Como fazer um teste de nivelamento em inglês para seus alunos

Metodologias Jul 13, 2022

Teste de nivelamento, ou placement test é uma prova que tem o objetivo de verificar o domínio que o aluno tem das habilidades linguísticas (fala, escuta, escrita e leitura) daquele idioma.

Por meio dessa avaliação, o professor consegue saber a partir de qual ponto no processo de ensino-aprendizagem da língua ele deve iniciar com aquele aluno.

Bem como, os testes de nivelamento permitem mensurar a evolução do aluno rumo à fluência, e por isso pode ser aplicado com frequência pelo professor, como você descobrirá adiante.

Se você é professor de inglês e tem dúvidas quanto ao teste de nivelamento CEFR, não sabe como e quando aplicar um teste de nivelamento, esse artigo é para você!

Aqui você vai descobrir:

Teste de nivelamento CEFR: entenda os níveis  
Como aplicar um teste de nivelamento em inglês? 
Quando aplicar um teste de nivelamento para meus alunos? 

>>> LEIA TAMBÉM: Por que fazer teste de nivelamento dos seus alunos é tão importante

Teste de nivelamento CEFR: entenda os níveis

O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas – QCERL ou, em inglês, Common European Framework of Reference for Languages – CEFR é utilizado no mundo todo para descrever as habilidades de um aluno na língua, uma vez que permite medir o nível de compreensão e expressão oral e escrita.

Trata-se de um parâmetro internacional que padroniza a proficiência dos idiomas em níveis. É, assim, uma forma de descrever quão bem você fala e entende uma língua estrangeira.

Segundo o CEFR, os alunos podem ser classificados em três grandes categorias (chamados de CEFR levels) e estas se desdobram em duas subdivisões:

  • A (Basic, ou Utilizador Básico) - subdivisões: A1 e A2
  • B (Independent, ou Utilizador Independente) - subdivisões: B1 e B2
  • C (Proficient, ou Utilizador Proficiente) - subdivisões: C1 e C2

Mas o que cada uma dessas classificações do teste de nivelamento CEFR representa? Isso você já vai entender.

A1 - Iniciante

  • Compreensão: consegue compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas.
  • Fala: é capaz de apresentar-se e apresentar outras pessoas. Também é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem.
  • Aplicação: Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

A2 - Básico

  • Compreensão: É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante).
  • Fala: É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.
  • Aplicação: Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

B1 - Intermediário

  • Compreensão: É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.).
  • Fala: É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal.
  • Aplicação: Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

B2 - Usuário Independente

  • Compreensão: É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
  • Fala: É capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte.
  • Aplicação: É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

C1 - Proficiência operativa eficaz

  • Compreensão: É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.
  • Fala: É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras.
  • Aplicação: É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

C2 - Domínio Pleno

  • Compreensão: É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê.
  • Fala: É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente.
  • Aplicação: É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

Existem vários tipos de exames que visam verificar qual é o nível de proficiência dos estudantes do idioma. Mas você sabia que não é preciso procurar uma instituição para nivelar seus alunos?

Isso mesmo! Você enquanto professor de inglês também pode aplicar um teste de nivelamento nos seus alunos. Continue lendo para descobrir como!

Como aplicar um teste de nivelamento em inglês?

Você com certeza já conhece as provas de certificação de proficiência em inglês. Muitos alunos iniciam a aprendizagem do idioma já com a intenção de tirar referidas certificações porque possuem um objetivo com isso:

  • fazer intercâmbio;
  • conquistar uma vaga de emprego;
  • fazer um mestrado ou doutorado no exterior;
  • e por aí vai!

Mas antes de realizar a prova de certificação, o aluno precisa saber qual é o nível de proficiência dele para iniciar os estudos. Para isso, você enquanto professor de inglês precisa saber como nivelar seu aluno.

A primeira coisa que você deve saber é entender bem as características de cada um dos níveis do CEFR que explicamos anteriormente. Se ainda não os compreendeu a fundo, aconselho que volte duas casas e leia o tópico anterior mais uma vez.

Uma vez que você domine as habilidades que cada nível do CEFR representa, você precisa formular um teste que permita avaliar essas habilidades.

É possível fazer isso tanto de forma oral, como através de prova escrita, quanto por meio de aplicativos e plataformas disponíveis na internet. Basta jogar “teste de nivelamento online” no Google que ele te mostrará diversas opções. Experimente!

Independentemente do formato que você escolher para aplicar um teste de nivelamento em inglês para seus alunos, é importante que você consiga identificar através dele quais habilidades e o nível de domínio que o aluno possui.

Quando aplicar um teste de nivelamento para meus alunos?

Engana-se quem acredita que os testes de nivelamento de inglês somente se aplicam antes de iniciar os estudos.

Aplicar testes de nivelamento constantemente faz com que:

  • o aluno acompanhe a própria evolução, percebendo como o seu grau de proficiência está aumentando ao longo do tempo;
  • o aluno fique mais engajado, e foque em melhorar seu nível até a próxima avaliação;
  • você consiga medir o resultado do seu trabalho;
  • você identifique eventuais gaps na aprendizagem do aluno.

Por isso, os melhores momentos para aplicar testes de nivelamentos de inglês para seus alunos é no antes de iniciar o processo de aprendizagem com ele, logo após ou até mesmo antes da contratação de suas aulas e, também, durante o trajeto que vocês percorrerem juntos, com a frequência que você achar mais conveniente.

Caso você seja um professor iniciante e se sinta inseguro para aplicar um teste de nivelamento em seus alunos, você pode contar com a ajuda da Flexge!

Dentre as funcionalidades e ferramentas que desenvolvemos para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de inglês, uma das preferidas dos nossos professores parceiros é justamente o placement test, que pode tanto ser usados com seus alunos atuais, como uma forma para captar novos alunos.

Quer saber mais sobre como o teste de nivelamento da Flexge funciona? Entre em contato com nosso time! Clique aqui para acessar nosso site e envie suas dúvidas nos nossos canais de comunicação.

Neste artigo tentamos explicar para você como fazer um teste de nivelamento em inglês. Se ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto, deixe seu comentário neste artigo que nosso time de Teachers vai ajudar você!

Tags