Como dar aula a distância: foto de uma mulher tendo aula remota.

Como dar aula a distância? Confira 7 dicas!

Como dar aula a distância e manter o engajamento dos alunos

Educação 4.0 Jul 18, 2022

Manter o engajamento dos alunos durante a aula é sempre um desafio para qualquer professor. Quando o assunto é aula on-line, essa tarefa se torna ainda mais difícil. Sendo assim, como dar aula a distância e reter a atenção dos estudantes?

O perfil dos alunos tem se modificado cada vez mais rápido, o que faz com que os professores precisem se adaptar constantemente. Afinal, os métodos que eram utilizados há alguns anos já não possuem a mesma efetividade, tornando o ensino cada vez mais desafiador.

É fato que, durante a migração obrigatória das aulas presenciais para as plataformas digitais, em 2020, professores e alunos se depararam com diversos problemas, como:

  • baixo engajamento dos alunos;
  • desinteresse de alunos e professores por melhorias;
  • estagnação do aprendizado de forma geral;
  • métodos tradicionais de ensino sendo aplicados para o meio digital.

Inclusive, nós já abordamos esse tema aqui no blog da Flexge. Confira as principais dificuldades das aulas remotas e como superá-las.

Se você é um professor que deseja saber como dar aula a distância e está em busca dos melhores métodos de ensino, visando reter cada vez mais a atenção dos seus alunos, siga a leitura! A seguir, você conhecerá alguns fatores que podem fazer toda a diferença no engajamento do estudante durante as aulas pela internet.

Durante o texto, você verá:

Qual a estrutura ideal para uma aula a distância de qualidade?
 - Utilizando a tecnologia a seu favor
 - Como o espaço físico utilizado influencia na qualidade da aula?
Que metodologias utilizar para manter o engajamento dos alunos?
 - Sala de aula invertida: como aplicar nas suas aulas?
 - Gamificação: do mundo dos jogos para a educação
 - Storytelling: conte histórias e conecte os seus alunos
Como aplicar tudo isso para aulas particulares de inglês?
 - Saia do convencional: utilize métodos diferentes da sala de aula tradicional
 - Esteja atento à evolução de cada aluno
Bônus: como rentabilizar as suas aulas particulares?
 - Quanto cobrar pelas aulas?
 - De que forma receber os pagamentos?

Qual a estrutura ideal para uma aula a distância de qualidade?

Engana-se quem pensa que a qualidade de uma aula a distância depende apenas do conteúdo ministrado. Em uma aula remota, existem diversos outros fatores que fazem a diferença para o bom andamento dos encontros.

Além do conhecimento, o professor precisará ter uma estrutura suficiente para que a aula flua de forma natural e agradável.

Para isso, você precisará se atentar a alguns pontos importantes. Confira!

Utilizando a tecnologia a seu favor

Antes de mais nada, você precisa estar atento aos recursos tecnológicos que envolvem uma aula on-line. A ausência de cada um deles pode ser um problema para os encontros.

Conexão com a internet

Os problemas de conexão com a internet em aulas e reuniões já se tornaram um grande meme. No entanto, isso não exclui o fato que a qualidade da sua conexão será fundamental para que a sua aula seja fluida o bastante para reter a atenção dos alunos.

Não existe nada pior do que as constantes interrupções causadas por oscilações na conexão. Problemas como esse dificultam o entendimento por parte dos alunos e coloca em xeque toda a preparação que você, professor, designou para a aula a distância.

Certifique-se que a sua conexão é estável e permite a realização da aula sem maiores problemas. Para isso, a utilização da conexão via cabo é recomendada, já que garante menos oscilações do que o Wi-Fi.

Qualidade do seu computador

O dispositivo utilizado para a realização da aula a distância também fará a diferença. Lembre-se que os sistemas de videochamadas costumam exigir um pouco da máquina. Além disso, é provável que você tenha outras abas abertas no seu navegador, assim como programas de apresentação e a sua própria webcam conectada.

Tudo isso exigirá uma capacidade razoável de processamento do seu computador. Aparelhos com configurações muito básicas ficarão reféns de possíveis travamentos e contratempos que cortam o fluxo da aula e prejudicam completamente o aprendizado.

Por isso, é importante que você tenha um computador adequado para dar aulas a distância, afinal, assim como o quadro negro e o giz nas aulas presenciais, no contexto on-line, o computador também é uma ferramenta de trabalho para o professor.

Áudio e vídeo impecáveis

É claro que você não precisa de um estúdio da Globo na sua casa para dar aulas. Todavia, a qualidade de áudio e vídeo será fundamental para que os encontros sejam agradáveis para os alunos.

Lembre-se que você precisará destes recursos para transmitir o conhecimento de forma clara. Mesmo porque, não é atrativo, na visão do aluno, ter aulas a distância com um áudio de má qualidade ou com imagens com baixa resolução, não é?

Normalmente, as câmeras integradas dos notebooks já entregam uma qualidade mínima aceitável de imagem. Com isso, tudo o que você precisará será de um microfone de qualidade.

Fones de ouvido intermediários serão suficientes para essa tarefa, já que os microfones integrados também costumam possuir uma qualidade interessante. Geralmente, os fones com custo acima de R$ 100,00 são os mais indicados.

Abaixo desse valor, é provável que o item possua limitações muito grandes e pouca durabilidade.

Foto de uma mulher em frente ao notebook usando fones de ouvidos. Como dar aula à distância.
Invista em bons equipamentos para garantir a qualidade da sua aula à distância.

Conte com aplicações que facilitem a sua vida

Existe uma infinidade de aplicações que podem fazer a diferença na sua aula a distância. Dentre elas, as ferramentas de videochamadas são cruciais, uma vez que são o principal canal de contato entre professor e alunos.

Para professores de inglês, principalmente, existem outras ferramentas que podem transformar a experiência dos alunos. Os recursos tecnológicos para aulas remotas de inglês são fundamentais para o desenvolvimento da segunda língua de forma eficiente.

Como o espaço físico influencia na qualidade da aula?

Uma aula on-line de qualidade não se baseia só em conteúdo. Eu sei que já falei isso há pouco, mas é importante ressaltar. O espaço físico fará muita diferença, tendo impacto sobre vários aspectos, como a interrupção das aulas por fatores externos e até a aparência do espaço mostrado na webcam.

Sem interrupções: tenha um ambiente próprio para as aulas

Imagine o cenário em que você está no meio de um debate, durante a aula, e alguém te chama. Além da interrupção, essa quebra pode prejudicar o engajamento dos alunos.

Sendo assim, é fundamental que o ambiente escolhido esteja o mais livre possível de qualquer interferência.

Se você mora com mais pessoas, procure deixar claro para todos quais são os horários das suas aulas. Tudo deve estar muito alinhado para que os seus momentos com os alunos estejam blindados de interrupções.

Preocupe-se com o plano de fundo

Ao ligar a webcam, certifique-se que o plano de fundo não é poluído e está agradável. Para ser mais simplista, uma parede lisa ao fundo já é suficiente para que não chame a atenção e mantenha o foco em você.

Apesar de parecer fútil, esse fator é importante para manter a credibilidade da sua aula e evitar que outras coisas tirem a atenção dos estudantes.

Escolas de idiomas também devem se preocupar com isso

Por mais que você dê aula dentro de uma escola de idiomas, onde, teoricamente, a estrutura já esteja pronta, atente-se a estes fatores. O ensino híbrido dentro destas instituições de ensino também depende do engajamento dos alunos para que as aulas a distância sejam efetivas.

Que metodologia utilizar para manter o engajamento dos alunos?

Depois de ter certeza que possui uma estrutura de qualidade para as suas aulas, chegou a hora de se preocupar com o que é mais importante: a metodologia de ensino.

Este será o núcleo dos seus encontros com os estudantes e será a peça chave para determinar a qualidade da sua aula a distância.

Existem muitos métodos de ensino, é verdade, mas quais podem ser mais interessantes para uma aula on-line?

Separamos 3 tópicos principais que podem ser utilizados em conjunto e possuem o potencial de fazer com que os alunos fiquem ansiosos por cada encontro.

Sala de aula invertida: como aplicar em suas aulas?

Você já deve ter ouvido falar no conceito de sala de aula invertida, onde o professor deixa de ser o “detentor do conhecimento” e passa a assumir o papel de facilitador para os alunos, dando os caminhos e tirando dúvidas.

Na teoria, esse conceito é maravilhoso, transmitindo uma ideia de “escola do futuro” que temos, mas que dificilmente alcançamos. Todavia, como inverter os papeis e tornar o aluno a peça central das aulas?

O planejamento será o ponto principal para que você consiga aplicar esse conceito, direcionando os alunos antes dos encontros, e os utilizando apenas para debater os assuntos que já foram estudados por cada um dos estudantes.

Na prática, você enviará uma espécie de briefing da aula anteriormente, ou seja, um resumo dos tópicos que serão debatidos. Além disso, deverá enviar orientações sobre o que os alunos devem pesquisar e quais conhecimentos precisam obter antes do encontro marcado.

Desta forma, cada estudante deverá realizar as suas pesquisas e trazer, para a aula, o que aprendeu. Neste caso, o professor promoverá debates sobre o tema e servirá como um mediador, solucionando dúvidas e direcionando a conversa para que todo o conhecimento seja transmitido.

Esse método colocará o aluno como protagonista dos seus estudos e fará com que ele crie o hábito de buscar conhecimento. Afinal, futuramente, ele enfrentará situações semelhantes na vida, onde precisará agir de forma proativa em busca de aprendizado.

Gamificação: do mundo dos jogos para a educação

Cada vez mais, o mundo dos jogos faz parte do cotidiano dos jovens. A cada nova geração, a tecnologia é inserida um pouco mais cedo e os games ganham ainda mais força.

Sendo assim, trazer essa realidade para a aula a distância pode ser um diferencial para ganhar a atenção dos seus alunos.

Por que não utilizar aquilo que grande parte dos alunos mais gosta como isca para que ele se sinta motivado para participar das aulas e adquirir cada vez mais conhecimento?

Dê pontos para a participação dos alunos durante os encontros

Um dos maiores problemas das aulas on-line é a falta de engajamento dos alunos, correto?

Sabendo disso, que tal construir um sistema que premie aqueles que engajam de verdade? Câmera ligada, questionamentos levantados, assiduidade… tudo pode ser motivo para ganhar pontos.

Naturalmente, essa pontuação precisa valer para alguma coisa. Portanto, é interessante que seja criado um ranking entre os próprios alunos, onde os maiores pontuadores recebem prêmios.

Isso os motivará a pontuar cada vez mais, buscando as primeiras posições. Uma competição sadia pode fazer a diferença nas suas aulas.

Transforme a sala de aula em um grande tabuleiro

Os jogos de RPG (role-playing games) estão cada vez mais populares. Neles, cada jogador assume o papel de um personagem que possui características próprias e exerce funções específicas no jogo.

Ao realizar tarefas e cumprir missões, os personagens vão sendo aprimorados, recebendo roupas, equipamentos e outros itens. Isso faz com que se torne mais forte e ganhe destaque dentro do jogo.

Na sala de aula on-line, você pode estimular os alunos da mesma forma, construindo um personagem para cada. Ao ganhar pontos, eles podem subir de nível e receber aprimoramentos, tornando os seus personagens melhores e mais fortes.

Tudo isso pode ser tratado de várias formas, até mesmo por meio de desenhos. Utilize a sua imaginação e traga os seus alunos para construir um campo de batalha épico dentro dos seus encontros.

Storytelling: conte histórias e conecte os seus alunos

Você sabe por que filmes, séries e novelas possuem tanto engajamento por parte dos espectadores? Porque o ser humano é viciado em histórias, em sua grande maioria. Quando somos impactados por uma trama, somos induzidos a acompanhá-la até o final, para compreender o desenrolar de todo o enredo.

Dessa forma, você pode utilizar a técnica de storytelling para construir um enredo para as aulas, tornando-as mais interessantes e fazendo com que os alunos sintam vontade de acompanhá-las até o final.

Para isso, será necessário um planejamento diferente do que estamos habituados, onde o conteúdo se torna parte de um enredo construído.

Mas calma, você não precisa ser o novo Manoel Carlos ou a nova Glória Perez para isso. Existem diferentes formas de construir uma história e você vai entender melhor a seguir.

Demonstre situações cotidianas dentro das aulas

Já pensou em relacionar os assuntos da sala de aula com possíveis situações do cotidiano dos alunos? A aplicação prática dos conceitos pode fazer mais sentido na cabeça do estudante e poderá facilitar a compreensão dos assuntos.

Além disso, quando essa relação com a atualidade é construída, o aluno ficará mais curioso para entender como as coisas “terminam” e as chances de participação na aula aumentam.

Resolva problemas reais com os conceitos da aula

Não são só os adultos que possuem problemas. Independente da relevância ou da complexidade, o ser humano se depara com situações problema durante toda a sua vida.

Resolver cada uma das dificuldades é uma das nossas principais fontes de realização.

Dessa forma, uma aula que resolve problemas do dia a dia com conceitos da sua disciplina possui maiores chances de engajamento. Certamente, você já ouviu um aluno falar: “onde eu aplico isso?”.

Como aplicar tudo isso para dar aulas de inglês on-line?

As dicas que eu trouxe até agora podem ser utilizadas para qualquer disciplina, em qualquer momento. No entanto, se você é um professor particular de inglês, elas podem se tornar ainda mais valiosas.

Lembre-se que o aluno que procura aulas particulares de inglês, muitas vezes não possui a experiência de aprendizagem desejada dentro da escola. Sendo assim, você precisará entregar um método que o faça aprender mais em menos tempo, com mais engajamento.

Saia do convencional: utilize métodos diferentes da sala de aula tradicional

Seja qual for a idade dos seus alunos, os métodos de ensino que abordamos acima serão fundamentais para tornar a aula mais interessante. Você precisa manter o foco em trazer uma experiência diferente do que ele está acostumado, o estimulando a aprender e engajar mais com as suas aulas.

Diferentemente do ensino regular, as aulas particulares de inglês não são obrigatórias. Você depende de os alunos realmente gostarem dos encontros para que o seu vínculo dure por mais tempo.

Esteja atento à evolução de cada aluno

Quem contrata aulas particulares de inglês está em busca de progresso com a língua. Portanto, você precisa acompanhar o desenvolvimento dos alunos e ter a certeza de que cada estudante está progredindo.

A sensação de desenvolvimento também trará mais engajamento e motivará os alunos a continuar estudando. Isso será fundamental para que cada estudante perceba o quão benéficas as aulas estão sendo.

Bônus: como rentabilizar as suas aulas particulares?

Professores menos experientes podem ter dúvidas sobre como rentabilizar as suas aulas, ou seja, como ganhar dinheiro dando aulas particulares. Afinal, esse é um dos grandes objetivos de quem ministra aulas além do ensino regular.

Até aqui você aprendeu como dar aula a distância. Agora você vai descobrir como cobrar por essas aulas. Continue lendo!

Aula de inglês a distância: mulher tendo aula online.
Veja como cobrar por suas aulas de inglês a distância!

Quanto cobrar pelas aulas?

O preço cobrado precisa ser proporcional à experiência do aluno durante os encontros e à transformação realizada neste com os conhecimentos repassados. Sendo assim, aulas com métodos mais atuais e com qualidade são, geralmente, mais caras do que aulas tradicionais.

Com isso, é importante que você valorize o seu trabalho e cobre o quanto realmente acha que a sua aula vale. Naturalmente, é necessário entender um pouco do mercado e praticar preços que condizem com a realidade dos seus alunos e dos seus concorrentes.

Normalmente, aulas muito caras ou muito baratas, quando comparadas com o mercado, não são bem vistas e costumam ter maior dificuldade na captação de alunos.

De que forma receber os pagamentos?

O pagamento dos alunos pode ser feito de várias formas, podendo ser mais ou menos formal, a depender da sua relação com cada um dos clientes. Dentre os métodos de pagamento, os mais populares são: pix, boleto e cartão de crédito.

Enquanto o primeiro só depende da existência de uma conta bancária, os outros exigirão um sistema de pagamentos envolvido, que poderá te dar maior segurança com relação à inadimplência, mas que cobrará taxas pelos serviços.

Você precisa avaliar qual é a melhor opção para você e também seus alunos. Até mesmo porque, caso o aluno não tenha cartão de crédito, por exemplo, você precisará oferecer uma forma alternativa para o pagamento.

Independentemente da sua escolha, o mais importante é estar alinhado com seus alunos e garantir que eles possam realizar o pagamento das suas aulas sem muita burocracia. Afinal, você quer que essa ação seja facilmente realizada por ele, não é mesmo?

Conclusão

Se você chegou até aqui, certamente está motivado em entregar aulas a distância de altíssima qualidade para os seus alunos. Dessa forma, a aplicação dos métodos propostos fará com que o aumento do engajamento nas suas aulas seja apenas uma questão de tempo.

Dar aulas a distância é um desafio, mas os professores antenados com as atualizações do mundo da educação sempre estarão um passo à frente da sua concorrência e do mercado como um todo.

Vale lembrar que todos esses conceitos fazem mais sentido para aulas remotas, mas que, adaptados, também podem ser utilizados na educação a distância. Você conhece a diferença entre elas? Caso não saiba, recomendo que você leia um pouco sobre a diferença entre aula remota e ensino a distância.

Você já aplica alguma metodologia que engaja os alunos nas aulas a distancia e faz com que as aulas sejam um verdadeiro sucesso? Deixe nos comentários e conte-nos um pouco sobre a sua história!

Tags