramentas tecnológicas otimizam muito várias tarefas para o professor, como a pesquisa de materiais, elaboração de exercícios e avaliações, correções, feedbacks para os alunos e por aí vai.

Se você utilizar uma plataforma de inglês online como a Flexge, você usufrui de benefícios como:

  • gastar menos tempo planejando aulas
  • não precisar realizar curadoria de conteúdo para cada nível de inglês
  • contar com exercícios e avaliações prontas e corrigidas automaticamente
  • dispor de dados de performance dos alunos para direcionar melhor o ensino
  • captar alunos com maior facilidade
  • e a lista de benefícios não para por aí!

Ou seja, com apoio da tecnologia no ensino, sua vida fica muito mais fácil.

É importante ressaltar, ainda, que a tecnologia não vai substituir os professores. Por isso, você deve tê-la como uma aliada, não inimiga da sua atividade.

3. Aprimora o processo de ensino-aprendizagem

As vantagens de utilizar tecnologia digital na educação são muitas!

Todas elas contribuem para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, interativo, engajador e pedagogicamente mais eficiente.

O que isso quer dizer?

Bom, por meio de recursos tecnológicos, você consegue, por exemplo, utilizar técnicas de gamificação para melhorar o engajamento dos seus alunos e ter acesso a dados para guiar suas intervenções no processo de ensino.

Ainda, seus alunos podem ter feedbacks instantâneos, o que ajuda muito na fixação do conhecimento e assim por diante.

O uso de tecnologia no ensino de inglês apresenta vários benefícios para o aprendizado e contribui muito para a personalização do ensino, que torna esse processo muito mais efetivo.

4. Existem muitas ferramentas tecnológicas sem custo

Agora, se o motivo de você não utilizar nenhuma plataforma, aplicativo ou qualquer outra tecnologia digital nas suas aulas é o preço, tenho algo muito importante para lhe contar:

Muitas (muitas!) ferramentas são disponibilizadas de forma gratuita ou, as que são pagas, possuem uma versão mais simples grátis.

O arsenal de recursos disponível gratuitamente é gigante e não querer gastar com isso não pode ser uma desculpa para não modernizar as suas aulas.

Com poucos minutos de pesquisa você encontra na internet dezenas de ferramentas digitais que podem ser utilizadas no ensino de inglês. Experimente! A modernização das suas aulas pode sim ter custo zero.

5. Tecnologia digital na educação já não é coisa do futuro!

Por fim, a quinta razão para você adotar tecnologia no ensino de inglês é que:

TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO NÃO É COISA DO FUTURO. É PRESENTE.

Vivemos na Era Digital. A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano de forma inseparável. Quem é que se imagina sem um aparelho celular a tiracolo hoje em dia? Pois é.

A revolução digital está acontecendo agora na educação. Engana-se quem pensa que é algo que acontecerá em breve ou daqui a muito tempo. Nada disso! O uso de tecnologia digital na educação já está se normalizando.

Muito se deve ao fato de que a pandemia acelerou essa disrupção na educação. Mas isso não vem ao caso… O importante é entender que você não deve esperar para se modernizar no futuro. A modernização das suas aulas precisa começar já!

E se você precisar de ajuda, pode contar com a gente.

A Flexge desenvolveu uma ferramenta completa para o ensino de inglês na Era Digital. Clique aqui para visitar o nosso site e conhecer melhor nosso Material Didático Digital de Inglês.

Espero ter convencido você a adotar tecnologia no ensino de inglês. Continue lendo nossos artigos e assine nossa newsletter para receber os conteúdos do Blog no seu e-mail!

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos
conteúdos do Blog no seu e-mail.