4 benefícios da Gamificação na Educação Infantil. Foto de uma Professora com alunos olhando para um tablet.

4 benefícios da Gamificação na Educação Infantil

4 benefícios da Gamificação na Educação Infantil

Tecnologia Jan 5, 2022

Quantas vezes você tentou ensinar seus alunos, mas precisou gastar boa parte da aula tentando captar a atenção deles e acabou não conseguindo cumprir o planejado para aquele momento?

Principalmente quando se ensina o público infantil, captar e reter a atenção dos alunos pode ser bastante desafiador e muitos professores encontram dificuldades em transmitir os conteúdos por não conseguirem superar esse obstáculo.

Nesse ponto, a tecnologia se apresenta como uma ferramenta eficaz e, se utilizada com base em metodologias e técnicas eficientes, como a gamificação, apresenta excelentes resultados para o ensino de todos os públicos, especialmente para o infantil.

Quer saber as vantagens de utilizar a gamificação na Educação Infantil? Continue lendo!

O que é Gamificação
Gamificação e Tecnologia
Benefícios da Gamificação na Educação Infantil
1. Familiaridade
2. Aulas mais dinâmicas
3. Desenvolvimento de habilidades
4. Eficiência no aprendizado
Inglês para crianças com Gamificação: conheça o Flexge Kids

O que é Gamificação

Se você ainda não sabe nada sobre gamificação, recomendo que leia nosso artigo “A Gamificação na educação: como engajar seus alunos de uma vez por todas”. Lá aprofundamos a definição e explicamos com mais detalhes como essa técnica se aplica na educação.

A grosso modo, “gamificação” (do inglês “gamification”) se trata da utilização de técnicas e características dos jogos (games) em situações que não são um jogo, como na fidelização de clientes, treinamentos corporativos e na educação.

Com elementos de jogos adaptados a um contexto distinto, é possível transformar uma tarefa não tão atrativa em algo mais dinâmico, promover o engajamento dos envolvidos, facilitar a mensuração dos resultados, entre outras vantagens.

Gamificação e Tecnologia

É importante mencionar que, embora a tecnologia facilite e potencialize a aplicação da gamificação na Educação Infantil, também é possível utilizá-la de forma analógica, transformando o ensino em algo lúdico, melhorando a experiência dos alunos e, consequentemente, a qualidade do aprendizado.

No entanto, utilizar ferramentas digitais, além de ser familiar e atraente aos alunos que possuem contato com essas tecnologias desde a primeira infância, a tecnologia permite o acompanhamento personalizado do aluno, otimizando e aprimorando o ensino.

Com plataformas digitais e gamificadas, por exemplo, a equipe pedagógica e professores têm acesso a dados das atividades realizadas pelos alunos, além de relatórios detalhados, como é o caso do Material Digital de Inglês da Flexge.

Essa ferramenta possibilita identificar quais alunos estão com dificuldade em quais questões, e quais assuntos estão sendo bem assimilados pela turma.

Veja agora quais são os benefícios da Gamificação da Educação Infantil.

Benefícios da Gamificação na Educação Infantil

Os benefícios do ensino lúdico para crianças se justificam ao passo que a utilização de jogos e brincadeiras em aulas, possibilita que a criança compreenda as informações pela forma e pela linguagem específicas da infância.

Aquela frase “criança aprende brincando” é real e a gamificação é uma forma de colocar isso em prática.

Confira agora 4 benefícios da Gamificação na Educação Infantil.

1. Familiaridade

A maioria das crianças tem contato com algum tipo de jogo, digital ou analógico, já nos primeiros anos de vida. Atualmente, com a popularização dos smartphones e da internet, crianças aprendem a jogar antes mesmo de serem alfabetizadas.

Assim, essa familiaridade que os alunos têm com os jogos, é um fator que faz com que a gamificação potencialize o processo de aprendizagem ao aproximar o ensino dos ambientes e características que fazem parte do universo do estudante.

2. Aulas mais dinâmicas

A utilização de jogos e da gamificação torna as aulas mais dinâmicas, vez que um ambiente lúdico faz com que o ensino seja mais prazeroso e engaje os alunos no processo de aprendizado.

Além disso, a gamificação também torna as aulas mais flexíveis e motivadoras, estimulando o aluno a completar suas tarefas, dando feedbacks rápidos e recompensas por sua dedicação.

3. Desenvolvimento de habilidades

A gamificação trabalha o espírito competitivo e a colaboração entre os alunos, desenvolvendo características que serão muito úteis nas próximas etapas de suas vidas.

Outras habilidades trabalhadas com essa técnica são:

  • autonomia, pois o aluno se torna protagonista do processo e o professor apenas o guia para o conhecimento;
  • memória, ao fornecer estímulos visuais associados ao conteúdo, além de facilitar o processo de assimilação;
  • concentração, estimulando a competição saudável e exigindo que o estudante se concentre para avançar para as próximas fases.

4. Eficiência no aprendizado

Ao fornecer feedbacks instantâneos, a gamificação faz com que a evolução do aluno no processo de aprendizagem seja muito mais rápida e eficiente.

Afinal, dessa forma o aluno descobre suas dificuldades e erros enquanto estuda, sem precisar de um momento posterior à correção de atividades pelo professor, por exemplo.

A gamificação ainda permite o entendimento sobre os pontos fortes de cada aluno, permitindo que o professor direcione os conteúdos de modo a desenvolver as habilidades que o aluno mais precisa.

Inglês para crianças com Gamificação: conheça o Flexge Kids

Os materiais didáticos tiveram que evoluir para acompanhar as mudanças provocadas na sociedade pela revolução tecnológica.

Com essa evolução, surgiram diversos tipos de materiais tecnológicos, como aplicativos e plataformas digitais. Esse é o caso do material didático digital da Flexge.

Nosso material didático é 100% online e possui uma solução específica para o ensino de inglês para crianças de 6 a 10 anos: o Flexge Kids.

Com uma trilha de aprendizagem desenvolvida com base no Quadro Comum Europeu (CEFR), o Flexge Kids leva os alunos do nível iniciante até o A1 e é focado no desenvolvimento das habilidades de fala e escuta.

Totalmente gamificado, o material Flexge Kids envolve as crianças em atividades lúdicas e interativas, utilizando as melhores técnicas para engajar e tornar o ensino de inglês mais eficiente.

Se você tem interesse em ensinar inglês para crianças, conheça o Flexge Kids! Acesse nosso site e fale com um de nossos consultores.

Agora que você já sabe como utilizar a gamificação na educação infantil, que tal continuar aprendendo com a Flexge? Assine nossa newsletter e receba conteúdos como este no seu e-mail!

Tags