Como cobrar de alunos inadimplentes?

Como cobrar de alunos inadimplentes?

Como cobrar de alunos inadimplentes?

Business Mar 17, 2023

Infelizmente é comum que aconteça o inadimplemento por parte de alguns alunos, isso faz parte do jogo.

Muitas vezes a inadimplência é acidental e você precisa ter empatia e entender o lado do aluno, mas, mesmo assim, você precisa saber negociar e chegar a uma solução satisfatória para ambos.

Neste artigo vamos mostrar como você pode cobrar alunos inadimplentes e - melhor ainda - vamos te mostrar estratégias para evitar que a inadimplência ocorra.

Então, quer aprender de vez como cobrar alunos inadimplentes e aprender a evitar atrasos e inadimplência? Vem com a gente até o final deste artigo! Aqui você vai descobrir que para lidar com alunos inadimplentes você precisa:

Ter um contrato é obrigatório!
Não cobre por hora aula
Receba antes de dar a aula
Coloque no contrato os efeitos da inadimplência
Converse com o aluno inadimplente e entre em acordo
Nunca constranja seu aluno inadimplente
Recorra aos meios legais
Terceirize a cobrança
Explore as diferentes formas de pagamento

Ter um contrato é obrigatório!

É essencial ter um contrato firmado com seu aluno, pois, conforme o ditado: o combinado não sai caro.

Do contrato constam as formas de pagamento, número de aulas e datas de vencimento, entre outros detalhes.

É possível estipular um desconto por pagamento pontual, bem como uma multa por atraso, o que possui um poder coercitivo muito eficiente.

Além disso, na pior das hipóteses - se o aluno insistir no inadimplemento - você tem como recorrer às medidas legais de forma muito mais fácil e efetiva.

Não cobre por hora aula

Trabalhe com mensalidades e tenha um plano de ensino e diferentes cursos para oferecer a seu aluno.

Cobre um valor justo e garanta também um bom resultado para quem estudar com você.

Prometa algum resultado realista e ao final do curso mostre para seu aluno o avanço que ele obteve; isso tudo pode constar do contrato e com certeza vai fazer com que o aluno dê mais valor ao seu trabalho.

Já temos um artigo inteiro mostrando os motivos de não ter sua atividade baseada no valor da hora aula, dê uma olhada.

Receba antes de dar a aula

A forma mais simples de evitar a inadimplência é simplesmente só dar aula depois de ter recebido.

Pode parecer estranho e talvez você se sinta constrangido por “negar uma aula” para um aluno, mas é só a ordem natural das coisas e isso é muito mais comum e corriqueiro do que você pode imaginar.

Por exemplo, nas academias você paga para poder começar a utilizar o espaço, a maioria dos clubes também funciona da mesma forma e colocam catracas que simplesmente travam caso o aluno esteja inadimplente.

Coloque no contrato os efeitos da inadimplência

Se você fizer constar do contrato que só dará aulas para o aluno que esteja devidamente adimplente, você só estará exercendo seu direito no momento em que se negar a dar aula sem o pagamento prévio.

Essa negativa não constitui qualquer tipo de conduta vexatória e não deveria gerar nenhum tipo de insatisfação por parte do aluno.

É o que, no direito, se chama, exceção pelo contrato não cumprido, que nada mais é do que algo muito óbvio: você só pode exigir o cumprimento de uma obrigação contratual a partir do momento em que você cumpriu a sua parte.

Converse com o aluno inadimplente e entre em acordo

Antes de fazer qualquer tipo de cobrança, converse com seu aluno e entenda porque ele está inadimplente.

Se você deixou bem claro que o pagamento deve anteceder a aula, caso ele compareça ao encontro, você terá o momento perfeito para mostrar que ele está inadimplente e perguntar o que está acontecendo.

Dependendo dos motivos apresentados, você pode fazer uma renegociação para receber de alguma outra forma ou então, se não houver outra solução, pode suspender as aulas.

Nunca constranja seu aluno inadimplente

Em nenhuma hipótese cobre o aluno na frente de outras pessoas, conhecidas ou desconhecidas.

Isso sim pode ser considerado como uma conduta vexatória que pode até mesmo configurar um ato ilícito e gerar danos morais para seu aluno.

O fato de o aluno não ter cumprido sua parte não lhe dá o direito de ser agressivo, incisivo ou mesmo querer humilhá-lo - espero que nada disso nunca tenha sequer passado por sua cabeça, mas vale a pena deixar bem claro.

Recorra aos meios legais

Caso não tenha outro jeito, haja insistência na inadimplência e você não consiga receber amigavelmente de seu aluno, só lhe restará recorrer aos meios legais.

O primeiro deles é o protesto, que gera alguns efeitos legais - como a constituição do devedor em mora (atraso) e o começo de incidência de multa e juros - além de possuir um forte caráter coercitivo.

O protesto é realizado em cartórios de protesto de títulos, basta comparecer ao cartório com seus documentos pessoais e com o título que vai ser protestado.

O Poder Judiciário, por meio dos Juizados Especiais Cíveis são o outro recurso que você pode utilizar, basta comparecer a um cartório dos juizados especiais e perguntar como você pode proceder à execução do contrato.

Terceirize a cobrança

Outra boa opção é a terceirização da cobrança.

Hoje existem diversas empresas confiáveis que terceirizam a cobrança de dívidas e que podem ser contratadas para realizar este trabalho por você.

A terceirização é uma excelente opção para algumas empresas e pessoas, mas é necessário fazer o cálculo de custo x benefício, para saber se o custo do investimento da contratação da terceirização vai compensar a demanda de inadimplência que você tem atualmente.

Pesquise as opções de empresas que atuam na sua região e veja se vale a pena para você.

Explore as diferentes formas de pagamento

Há ainda a opção de parcelamento no cartão de crédito e o uso da cobrança recorrente, que sequer atinge o limite do cartão de crédito do aluno.

E este tipo de cobrança pode ser feito de forma simples, basta ter uma operadora de crédito que lhe forneça uma maquininha que possui este serviço.

Você vai passar o cartão do aluno e escolher a forma recorrente de cobrança e o período de recorrência.

No futuro, caso seja preciso encerrar antes do combinado, basta fazer o cancelamento da recorrência.

Desta forma o seu recebimento fica garantido por parte da operadora de cartão de crédito, sendo que qualquer necessidade de cobrança por inadimplemento passa a ser responsabilidade da operadora, você já não vai ter nada a ver com isso… bom demais não é?

Agora você já sabe como cobrar alunos inadimplentes. Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você! Se esse artigo te ajudou, compartilhe com seus colegas e se inscreva na nossa newsletter para receber conteúdos como este no seu e-mail. Até a próxima!

Tags