Benefícios da pedagogia ativa no ensino de inglês

Benefícios da pedagogia ativa no ensino de inglês

Benefícios da pedagogia ativa no ensino de inglês

Metodologias Jan 4, 2023

Ter um método para ensinar inglês é imprescindível, pois, se você não sabe como fazer para chegar a um objetivo, é muito difícil que você consiga efetivamente alcançá-lo.

Um método é exatamente isso, um caminho a ser seguido para se chegar a um fim. O método é como um mapa que nos guia, fazendo com que não nos percamos e com que possamos chegar ao nosso objetivo de maneira mais rápida.

Logo, ensinar sem método pode não ser a escolha mais inteligente... concorda?

Existem diversos métodos que podem ser utilizados para ensinar inglês. Mas, então, qual seria o melhor método?

Tratando-se de métodos de ensino, têm se destacado as metodologias da pedagogia ativa, onde o aluno é estimulado a ter maior autonomia de aprendizado, sendo o protagonista, o ator principal do processo de aprendizado.

Quer entender melhor os benefícios da pedagogia ativa no ensino do inglês? Então vem com a gente!

O que é a pedagogia ativa?
Benefícios da pedagogia ativa para o ensino de inglês
Uso da tecnologia na pedagogia ativa
Plataforma para o ensino de Inglês

O que é a pedagogia ativa?

A pedagogia ativa é uma metodologia que leva em conta a pessoa do aluno, buscando conhecer seus interesses de vida para incluir o aprendizado na vida do aluno.

É um descolamento das metodologias tradicionais de ensino, que eram completamente engessadas e padronizadas, buscando ensinar uma mesma matéria, sempre da mesma forma para pessoas que são completamente diferentes umas das outras – herança da Era Industrial.

Na pedagogia ativa os alunos são estimulados a descobrirem as formas que mais gostam de aprender e incentivados a se utilizar destas formas para que alcancem o objetivo da aprendizagem.

É uma metodologia de ensino que busca ser mais individualizada e se preocupa com os conhecimentos e interesses prévios do aluno, levando em consideração o fato de que as pessoas são diferentes e a forma que uma tem de aprender não é necessariamente a mesma que as outras. Muito mais compatível com a Era Digital, não é mesmo?

Para aprender inglês, por exemplo, há alunos que sentem mais facilidade assistindo vídeos, seriados, filmes, entre outros materiais audiovisuais; enquanto outros preferem estudar gramática e resolver exercícios por escrito. Por que não permitir que cada um estude da forma que preferir?

Desde que todos consigam chegar ao objetivo de aprendizado almejado, não há prejuízo nenhum para os envolvidos.

É exatamente este o papel do professor nesta metodologia, coordenar os meios de aprendizagem para garantir que os alunos alcancem o objetivo pretendido, independentemente dos meios e formas de aprendizado que eles escolheram.

Benefícios da pedagogia ativa para o ensino de inglês

A pedagogia ativa estimula a autonomia e a iniciativa dos alunos, que são incentivados a procurar informações e formas de aprender que lhes agradem mais. Isso faz com que os alunos desenvolvam mais confiança e aptidão para resolução de problemas.

O professor passa a compreender e valorizar a sua carreira, buscando novas formas de interagir e coordenar o aprendizado dos alunos, dentro e fora da sala de aula, pois a inovação e a criatividade são estimuladas para todos, não somente para os alunos.

Outro grande benefício está na atração da atenção e retenção do interesse dos alunos, haja vista que, como são os próprios alunos que escolhem as formas de aprendizado que vão utilizar, é bem mais provável que se sintam estimulados a continuar estudando, uma vez que eles tendem a escolher a que mais lhes agrada e que mais atrai seus interesses.

As instituições educacionais e os professores que adotam a Metodologia da Pedagogia Ativa também contam com maior reconhecimento do mercado e a potencialização da atração, captação e retenção dos alunos, pois é uma metodologia que está em tendência de crescimento e com o valor se tornando cada vez mais percebido pelos alunos.

Portanto, pode-se concluir que os benefícios da pedagogia ativa para o ensino de inglês residem no fato de que os alunos, mais responsáveis pela própria aprendizagem, tendem a engajar mais e a descobrir os meios mais eficazes para o próprio aprendizado, contando com o apoio do professor neste processo que assume um novo papel: o de mediador da aprendizagem.

Uso da tecnologia na pedagogia ativa

O uso da tecnologia combina perfeitamente com a pedagogia ativa, pois as novas tecnologias se tornaram a principal fonte de pesquisa e aprendizado dos alunos.

Pesquisas no Google, vídeos no Youtube e a interação pelas redes sociais são, hoje, fontes primárias do aprendizado do inglês.

Sem contar com as diversas formas de comunicação instantânea que permite a interação de alunos brasileiros com alunos de qualquer lugar do mundo, inclusive falantes nativos da língua inglesa, que podem participar de reuniões virtuais e conversas em tempo real.

Além disso, há inúmeros materiais especificamente destinados para o aprendizado do inglês, sejam cursos online de inglês por vídeo, desenhos animados com foco no ensino do inglês, exercícios online de áudio e pronúncia e até mesmo aplicativos especificamente desenvolvidos para isso, como o Duolingo, por exemplo.

Certamente, as ferramentas tecnológicas que mais se destacam são aquelas desenvolvidas especificamente para o ensino do inglês e que ainda contempla a importância do professor no ensino desta matéria, garantindo a ele o local de destaque que ele merece.

É o que vamos conhecer a seguir.

Plataforma para o ensino de Inglês

Hoje já existem plataformas específicas para o ensino do inglês, que já são embasadas justamente na Pedagogia Ativa, pois estimulam o aluno a estudar por conta própria e desenvolver seu aprendizado de forma mais autônoma.

É o caso da Flexge, plataforma de inglês desenvolvida para professores e que possui milhares de exercícios que estimulam o aluno a continuar estudando por conta própria, mesmo fora do horário de aula, mas que, ao mesmo tempo, dão suporte ao professor para que coordene o aprendizado por meio da análise de dados gerados a partir da interação dos alunos com a plataforma.

Nossa ferramenta foi desenvolvida para alinhar a tríade {professor+aluno+tecnologia} em um mesmo ambiente, contando com diversas funcionalidades e estratégias, como a gamificação, para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz.

Isso estimula a autonomia do aluno e, ao mesmo tempo, tem no professor um guia e coordenador das atividades, alguém que vai garantir o melhor uso da ferramenta e avaliar se o objetivo realmente foi alcançado. Que tal conhecer a nossa solução para o ensino de inglês? Visite nosso site e faça uma demonstração grátis para ver como a pedagogia ativa e a tecnologia podem aprimorar seu ensino de inglês.

Tags