Descubra o que precisa para dar aula de inglês.

Descubra o que precisa para dar aula de inglês

Você sabe o que precisa para dar aula de inglês?

Business Jul 14, 2022

Estamos vivendo numa época de expressiva exportação de mão de obra. Especialmente (mas não de forma exclusiva) no setor de tecnologia.

Profissionais brasileiros estão sendo contratados em larga escala por empresas estrangeiras e na maioria das vezes a proficiência na língua inglesa é exigida.

De igual modo, a necessidade de falar inglês se torna cada vez mais fundamental à medida que as barreiras físicas são derrubadas pela internet e o mundo se transforma em uma grande aldeia global.

Neste cenário em que aprender inglês é uma demanda que só aumenta, ser professor de inglês se apresenta como uma ótima oportunidade para aqueles que já dominam o idioma.

Mas você sabe o que precisa para dar aula de inglês? É necessário cursar uma faculdade ou ter algum certificado específico? Bom, isso é o que vamos tentar responder neste artigo.

Se você quer saber quem pode dar aula de inglês no Brasil continue lendo! Aqui você vai descobrir:

Precisa de diploma para dar aula de inglês?
Quem não é professor pode dar aula?
O que precisa para dar aula de inglês

>> Leia também: [GUIA COMPLETO] Como começar a dar aulas particulares de inglês

Precisa de diploma para dar aula de inglês?

Se você quer ser professor particular, não precisa de diploma para dar aula de inglês. Basta dominar a língua e ter no currículo algo que permita a seus alunos confiarem na sua habilidade para ensinar inglês, como um intercâmbio, certificação internacional ou conclusão de curso em algum Centro de Idiomas.

Ao ensinar inglês de forma particular, é interessante que você combine com seu aluno qual será a certificação que ele gostaria de tirar para prepará-lo para o exame de proficiência específico e, dessa forma, comprovar o nível de proficiência que ele adquiriu a partir do seu ensino.

>> Leia também: Como fazer um teste de nivelamento em inglês para seus alunos

Para lecionar em Centros de Idiomas, em algumas instituições, um diploma também não será exigido.

Na verdade, escolas de idiomas não costumam fazer tal exigência, mesmo porque você também pode dominar uma língua a partir de outras experiências, como morar um tempo no exterior, fazer intercâmbio ou estudar em um Centro de Idiomas.

Quem não é professor pode dar aula?

Sim! Tratando-se de aulas particulares e até mesmo em escolas de idiomas, você não precisa ser um professor graduado com diploma em licenciatura ou pedagogia para ensinar inglês.

É claro que você precisa entender sobre pedagogia e métodos de ensino, se não, como irá dar aulas?

Mas diferente do que acontece com outras profissões, como a de Médico, Engenheiro e Advogado, a formação na área não é obrigatória e o exercício da mesma sem diploma não configura crime ou infração civil.

Logo, se você não é professor mas sabe falar inglês muito bem e quer começar a dar aulas, já tem tudo o que é preciso para dar aula de inglês: domínio do idioma e vontade de ensinar!

Será que é só isso mesmo que precisa para dar aula de inglês? Descubra a seguir!

O que precisa para dar aula de inglês

Como você viu até aqui, um diploma de Letras, pedagogia ou licenciatura não é obrigatório caso você queira dar aula de inglês particular ou em Centro de Idiomas.

Até por isso, boa parte das pessoas que se propõe a dar aulas de inglês é:

  • alguém que já morou algum tempo em país cujo inglês é a língua materna;
  • estudante que já tiveram uma experiência no exterior (intercâmbio);
  • nativos de países anglófonos ou bilíngues com dupla nacionalidade.

Mas você não precisa se encaixar em um desses perfis para dar aula de inglês. Já falamos antes: para dar aula de inglês basta dominar o idioma e querer ensinar!

No entanto, sabemos que não é tão simples assim, concorda? São necessários alguns requisitos a mais para ensinar inglês de forma efetiva. Quer saber quais são? Confira a seguir!

1. Domínio das quatro habilidades linguísticas (language skills)

Parece óbvio, mas não é tão incomum encontrar pessoas dando aula de inglês, falando apenas em português, por não se sentirem seguras quanto à pronúncia na língua…

Para ensinar inglês, ensinar de verdade, você precisa dominar as quatro habilidades linguísticas:

  • leitura (reading)
  • escuta (listening)
  • escrita (writing)
  • fala (speaking)

Além disso, é importante que o seu grau de domínio dessas habilidades seja avançado, ou seja, ser fluente no idioma.

Isso porque você precisa estar preparado para ajudar o seu aluno a avançar na busca pela fluência e o seu limite de proficiência será um impeditivo para esse objetivo.

E se eu for apenas intermediário e quiser ensinar alguém iniciante? Bom, se você conseguir um aluno que, sabendo do seu nível de proficiência, queira aprender com você, tudo bem! Seu nível de proficiência não impede que você dê aulas para ele.

Mas tome cuidado: por uma questão ética e moral, você deve se certificar de que o aluno sabe de fato qual é o seu nível de proficiência e o que isso representa.

2. Certificação Internacional

Isso é um pré-requisito para dar aula de inglês? Depende.

Como falei anteriormente, se você conseguir um aluno que contrate suas aulas com base na confiança e não precise de uma certificação que comprove sua proficiência, tudo bem.

Agora, muito provavelmente, se você não tiver uma certificação, dificilmente conquistará alunos. Afinal, para captar alunos você precisa ter um bom currículo e comprovar autoridade no idioma.

Para isso, nada melhor do que um Certificado de Proficiência Internacional, como:

  • International English Language Testing System - IELTS
  • Test of English for International Communication - TOEIC
  • Test of English as a Foreign Language - TOEFL

Se você domina o idioma – o que é preciso para dar aula de inglês –, tirar seu certificado de proficiência não deve ser nenhum grande desafio. Além do mais, ter uma certificação ainda possibilita que você precifique melhor as suas aulas.

3. Ter um método de ensino

Então você é fluente em inglês e possui um certificado internacional de proficiência no idioma. Mas será que isso já é tudo o que precisa para dar aula de inglês?

Pode até ser. Mas o fato é que, sem um método de ensino, dificilmente você será um bom professor de inglês.

Logo, especialmente se você não possuir uma formação em pedagogia ou licenciatura, é muito importante que você estude a teoria do ensino, metodologias e abordagens, ficando apto a desenvolver seu próprio jeito de ensinar inglês.

>> Leia também: Métodos para ensinar inglês que você precisa conhecer

4. Qualificação profissional

Por fim, a constante busca em ser um profissional melhor é o que vai levar você mais longe no ensino de inglês.

Para se tornar um professor de inglês cada vez melhor, você pode:

  • investir na sua formação (fazer cursos de capacitação, participar de workshops, encontros, etc.);
  • ler livros de metodologia e teoria pedagógica para estudar sobre o processo de ensino e aprendizado de uma segunda língua;
  • criar networking com os profissionais da área e compartilhar conhecimento e experiências com essas pessoas;
  • afiliar-se a associações de professores de inglês (Braz-TESOL, por exemplo) e acompanhar as atividades realizadas por elas.

Espero que esse artigo tenha esclarecido para você o que precisa para dar aula de inglês. Aqui no Blog Flexge temos vários conteúdos que podem ajudar você a se desenvolver enquanto professor de inglês. Assine nossa newsletter para receber esses conteúdos no seu e-mail!

Tags