Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais no ensino de Inglês

Saiba como usar metodologias ativas aliadas à tecnologia pode ser vantajoso para o ensino de um novo idioma.

Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais no ensino de Inglês

Hoje é praticamente impossível pensar em uma educação distante da tecnologia. Para um ensino de qualidade e que atenda às demandas da sociedade, o uso das tecnologias digitais em sala de aula se tornou indispensável.

Mas usar a tecnologia apenas por usar, sem pensar na metodologia por trás e nas práticas pedagógicas não é muito eficiente. Por isso, o ideal é aliar o uso da tecnologia digital com metodologias de ensino eficientes, como as metodologias ativas de aprendizagem. Você sabe o que são elas?

As metodologias ativas de aprendizagem são métodos de ensino que colocam o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, estimulando a autonomia e a responsabilidade dele quanto ao próprio aprendizado.

Neste artigo você conhecerá alguns exemplos de metodologias ativas e  descobrir como você pode conciliá-las com o uso de tecnologias digitais para um ensino de inglês mais eficiente. Boa leitura!

Metodologias Ativas com uso de Tecnologias Digitais
Vantagens de ensinar inglês com Metodologias Ativas e Tecnologia
TBL - Team-based learning
Flipped Classroom

Metodologias Ativas com uso de Tecnologias Digitais

A combinação das metodologias ativas com uso de tecnologias digitais é verdadeiramente eficiente para um ensino de qualidade.

Primeiro porque tanto as metodologias ativas, quanto as tecnologias digitais por si só já aprimoram o processo de ensino-aprendizagem. Unir esses dois elementos potencializa em larga escala o aprendizado do aluno.

A tecnologia proporciona meios qualificados para a aquisição do conhecimento, enquanto as metodologias ativas desenvolvem nos alunos as habilidades necessárias para o bom proveito do processo de aprendizagem.

Além disso, essa combinação está alinhada ao novo perfil dos alunos, que são nativos digitais, acostumados com tecnologias digitais nas mais diversas atividades cotidianas e que também sabem que qualquer informação está disponível a um clique de distância.

Colocar o professor no centro do processo de ensino-aprendizagem, repassando o conhecimento de forma essencialmente expositiva, não é a melhor opção nesse novo contexto social.

A adoção de metodologias ativas aliadas ao uso das tecnologias digitais é uma excelente prática que você pode adotar enquanto professor e tornar suas aulas mais interessantes, eficientes, dinâmicas e inesquecíveis!

Quer saber como usar metodologias ativas com tecnologias digitais nas suas aulas de inglês? Continue lendo esse artigo!

Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais no ensino de Inglês: criança com um tablet
Conheça os benefícios de usar Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais no ensino de Inglês

Vantagens de ensinar inglês com Metodologias Ativas e Tecnologia

As metodologias ativas de aprendizagem buscam a transformação do ensino tradicional em um processo mais focado no protagonismo do estudante para a construção do próprio conhecimento.

Isso aproxima os alunos de suas atividades profissionais e dos desafios que terá que lidar em seu dia a dia, preparando-o melhor para o futuro.

Seja no ensino de inglês presencial ou remoto (online), a escolha da metodologia para ensinar seus alunos é elemento decisivo para o sucesso do ensino. Um professor sem um bom método de ensino demora muito mais para desenvolver seus alunos do que um professor mediano com método eficiente.

Optar pela utilização das metodologias ativas, tornando os alunos o foco do processo, aumentando a participação deles, deixando a aula mais dinâmica e estimulando a criatividade ao tirar a centralização do professor só traz benefícios ao ensino.

No mesmo sentido, o uso da tecnologia na sala de aula é muito mais proveitoso quando combinado com tais metodologias. Afinal, ao utilizar a tecnologia somente com um suporte para continuar ensinando da mesma forma, como trocar o quadro negro por um quadro digital, somente otimiza o lado do professor, apresentando pouco (ou nenhum) impacto na aprendizagem do aluno.

As práticas pedagógicas desenvolvidas através de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais proporcionam que o estudante participe ativamente do seu processo de aprendizagem, trabalhando autonomia, responsabilidade, proatividade, trabalho em equipe e independência.

No aprendizado de um novo idioma, essa postura proativa e responsável pode ser decisiva para o alcance dos objetivos, uma vez que a dedicação do aluno é fator determinante para a aprendizagem e, por se tratar de um aprendizado normalmente extracurricular, pode encontrar maior resistência por parte dos aprendizes.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de aliar metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, conheça dois exemplos de metodologias ativas que você pode aplicar em suas aulas com tecnologia:

TBL - Team-based learning

O Team-Based Learning (TBL) é um método de ensino pautado na aprendizagem ativa, que visa a construção de um ambiente cooperativo na sala de aula, e para isso promove a interação entre os alunos na solução de um problema proposto pelo professor.

A discussão em fóruns online, realização de seminários e debates para resolução de problemas propostos pelo professor são algumas formas de aplicar essa metodologia ativa com tecnologia para ensinar inglês.

Você pode, por exemplo, propor que seus alunos divididos em grupos criem uma empresa fictícia e gravem um vídeo com um pitch em inglês para treinar vocabulários sobre negócios.

Ou pode propor uma pesquisa para descobrir a origem de determinado termo e debater sobre o assunto em grupos. As possibilidades são muitas!

Flipped Classroom

A Sala de Aula Invertida (flipped classroom) é uma metodologia ativa de aprendizagem que inverte a ordem das atividades do modelo tradicional de ensino.

Nesta abordagem, o aluno estuda o conteúdo em casa antes da aula e, em sala, discute o que aprendeu e tira as dúvidas com professores e colegas.

Assim, para aliar essa metodologia à tecnologia, você pode propor a seus alunos pesquisas online, passar algum vídeo para eles assistirem ou algum jogo relacionado ao conteúdo da sua aula futura.

O uso de plataformas digitais com exercícios de inglês online, como a Flexge, também é uma ótima opção para a sala de aula invertida.

Independentemente da metodologia ou tecnologia que você escolher para ensinar inglês, saiba que nós da Flexge podemos ajudar você com nossas soluções ideais para o ensino desse idioma na Era Digital. Visite nosso site para saber mais!

Se quiser continuar aprendendo sobre as metodologias ativas e uso de tecnologias digitais no ensino de inglês, assine nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos sobre o tema. Até a próxima!

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos do Blog no seu e-mail.