Inglês para iniciantes: por onde começar o ensino? (foto de uma menina tendo uma Lesson 1)

Inglês para iniciantes: por onde começar o ensino?

Inglês para iniciantes: por onde começar o ensino?

Metodologias Jul 22, 2022

Sabe quando você tem conhecimento sobre determinado assunto, mas tem dificuldade de ensiná-lo para outra pessoa? Ou não sabe exatamente por onde começar?

Professores que estão começando a sua trajetória no ensino de inglês para iniciantes podem ter esse tipo de dificuldade, principalmente com alunos que estão aprendendo do zero absoluto e precisam de um suporte especial.

Se ensinar inglês é o seu desejo, mas você ainda não sabe quais são os primeiros passos, está no lugar certo! De uma forma rápida e simplificada, vou te mostrar quais são as etapas iniciais do ensino de inglês para iniciantes.

Aqui você vai conferir:

Tudo começa com uma estrutura inicial
  Conheça cada um dos seus alunos
  Tenha um planejamento bem definido
Tópicos essenciais no ensino de inglês para iniciantes
  Alfabeto e numerais
  Expansão do vocabulário inicial
  Pronomes pessoais
  Verbo To Be
Ensine e exercite!
Vamos às aulas?

Tudo começa com uma estrutura inicial

Antes de entrar em uma aula, especificamente, todo professor precisa de um background que servirá de apoio para as lições. O progresso dos alunos também dependerá de fatores que guiarão o ensino como um todo, e você precisa estar atento.

Conheça cada um dos seus alunos

Ensinar inglês é uma tarefa que depende de uma sintonia entre professor e aluno, onde o conteúdo deve ser ministrado de forma que facilite a absorção por parte de quem está aprendendo.

Dessa forma, é fundamental que você conheça o seu aluno e entenda quais são as abordagens mais interessantes para o seu perfil.

Por exemplo, a forma como as crianças absorvem conhecimento é diferente, muitas vezes, de como os adultos costumam aprender. Esse tipo de análise será essencial para definir o formato das aulas e, até mesmo, a velocidade com que os temas serão abordados.

Tenha um planejamento bem definido

O processo de aprendizagem passará por etapas, as quais cada aluno deverá concluir para aprimorar o seu conhecimento da língua inglesa. Dessa forma, o planejamento fará parte de toda a jornada e guiará as aulas à medida que o progresso é percebido.

A construção do planejamento pode ser feita seguindo algum padrão já conceituado no mercado, como é o caso do CEFR (Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas), que é adotado internacionalmente e segmenta o aprendizado do inglês em níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Seguir padrões, como o CEFR, pode facilitar o processo de condução do aluno dos estágios iniciais até as etapas mais avançadas de domínio da língua inglesa.

Por fim, para que o seu planejamento fique completo, você precisará planejar cada uma das aulas. Para te ajudar com isso, abordamos o tema “Como preparar aula de inglês para iniciantes” aqui no blog. Você não pode perder!

Pronto! Agora que você já possui a estrutura inicial para as suas aulas, chegou a hora de compreender quais conteúdos serão priorizados nas suas primeiras aulas de inglês para iniciantes.

4 tópicos essenciais no ensino de inglês para iniciantes

Separei essa lista em 4 conceitos que, provavelmente, também fizeram parte dos primeiros estágios do seu processo de aprendizagem na língua inglesa, seja ele em uma escola regular, em um centro de idiomas ou com um professor particular. São eles:

  • Alfabeto e numerais;
  • Expansão do vocabulário inicial;
  • Pronomes pessoais;
  • Verbo to be.

Alfabeto e numerais

A linguagem é formada por símbolos que compõem a comunicação como um todo. Na língua inglesa não é diferente. Por isso, é fundamental que o ensino para quem está começando seja iniciado pelo alfabeto e pelos numerais.

Compreender sua pronúncia, escrita e as diferenças para a língua portuguesa será a primeira experiência dos seus alunos com o inglês e fará com que a ambientação seja suave e natural.

Expansão do vocabulário inicial

Como acontece em qualquer idioma, o domínio precisa passar pela expansão do vocabulário e pelo conhecimento de uma certa variedade de palavras que servirão como munição na comunicação.

Mesmo que a formação de frases ainda não seja uma realidade, dar nomes às coisas que estão ao seu redor, aos objetos que utilizamos no dia a dia e construir um pequeno vocabulário inicial é interessante para despertar a curiosidade dos alunos.

Além de objetos, você ainda pode trazer temas como:

  • cores;
  • dias da semana;
  • estações do ano;
  • meses do ano;
  • parentescos.

Expandir o vocabulário dos seus alunos logo nas primeiras aulas fará com que a exposição à nova língua seja mais amigável. Ademais, a motivação para novas descobertas e novos conhecimentos será ainda maior.

Pronomes pessoais

Seguindo com a exploração do idioma, chegou a hora de iniciar o primeiro tópico que mais se aproxima do estudo da gramática: os pronomes pessoais.

Tal compreensão será um passo importante, já que a formação das primeiras frases em inglês começará a se tornar algo mais palpável. A partir daí, a vontade de começar a construir os primeiros diálogos será um grande combustível para quem está começando.

Verbo To Be

É impossível falar de pronomes pessoais e não falar do verbo To Be. A conjugação do “ser e estar” será mais um passo na montagem do quebra-cabeças que cada frase representa.

Unindo pronomes, verbo To Be e um vocabulário trabalhado de forma mínima, seus alunos já serão capazes de formar e compreender as suas primeiras frases. Mais um progresso importante no desenvolvimento do inglês para iniciantes.

Ensine e exercite!

A forma como aprendemos a nossa língua materna é baseada no exercício da fala e da escuta durante o tempo todo. A exposição dos bebês com a língua portuguesa faz com que eles ouçam e reproduzam letras, termos e frases. Correto?

Você pode fazer o mesmo com os seus alunos, e isso será fantástico! Construa exercícios que os exponham à língua inglesa e os auxilie a identificar palavras, buscar o seu significado e treinar a fala.

Lembre-se que o domínio do inglês passa pelas 4 habilidades linguísticas: listening, speaking, reading e writing. Seus alunos precisam evoluir nesses 4 pontos para que consigam desenvolver verdadeiramente a segunda língua.

Na hora de montar o seu plano de aula, lembre-se de incluir lições e exercícios com as 4 habilidades. Isso tornará a sua aula mais divertida, menos monótona e mais eficaz!

Vamos às aulas?

Com os primeiros passos já mapeados, é chegada a hora de colocar as suas aulas em prática e começar a desenvolver o inglês dos seus alunos. Caso você sinta que precisa de mais dicas, confira as 5 Dicas para Professores Iniciantes que nós trouxemos aqui no blog.

Você está pronto para começar! Deixe nos comentários quais são os seus maiores receios no ensino de inglês para iniciantes e quais foram as suas primeiras dificuldades durante as aulas.

Além de mim, os outros professores que também estão começando adorarão entender um pouco melhor a sua realidade e o que você está fazendo para se desenvolver como professor de inglês.

Tags