Escolha a plataforma que melhor te atende para cobrança e gestão financeira de aulas particulares.

7 Plataformas de Cobrança e Gestão Financeira para Professores Particulares

Business Apr 11, 2024

Muitos professores particulares veem na gestão financeira uma tarefa desafiadora.

Planos de aula, estratégias de ensino e o conhecimento da língua inglesa é tudo com o que os professores querem se preocupar, mas, infelizmente, não é só disso que é feita a vida de um profissional que dá aulas particulares.

Além de se concentrar com o ensino e desenvolvimento dos alunos, eles também precisam lidar com a parte administrativa, incluindo a cobrança de seus honorários. Felizmente, com o avanço da tecnologia, surgiram plataformas de cobrança que facilitam esse processo.

Neste artigo, vamos explorar 7 dessas plataformas que podem ajudar os professores particulares a gerenciar suas finanças com mais eficiência.

Então fica com a  gente até o final do artigo e confira:

Dicas preliminares
Qual sistema usar?
1. PayPal
2. PagSeguro
3. PicPay
4. Wise
5. MercadoPago
Precisa de um sistema de gerenciamento financeiro mais completo?
1. Cobrança Recorrente com Recurly
2. Plano de Assinaturas com Stripe
Conclusão

Dicas preliminares

Antes de falar das plataformas que podem te auxiliar na cobrança dos alunos, é muito importante que o professor se preocupe com duas coisas: quanto cobrar e o momento certo para receber pelas aulas.

Primeiro: é imprescindível que o valor cobrado seja compatível com a experiência, nicho de atuação, capacidade do professor, valor de mercado, enfim, que leve em consideração todas as variáveis necessárias.

Em segundo lugar, é importante cobrar sempre antes de dar as aulas. Todos os serviços prestados com uma base mensal são assim. Pense na academia, natação, escola de crianças, etc.

É muito comum que os alunos queiram ter as aulas para depois pagar o valor e, muitas vezes, por aula, mas não caia nessa armadilha!

Faça um contrato onde esteja previsto que sua remuneração será mensal e antecipada! SEMPRE!

Qual sistema usar?

Tudo depende muito do tipo de sistema que o professor procura. Existem desde ferramentas mais completas, onde toda a gestão do negócio pode ser feita, (para professores que já possuem muitos alunos) como a Stripe; até plataformas de pagamento já conhecidas que podem resolver os casos mais simples, como o PayPal ou PagSeguro.

Confira abaixo algumas opções, com ênfase em algumas das vantagens de cada plataforma:

1. PayPal

O PayPal é uma das plataformas de pagamento mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo. Permite que os professores particulares enviem faturas para os alunos e recebam pagamentos de forma rápida e segura. 

Com opções de pagamento via cartão de crédito, débito ou saldo na conta PayPal, é uma escolha popular devido à sua facilidade de uso e ampla aceitação.

2. PagSeguro

No Brasil, o PagSeguro é uma opção popular para processamento de pagamentos online. Com uma variedade de ferramentas, incluindo links de pagamento, maquininhas de cartão e até mesmo emissão de boletos, o PagSeguro oferece aos professores particulares uma maneira conveniente de receber pagamentos de seus alunos. Além disso, sua interface amigável facilita o acompanhamento das transações e a gestão financeira.

3. PicPay

O PicPay é outra plataforma de pagamento digital que ganhou muito destaque nos últimos tempos. Com uma interface intuitiva e diversas opções de pagamento, como transferências entre usuários, QR code e cartão de crédito.

O PicPay oferece uma maneira simples e prática para os professores particulares receberem seus honorários. Ainda apresenta uma funcionalidade de cobrança recorrente que é especialmente útil para aulas regulares.

4. Wise

Para professores particulares que trabalham com alunos internacionais, a Wise pode ser uma excelente opção. Essa plataforma permite transferências internacionais com taxas baixas e câmbio justo, o que facilita a recepção de pagamentos de alunos de todo o mundo.

A interface de utilização simples e transparente torna o processo de cobrança e recebimento de fundos muito mais fácil para professores e alunos.

5. MercadoPago

O MercadoPago é mais uma plataforma com funcionalidades como maquininha de cartão, envio de links para pagamento, cobrança por cartão de crédito e até mesmo emissão de boletos.

Ela possui soluções específicas para quem quer utilizar em seu negócio, podendo ser utilizado como banco e plataforma de cobrança ao mesmo tempo.

As plataformas acima já possuem tudo o que um professor particular precisa se ele dá aulas para alguns alunos e faz, ele  mesmo, as cobranças, não sendo necessário efetivamente gerenciar datas de vencimento, cobranças periódicas e automáticas, etc.

Precisa de um sistema de gerenciamento financeiro mais completo?

Se você já possui vários alunos, está expandindo e já precisa até mesmo ter alguns colegas em parceria para dar conta de sua demanda, pode ser que precise de uma solução mais robusta, que lhe permita gerir um maior número de pessoas e situações.

Abaixo te apresentamos algumas opções mais completas, para quem já possui mais alunos e está expandindo seu negócio, para, quem sabe, se tornar uma espécie de Escola de Idiomas Online.

1. Cobrança Recorrente com Recurly

Para professores particulares que trabalham com aulas regulares ou pacotes de ensino, o Recurly pode ser uma excelente opção. 

Esta plataforma oferece serviços de cobrança recorrente, permitindo que os professores configurem planos de pagamento automáticos para seus alunos. 

Com o Recurly, os professores podem definir a frequência e o valor das cobranças, facilitando a gestão financeira e garantindo um fluxo de caixa constante.

2. Plano de Assinaturas com Stripe

O Stripe é uma plataforma de pagamentos online que oferece uma variedade de recursos para facilitar a cobrança de honorários. 

Uma das funcionalidades mais úteis para professores particulares é o plano de assinaturas, que permite que eles criem planos de pagamento recorrentes para seus alunos, como no Recurly.

A difererença é que no Stripe, os professores podem configurar assinaturas com frequências mais variadas: mensais, trimestrais ou anuais, podendo ser feito um melhor planejamento.

Ainda são apresentados recursos e aplicativos diversos que permitem a criação de uma verdadeira infraestrutura de pagamentos digitais.

Conclusão

Em suma, as plataformas financeiras mencionadas acima oferecem soluções sob medida para os desafios enfrentados pelos professores particulares na gestão financeira. 

Seja através da geração de boletos, cobrança recorrente ou planos de assinaturas, essas plataformas proporcionam mais praticidade, eficiência e controle sobre as finanças, permitindo que os professores se concentrem no que realmente importa: o ensino de qualidade para seus alunos. 

Experimente algumas dessas opções e descubra qual melhor se adapta às suas necessidades específicas.

Gostou das nossas dicas financeiras para professores particulares? Continue acompanhando a editoria de Business do nosso blog.

Tags