5 Jogos digitais para Ensinar Inglês

Jogos digitais para Ensinar Inglês 

5 Jogos digitais para Ensinar Inglês

Tecnologia Oct 19, 2022

Aprender inglês às vezes pode ser uma tarefa um pouco difícil. Assim, como planejar um plano de aula em inglês para o aluno também pode ser uma tarefa um pouco complicada.

Mas há jogos digitais para ensinar inglês grátis que facilitam muito o aprendizado do aluno e o planejamento do professor.

A partir disso, o aluno consegue aprender de forma mais descontraída e interessante. Então, com certeza, vale a pena ensinar inglês em sala de aula através de jogos.

Se você está em busca de sugestões de jogos para ensinar inglês, encontrou! Confira nossa lista:

Jogos para ensinar inglês em sala de aula
1. Word Whomp HD
2. ESL Games Plus
3. Games to Learn English
4. Draw Something
5. WordBrain
Conclusão

Jogos para ensinar inglês em sala de aula

No mercado digital, é possível encontrar diferentes jogos digitais como Word Whomp HD, ESL Games, Games to learn english, draw something e wordbrain.

Enfim, esses são jogos bastante conhecidos e podem ser colocados dentro do planejamento do professor para ensinar aos seus alunos com atividades dinâmicas.

Além disso, são jogos digitais excelentes e que facilitam o aprendizado do aluno, visto que ele consegue aprender o inglês de forma mais informal e descontraída, facilitando a aprendizagem e tornando o processo muito mais fluido.

Continue lendo para conhecer nossas sugestões de jogos digitais para ensinar inglês.

1. Word Whomp HD

O jogo digital word whomp HD é um jogo de palavras gratuito e pode ser utilizado para ensinar gramática. Então, enquanto o aluno joga, automaticamente ele está tendo contato com outro idioma, visto que o Word Whomp HD é um jogo em inglês.

Esse jogo pode ser utilizado tanto para crianças quanto para adolescentes. Além disso, é um jogo bastante fácil de ser jogado.

Até por isso, ele se torna um jogo didático e ao mesmo tempo divertido, onde a atenção do aluno também é apreendida.

Com esse jogo, o processo de aprendizagem do idioma fica mais dinâmico e o aluno nem percebe que está absorvendo novos vocabulários e estruturas gramaticais, internalizando o idioma de forma natural.

2. ESL Games plus

O ESL games plus possui jogos totalmente interativos, muito eficientes para a aprendizagem do idioma, porque o aluno interage de maneira significativa com o jogo.

Além disso, ele é um jogo excelente para aprender inglês: o aluno aprende através do jogo a língua mais falada em todo o planeta enquanto se diverte. Quer uma combinação melhor?

Com o ESL Games seu aluno aprende de forma divertida a gramática, vocabulário em inglês, estruturas de frases, compreensão auditiva, pronúncia, fonética e entre outros benefícios que o jogo traz ao aluno.

Desse modo, é uma forma do professor também conseguir prender a atenção do aluno, visto que ele é um jogo didático e bastante interativo.

Com certeza, é uma excelente forma de ensinar inglês. Outro ponto a ser ressaltado, é a capacidade de aprendizado e diversão que esse jogo tem, viabilizando uma absorção natural do idioma e aplicações práticas da língua inglesa durante a aprendizagem.

3. Games to Learn English

O Games to learn english oferece uma variada gama de jogos que você pode usar com seus alunos para ensinar inglês.

Isso porque quando o aluno tem contato com o jogo ele consegue praticar de forma divertida o novo idioma.

Em alguns jogos, o aluno observa as imagens e forma frases com as imagens vistas. Assim, ele aprende a gramática e a estrutura de frases. Em outros, ele pratica o listening e relaciona a palavra ouvida a uma imagem.

São vários tipos de exercícios que podem ser praticados trabalhando todas as quatro habilidades linguísticas.

4. Draw Something

O draw something é bastante popular mundialmente e se trata de um jogo que pode ser utilizado nas suas aulas de inglês, porque ao jogar o aluno entra em uma imersão de palavras, praticando o listening e exercitando seu vocabulário.

Assim, ele consegue aprender de forma divertida e interativa outro idioma fazendo desenhos conforme o pedido. Com isso, o aluno trabalha bastante a questão da criação e criatividade.

Outro ponto a ser ressaltado, é que o jogo disponibiliza um sistema de cargas de novas palavras, que estão sempre sendo atualizadas para o aluno desenhá-las.

Então, é realmente um jogo onde o aluno aprende tanto visualmente, quanto identifica palavras e realiza associações, facilitando o aprendizado da nova língua.

5. WordBrain

O jogo WordBrain é um jogo de raciocínio onde o aluno recebe um monte de letras embaralhadas e precisa formar palavras em inglês.  É gratuito e pode ser jogado em aplicativos de celular.

Nesse jogo, se o aluno conseguir conectar as peças e transformar as letras aleatórias em palavras, ele consegue passar para o próximo nível caso a palavra esteja correta.

É bastante desafiador e estimulante, pois o aluno precisa explorar ao máximo seu conhecimento de vocabulário em inglês.

Ao passar de nível, o grau de dificuldade aumenta e estimula ainda mais o conhecimento do aluno. Por isso, ele é um jogo excelente para ser utilizado em uma aula de inglês.

Conclusão

Muitos professores têm dúvidas sobre como ensinar inglês aos alunos de forma a engajá-los durante as aulas, sendo a gamificação e os próprios jogos uma técnica bastante utilizada no ensino deste idioma. Por isso, no mercado digital é possível encontrar jogos digitais para ensinar inglês grátis, facilitando a vida do professor e do aluno.

A partir disso, os jogos digitais como Word Whomp HD, ESL Games, Games to learn english, draw something e wordbrain são realmente excelentes e fazem toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem, visto que o aluno aprende o inglês de forma interativa, inteligente e descontraída.

No entanto, é importante ressaltar que é necessário conciliar os jogos com intenção pedagógica. Ao usar jogos em suas aulas, procure alinhar a atividade com os objetivos da aula, conteúdo e metas de aprendizagem para tirar melhor proveito deste momento.

Agora que você já conhece 5 jogos para ensinar inglês, que tal continuar aproveitando nossas dicas? Assine nossa newsletter para receber conteúdos em primeira mão no seu e-mail. Até a próxima!

Tags