8 Dicas para preparar Aula de Inglês para Iniciantes

Saiba como planejar uma aula para iniciantes deixando-os confortáveis para falar inglês desde a primeira aula.

8 Dicas para preparar Aula de Inglês para Iniciantes

É professor de inglês e gostaria de algumas dicas de como preparar aula de inglês para iniciantes? Então você está no lugar certo!

Nosso time de Learning se reuniu e preparou 8 dicas para você planejar a melhor aula para quem está iniciando nos estudos do idioma.

Aqui você vai conferir o que fazer desde o planejamento do conteúdo, das atividades, até como deixar o aluno mais confortável durante a aula e entender porque isso é importante.

Salve essas dicas para nunca mais esquecer! Boa leitura!

Dica 1: tenha o objetivo do aluno em mente
Dica 2: prepare um welcome moment
Dica 3: pense em exemplos da realidade do aluno
Dica 4: adeque sua linguagem
Dica 5: use muitos recursos visuais
Dica 6: planeje estratégias para deixar o aluno confortável
Dica 7: proponha atividades práticas
Dica 8: crie oportunidades para descobrir o estilo de aprendizagem

Dica 1: tenha o objetivo do aluno em mente

Antes da primeira aula com o aluno iniciante, é muito importante que você já tenha feito uma entrevista com ele e saiba qual é o objetivo dele em aprender o idioma.

Se, por exemplo, ele estiver buscando por aulas para se preparar para alguma certificação de inglês, sua abordagem deve ser diferente do que se ele quiser aprender o idioma para uma viagem ou outra finalidade.

Por isso, ao preparar suas aulas, tenha sempre em mente: por que o aluno está aprendendo inglês? A quem você está ensinando?

Se suas aulas não forem particulares e o aluno fizer parte de uma turma com outros alunos, não desconsidere personalizar alguma parte da aula para o objetivo de cada um. Assim, eles vão se sentir especiais e enxergar valor no seu serviço.

Além disso, quando o aluno consegue perceber a relevância daquilo que está aprendendo, ele se engaja mais e o processo de ensino-aprendizagem flui melhor.

Portanto, a primeira dica para preparar aula de inglês para iniciantes é lembrar qual é o objetivo dos alunos e usar isso para personalizar (o todo ou em parte) o conteúdo e as atividades.

Dica 2: prepare um welcome moment

Não planeje a aula começando direto ao ponto, indo para o conteúdo previsto para o dia logo de cara.

Antes, é importante conversar um pouco com os alunos, retomar o conteúdo da aula anterior, fazer alguma atividade de aquecimento (warm up) e integrar os alunos para que eles fiquem mais à vontade.

Planeje esse momento prevendo alguns minutos da aula para uma conversa mais descontraída. Pergunte sobre a semana do aluno, planos para o fim de semana e como foi o estudo de inglês desde a última aula.

Aproveite para estabelecer uma conexão com o aluno enquanto conquista a atenção dele e introduz o conteúdo da aula.

Seja aula presencial ou online, individual ou em turma, ao preparar sua aula de inglês para alunos iniciantes, planeje um welcome moment para “quebrar o gelo” e contextualizar o aluno sobre o conteúdo da aula.

Dica 3: pense em exemplos da realidade do aluno

Quando o aluno se identifica com o assunto da aula, ele consegue prestar mais atenção e compreender a aplicação daquilo que está aprendendo.

Assim, ao planejar uma aula de inglês para iniciantes, procure por exemplos que façam parte da realidade do aluno.

Tente mostrar para o aluno que está começando a aprender o idioma em quais situações com as quais já está familiarizado ele vai poder usar aquilo que você está ensinando.

Procure identificar os gostos dos seus alunos (cinema, esportes, viagens, etc.) e, ao planejar a aula, liste exemplos que tenham alguma conexão com essas atividades. Se o seu aluno gosta de jogos online, traga termos deste universo para trabalhar o conteúdo.

Dica 4: adeque sua linguagem

Você está preparando uma aula de inglês para um aluno que está iniciando no idioma, certo?

Logo, você deve considerar que ele ainda possui um vocabulário restrito e pode apresentar dificuldade em compreender sentenças mais complexas do idioma.

Portanto, adeque sua linguagem para aula, utilizando palavras mais simples e corriqueiras, dê preferência ao uso de cognatos e use e abuse da linguagem corporal para facilitar o entendimento do aluno.

Ao preparar aula de inglês para iniciantes, você deve prestar muita atenção na linguagem utilizada nas atividades e conteúdo para que o aluno não fique assustado e se sinta perdido, o que pode até mesmo fazê-lo querer abandonar o estudo do idioma.

Dica 5: use muitos recursos visuais

Sempre que for dar aula para alunos dos níveis mais básicos do idioma, utilize o máximo de recursos visuais e audiovisuais possíveis.

Aponte para objetos, desenhe, faça mímica para que o aluno entenda o que você está dizendo. Mas atenção: evite, desde o início, traduzir ou incentivar que o aluno traduza as palavras.

A tradução atrasa o processo de aprendizagem, por isso, é importante estimular o pensamento em inglês desde a primeira aula. Treine a mente do seu aluno para não traduzir, valendo-se do apoio de recursos visuais.

Dica 6: planeje estratégias para deixar o aluno confortável

Ao preparar uma aula de inglês para iniciantes, lembre-se de que os alunos, muito provavelmente, estarão desconfortáveis, envergonhados e terão dificuldade em se expressar num primeiro momento.

Assim, é muito importante que você busque maneiras de deixar o aluno iniciante à vontade. Pense em formas de ajudá-lo a deixar a vergonha do lado de fora da sala e se expressar no idioma da forma que conseguir.

Especialmente se a turma tiver mais alunos, eles podem ficar constrangidos e sentirem medo de errar. Por isso, pense como você pode deixar o ambiente confortável para que os alunos iniciantes sintam-se à vontade para se expressar.

Nunca se esqueça que devemos sempre encontrar um equilíbrio entre o conteúdo do ensino e a técnica com a qual ele é ensinado, por essa razão, o idioma deve ser apresentado de forma que o aluno se sinta confortável com ele.

Dica 7: proponha atividades práticas

Prepare atividades voltadas para a prática. Estimule que o aluno iniciante fale em vez de você dar uma aula expositiva, palestrando sobre estruturas gramaticais.

Fuja do pensamento: “o aluno não sabe, vou deixar ele quieto”. Pelo contrário, crie estratégias para que ele utilize a língua dentro da expectativa e conhecimento dele.

Crie oportunidades para que o aluno fale, estimule-o a se expressar com o vocabulário que conhece, gesticulando e valendo-se de estratégias como mímica, recursos visuais, sinônimos, etc.

Além disso, é importante que você fale bastante em inglês com ele, para trabalhar o listening e ajudá-lo a expandir o vocabulário.

Dica 8: crie oportunidades para descobrir o estilo de aprendizagem

Se você levar uma aula totalmente focada no modelo de exposição e atividade em livro, você não vai saber se essa é maneira que o aluno iniciante aprende melhor.

Varie na metodologia e atividades realizadas, teste maneiras diferentes de ensinar: atividades lúdicas, recursos audiovisuais, gamificação, metodologias ativas e por aí vai.

Somente assim você vai descobrir qual é a forma mais eficiente para aquele aluno aprender, conforme o estilo de aprendizagem dele.

É preciso testar diferentes estratégias de Second Language Acquisition para diferentes pessoas.

Neste artigo você conferiu 8 dicas sobre como preparar aula de inglês para iniciantes. Se você gostou desse conteúdo, aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber as novidades do Blog Flexge. Até a próxima!

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos
conteúdos do Blog no seu e-mail.