A gamificação na educação: como engajar seus alunos de uma vez por todas

Em um mundo digital e globalizado, a gamificação se apresenta como uma ótima estratégia para conquistar a atenção e o engajamento dos estudantes. Descubra o que é e como utilizá-la em sala de aula!

A gamificação na educação: como engajar seus alunos de uma vez por todas

O termo gamificação se refere a aplicação de elementos de jogos (níveis, pontuação, fases) em atividades diversas, como na educação.

Não se trata apenas do uso de jogos propriamente ditos para outro objetivo que não seja entretenimento, mas sim de uso das dinâmicas e mecânicas dos jogos com o objetivo de engajar pessoas.

Neste artigo você vai entender o que é gamificação na educação, quais são seus benefícios e como ela pode ser aplicada no ensino de inglês. Boa leitura!

Gamificação: o que é?
O que é gamificação na educação e seus benefícios
Gamificação no ensino de inglês

Gamificação: o que é?

É importante ressaltar que a gamificação não se refere ao uso de jogos eletrônicos propriamente ditos.

“[Gamificação] é o uso de mecânicas baseadas em jogos, da sua estética e lógica, para engajar as pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas.” – Karl Kapp, autor de “The Gamification of Learning and Instruction e Play to Learn”

O significado do termo gamificação está relacionado ao uso das dinâmicas e mecânicas dos jogos com o objetivo de engajar pessoas.

Introduzindo elementos do mundo dos jogos, como desafios, pontuações, medalhas (badges/distintivos), regras, níveis de dificuldade, placares ou rankings, premiações, entre outros, o aluno avança no aprendizado, graças à sua imersão no conteúdo.

A dinâmica dos games permite ao estudante obter uma clara visão do seu progresso, o que acaba retroalimentando seu interesse, num círculo de estímulos que favorecem ao objetivo maior da aprendizagem.

A gamificação pode ser utilizada nos diversos níveis de escolaridade, dependendo da necessidade.

Incorporando o design de jogos e os demais elementos, as aulas se tornam mais atrativas, despertando o interesse, e muito mais divertidas, captando a atenção do aluno.

Existem muitos cases de plataformas que implementam a gamificação em diferentes áreas.

A tendência é que o modelo de educação vá sistematicamente sendo substituído por metodologias que atraiam o interesse dos alunos, se aproximando do mundo digital ao qual eles pertencem e promovendo seu maior envolvimento.

O que é gamificação na educação e seus benefícios

Um dos maiores desafios da educação na era digital talvez seja o de reter a atenção do aluno em sala de aula.

Tendo os estudantes acesso ilimitado às informações, os professores enfrentam uma verdadeira batalha cotidiana contra o bombardeio de estímulos que as crianças e jovens recebem.

Como garantir que os mesmos tenham contato com os tópicos necessários para sua educação e que ocorra a aprendizagem, nesta era da “economia da atenção”?

Em seu livro “Educ@r a (r)evolução digital na educação”, a professora Martha Gabriel levanta essa temática e faz algumas importantes reflexões.

Se captar e reter a atenção dos jovens já é tarefa desafiadora, conseguir seu engajamento nas atividades, torna o desafio ainda maior, uma vez que implica em motivar ao ponto de que ocorra uma ação em direção ao aprendizado.

Tanto a atenção quanto o engajamento das pessoas dependem da relevância que aquilo tem para elas, e essa relevância pode variar conforme o tempo e lugar.

Mas de que forma podem ser conquistadas a atenção e o engajamento dos alunos para temas que nem sempre lhes são naturalmente relevantes?

É essencial que a sala de aula se modernize. No entanto, não basta a simples troca dos recursos “antigos” por equipamentos eletrônicos, sem que o professor saiba como utilizá-los de maneira criativa e envolvente.

Uma das estratégias que podem ser adotadas no âmbito da educação para engajar os alunos é a chamada gamificação.

A atração por jogos é inerente ao ser humano e, ao jogar, o engajamento ocorre naturalmente.

Na educação, os jogos constituem um importante instrumento. Sua estrutura, envolvendo metas e objetivos e a dinâmica de superação de obstáculos, conduzem o aluno a um processo de intenso estímulo e engajamento.

A gamificação na educação incentiva o aluno pela diversão e entretenimento envolvidos.

Quando o estímulo é uma premiação, diz-se que há um estímulo positivo. Se for uma restrição, será um estímulo negativo.

Quanto mais relevante for a premiação ou restrição, mais eficiente será o estímulo, resultando num incentivo em direção à atenção e ao engajamento. E, no rol de estímulos positivos, a diversão se destaca.

Outro ponto a ser considerado na gamificação é a interface visual, já que a percepção visual estimula e capta a atenção.

Para tornar a gamificação ainda mais atrativa, deve-se incluir o componente conhecido por Storytelling, ou contação de histórias. Trata-se da criação de narrativas e personagens como estratégia para atrair a atenção e alcançar o engajamento.

Porém, dentre todos os elementos a serem considerados, a lógica do jogo é a principal. Ela faz com que as pessoas se envolvam e deem o melhor de si, intensificando os comportamentos competitivos, na busca de uma vitória.

Entre as vantagens da dinâmica de jogos, está a de estimular o indivíduo para a resolução de problemas, incentivando a colaboração.

A gamificação faz com que o aluno deseje se superar e esteja sempre apto a tentar novamente, quando falhar.

A crescente procura pela metodologia de gamificação no ensino, como vimos, decorre de suas inúmeras vantagens.

Entre elas podem ainda ser destacadas:

  • a fácil e rápida absorção de conteúdo, com melhor resultado no aprendizado;
  • mudança de comportamento por ser uma metodologia ativa;
  • diversão e engajamento, face às premiações;
  • desafios e competições saudáveis;
  • feedback imediato, o que aumenta a sensação de realização, superação e reconhecimento.

Veja agora como a gamificação pode tornar o ensino de inglês mais eficiente e engajar seus alunos de uma vez por todas!

Gamificação no ensino de inglês

A Flexge Global English é uma solução completa para o ensino de inglês, totalmente gamificada. Com uma série de exercícios que desafiam e engajam os estudantes, nosso material didático online incentiva os alunos a alcançarem melhores resultados.

O avanço na dinâmica do jogo forma uma trilha de aprendizado. O estudante sente que está jogando, diverte-se ao passo que é capturada sua atenção graças à metodologia envolvente, e o professor celebra o aprendizado ocorrido.

Porém, na estruturação do “jogo” deve ser tomado o cuidado de que o desafio não seja demasiadamente grande, nem pequeno, para que ocorra a motivação, progredindo nos níveis de dificuldade à medida que a pessoa vai desenvolvendo suas habilidades.

Por esse motivo, na Flexge é trabalhada a aprendizagem personalizada. Cada aluno faz exercícios de acordo com o seu nível de inglês, permitindo que, numa sala de aula com diferentes níveis de proficiência, os alunos recebam o estímulo adequado para ganharem confiança com o idioma.

Conheça nosso material didático online e veja como trabalhamos a gamificação no ensino do inglês!