Como motivar alunos desinteressados: menina sentada em uma sala de aula com cara de chateada.

Como motivar alunos desinteressados? Descubra aqui!

Como motivar alunos desinteressados em aprender inglês: 6 dicas infalíveis

Educação 4.0 Mar 30, 2022

A dificuldade em despertar a atenção e o interesse dos alunos nas aulas de inglês varia muito de acordo com o público.

Se os seus alunos são pessoas que buscam aprender o idioma por algum motivo especial, como trabalho, viagem ou intercâmbio, por exemplo, provavelmente apresentam maior disposição durante as aulas.

Isso porque possuem um objetivo em mente e reconhecem a importância daquele aprendizado. Mais que isso, eles sabem que precisam aprender inglês para conquistar o objetivo almejado e, por conta disso, se interessam genuinamente pelas aulas.

Por outro lado, há aqueles alunos que estão fazendo aulas de inglês sem entender a importância de falar o idioma.

São aqueles casos em que os alunos não prestam atenção, não fazem os exercícios em casa e não levam a sério o processo de aprendizagem da língua.

Se você está lendo esse artigo, é porque quer saber como motivar alunos desinteressados em aprender inglês. Aqui você vai conferir 6 dicas infalíveis para motivar seus alunos e vai descobrir também que a solução para esse problema pode ser mais simples do que você imaginava.

Vamos lá? Boa leitura!

  1. Utilize tecnologia em suas aulas
  2. Explore a zona de interesse dos seus alunos
  3. Evite aulas mecânicas
  4. Contextualize o conteúdo
  5. Faça dinâmicas
  6. Utilize metodologias ativas

1. Utilize tecnologia em suas aulas

Muitos professores de inglês não se sentem confortáveis em utilizar tecnologia em suas aulas por acreditarem que elas mais atrapalham do que ajudam.

É fato que a utilização de tecnologia sem um bom planejamento pode sim apresentar muito mais desvantagens do que vantagens.

Ao utilizar seus computadores pessoais durante as aulas, por exemplo, o aluno pode facilmente se distrair com outras coisas e dificultar ainda mais o trabalho do professor.

Como, então, utilizar a tecnologia para motivar alunos desinteressados?

Aqui vão algumas dicas:

  • planeje atividades que engaje os alunos, para que eles participem ativamente;
  • estabeleça as responsabilidades do aluno no que se refere ao uso das ferramentas;
  • deixe claro o objetivo da atividade;
  • utilize ferramentas e plataformas com as quais os alunos já estejam familiarizados.

Saiba mais: Como ensinar Inglês com Tecnologia

2. Explore a zona de interesse dos seus alunos

Quando gostamos de algo, naturalmente temos maior disposição em aprender aquilo. Por isso, uma forma de motivar alunos desinteressados é explorando sua zona de interesse.

O que isso significa? Significa que, se o seu aluno gosta de esportes, por exemplo, você pode explorar isso em suas aulas como uma forma de despertar o interesse dele pelo idioma.

Traga os conteúdos diluídos dentro de temas relacionados a esportes. Assim, ele ficará interessado em aprender o idioma, vendo como pode aplicar o que está aprendendo naquilo que gosta.

Para que isso se torne possível, é necessário que você conheça seus alunos.

Procure sempre conversar com eles a respeito dos interesses, hobbies, dia a dia para identificar pontos que você pode trabalhar durante as aulas e que vão ajudar a tornar o processo de aprendizagem mais interessante para os alunos.

3. Evite aulas mecânicas

Evite aulas repetitivas ou muito expositivas, exemplos vazios e atividades entediantes. Planeje suas aulas com antecedência, já pensando em como motivar alunos desinteressados.

Não se torne previsível! Se o aluno já souber de antemão o que a aula reserva, não terá curiosidade e interesse em descobrir o que o professor preparou - ele já sabe: mais do mesmo.

Se você não quer ter alunos desinteressados em aprender inglês, deixe o ensino do idioma dinâmico, divertido e surpreendente.

Ao superar as expectativas dos seus alunos, você conquistará muito mais do que o interesse deles, conquistará também a admiração e o reconhecimento da sua dedicação. Experimente!

Foto de uma aluno desinteressada bocejando em frente ao computador.
Para motivar alunos desinteressados, experimente testar novos formatos de aulas.

4. Contextualize o conteúdo

Para se interessar pelo que está aprendendo, o aluno precisa compreender o contexto em que aquilo se aplica.

Dê exemplos reais de aplicação do conteúdo para que o aluno entenda quando e porque usará aquilo, de modo a perceber o valor que aquele conhecimento agregará em sua vida.

Você pode mostrar como o conteúdo se aplica em um diálogo, viagem, entrevista de emprego e assim por diante.

Procure exemplificar situações do cotidiano com as quais o aluno possivelmente irá se deparar ao longo da vida, se já não tiver se deparado.

Dessa forma, ele perceberá o valor do que está aprendendo e deixará de ser desinteressado.

5. Faça dinâmicas

Você pode usar tecnologia, explorar a zona de interesse do aluno, não ter aulas mecânicas e contextualizar o conteúdo toda aula, mas ainda assim, há dias em que você não vai conseguir motivar os alunos que estão desinteressados.

Não é todo dia que estamos dispostos a aprender e muitas vezes precisamos de uma ajuda com a motivação.

Assim, naquele dia em que o seu aluno está desanimado, cansado e evidentemente não contribuirá com o processo de ensino-aprendizagem, você pode fazer uma dinâmica com ele.

Proponha atividades lúdicas e que tenham relação com o conteúdo da aula, como identificar os tempos verbais estudados em uma música que o aluno gosta, responder a um quiz com vocabulários da aula e por aí vai.

Saiba mais: 4 Ideias de Dinâmicas para Aulas de Inglês para engajar seus alunos

6. Utilize metodologias ativas

A última dica é: utilize metodologias ativas para motivar alunos desinteressados em aprender o idioma.

Quando o aluno se torna responsável pelo próprio aprendizado, ele precisa se interessar pelo processo para que avance nas aulas.

Ao trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem, você ajuda o aluno a desenvolver autonomia e responsabilidade quanto ao seu processo de aquisição da língua e isso faz com que ele desenvolva o interesse em aprender (afinal, sem isso, o aprendizado não acontece).

Agora que você sabe como motivar alunos desinteressados em aprender inglês, continue aprendendo com a gente! Assine nossa newsletter no formulário abaixo e receba conteúdos como este no seu e-mail. Até a próxima!

Tags