Aprendizagem ativa: o que é e qual a relevância?

Aprendizagem ativa: o que é e qual a relevância?

Aprendizagem ativa: o que é e qual a relevância?

Metodologias Aug 8, 2022

As metodologias ativas de aprendizagem estão se tornando o centro de várias discussões no ecossistema educacional, por causa da relevância conquistada e dos resultados positivos apresentados para o processo de ensino-aprendizagem.

Você com certeza já ouviu algum colega tecendo elogios às metodologias ativas. Professores que experimentam essas metodologias em suas aulas percebem a diferença no processo do ensino e o impacto que elas causam na aprendizagem do aluno, e, por isso, tornam-se fãs das mesmas.

Se você não sabe ao certo o que é aprendizagem ativa, nem entende como as metodologias ativas favorecem o aprendizado e quer entender por que usar metodologias ativas em suas aulas, está no lugar certo.

Neste artigo você verá:

Aprendizagem ativa: o que é e qual sua relevância?
Por que usar metodologias ativas?
Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado?

Vamos lá?

Aprendizagem ativa: o que é e qual sua relevância?

Aprendizagem ativa – ou active learning–, é uma abordagem didática que se contrapõe ao modelo de ensino tradicional, caracterizado pela passividade do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

No modelo tradicional, o aluno não participa ativamente durante o processo de ensino-aprendizagem. Ele senta, escuta as explicações, realiza as atividades e faz as provas (na maioria das vezes, bastando a memorização dos conteúdos para alcançar o sucesso).

A fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e atendendo às demandas da Era Digital, as metodologias de aprendizagem ativa surgem com a proposta de colocar o aluno como foco na construção do conhecimento.

Ou seja, o professor já não é mais o protagonista, detentor do conhecimento que repassa através de aulas expositivas. Na aprendizagem ativa, o aluno é o centro do processo, protagonista da própria aprendizagem.

Com as orientações do professor, que neste contexto tem o seu papel transformado, o aluno busca as informações e constrói o conhecimento a partir delas de forma autônoma. Assim, ele é instigado a pensar criticamente, desenvolvendo seu raciocínio lógico e outras habilidades importantes para o século XXI.

Logo, a relevância da aprendizagem ativa assume proporções gigantes, ao passo que:

  • estimula o desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos, como raciocínio lógico, pensamento crítico e capacidade de argumentação;
  • vai ao encontro do novo perfil de aluno, os nativos digitais, acostumados ao acesso instantâneo a qualquer informação;
  • torna os alunos mais participativos nas aulas, garantindo a retenção da atenção dos mesmos (tarefa desafiadora na Era Digital);
  • empodera o professor de mecanismos e estratégias aptas a tornar o processo de ensino-aprendizagem muito mais assertivo.

Essas são apenas algumas das vantagens da aprendizagem ativa. Se você quer saber como as metodologias ativas favorecem o aprendizado, continue lendo esse artigo porque mais adiante falaremos sobre isso.

Por que usar metodologias ativas?

As metodologias ativas promovem a aprendizagem significativa, ao passo que o próprio aluno constrói seu conhecimento a partir das orientações do professor.

Por isso, usar metodologias ativas nas suas aulas, além de deixá-las mais dinâmicas e engajantes, fará com que seus alunos aprendam com mais qualidade.

Além disso, as metodologias ativas de aprendizagem preparam melhor os alunos para o futuro, afinal, a partir desse modelo de ensino, eles desenvolvem diversas habilidades, como as elencadas anteriormente.

Se você é professor e ainda não está convencido do porquê de usar metodologias ativas em suas aulas, confira a seguir como elas favorecem o aprendizado e mude de opinião!

Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado?

Já falamos neste artigo dos benefícios das metodologias ativas de aprendizagem para o desenvolvimento dos alunos e como elas melhoram o processo de ensino-aprendizagem.

Mas como elas fazem isso? Veja alguns exemplos.

1. Desenvolve habilidades essenciais à Era Digital

A aprendizagem ativa faz com que o aluno desenvolva uma visão mais crítica sobre o mundo. Várias atividades dessa metodologia propõem a resolução de problemas, e isso faz com que os alunos reflitam, analisem informações, desenvolvam argumentação e por aí vai.

Todas essas habilidades (e várias outras que também são desenvolvidas) são essenciais na Era Digital. Sem elas, os alunos não conseguiriam se adaptar e se destacar no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

2. Estimula o trabalho em grupo

Algumas atividades das metodologias ativas são baseadas na execução de projetos em grupo. Com isso, os alunos aprendem a trabalhar de forma colaborativa, desenvolvem o relacionamento interpessoal e aprendem a lidar com as diferenças.

Alunos que interagem com os demais colegas em sala de aula e trabalham juntos na busca da resolução de problemas, aprendem a conviver melhor com outras pessoas no ambiente de trabalho e no seu dia-a-dia, desenvolvendo habilidades como comunicação e empatia.

3. Ajuda na retenção de conhecimento

O “aprender fazendo” é muito mais eficiente do que o “aprender vendo alguém fazer”. Na aprendizagem ativa, o aluno constrói o próprio conhecimento e, por isso, o retém de forma mais duradoura.

Isso ocorre porque ele aplica as suas ideias, executa trabalhos e projetos colaborativos ou usa abordagens inovadoras que ajudam a solidificar o aprendizado.

Espero que você tenha entendido o que é a aprendizagem ativa, qual sua relevância e como as metodologias ativas favorecem a aprendizagem. Se ficou com alguma dúvida sobre essas metodologias, comenta neste post que vamos ajudar a resolvê-la!

Tags