O ensino da língua inglesa no Brasil: desafios e avanços

O ensino da língua inglesa no Brasil: desafios e avanços

O ensino da língua inglesa no Brasil: desafios e avanços

Educação 4.0 Dec 28, 2022

Que o inglês continua sendo a língua mais importante para se aprender, acredito que não haja nenhuma dúvida, mas, mesmo assim, vamos mostrar o porquê disso.

Embora o mandarim esteja chegando perto com seus mais de 1,12 bilhão de falantes no mundo, ainda é o inglês que domina a cena, uma vez que, segundo dados recentes, cerca de 1,26 bilhão de pessoas falam inglês.

A maior diferença é que a maioria dos que falam chinês, ainda são os nativos, ou seja, pessoas que nasceram na China, o país mais populoso do mundo.

Enquanto isso, os falantes nativos do inglês são cerca de 379 milhões, sendo todo o restante, ou seja 754 milhões não são nativos.

Isso deixa claro que o inglês continua sendo a língua mais falada por estrangeiros no mundo todo, exatamente porque é a que permite que você se comunique na maior parte dos países.

É também a língua na qual a maioria das publicações de relevância científica e do mercado de negócios são editadas mundo afora, sendo imprescindível para qualquer pessoa que queira ter qualquer tipo de carreira internacional a aquisição da fluência neste idioma para se manter atualizado.

Mas, e dentro do Brasil, a quantas anda o ensino do inglês? Será que estamos evoluindo?

É sobre isso que vamos tratar agora. Então, se você quer entender o ensino da língua Inglesa no Brasil, seus avanços e desafios, vem com a gente!

Quantos brasileiros falam inglês?
A importância de saber inglês
Está sendo feito muito esforço!
Os avanços ainda são tímidos
Melhores ferramentas

Quantos brasileiros falam inglês?

Segundo os dados, somente cerca de 5% da população brasileira fala inglês em algum nível, enquanto somente cerca de 1% pode ser considerado efetivamente fluente no idioma.

Na verdade, infelizmente, estes números não surpreendem, pois, se levarmos em conta os níveis de analfabetismo funcional (em português mesmo) fica tudo mais fácil de entender.

Cerca de 30% dos brasileiros são analfabetos funcionais, o que quer dizer que algumas dessas pessoas até sabem o nome das letras e podem juntá-las e falar o que está escrito, mas não conseguem efetivamente entender o que estão “lendo”.

Outros 34% teriam um conhecimento rudimentar do português, ou seja, embora sejam capazes de ler e entender, não conseguiriam desenvolver uma interpretação de um texto mais complexo, o que quer dizer que, provavelmente, não são capazes de conseguir estudar e se desenvolver de forma autônoma.

Assim, somente os 46% restantes teriam efetivas condições de estudar e aprender inglês, pois, embora seja possível, é muito difícil aprender um novo idioma se você não tem, pelo menos, um bom desenvolvimento no seu próprio. Esse número é no mínimo preocupante.

Os desafios nas escolas públicas são muito grandes, mesmo para o aprendizado do português e de níveis considerados suficientes da matemática, imagine do ensino de inglês.

Mas qual a relevância disso? Continue lendo para entender.

A importância de saber inglês

O aumento salarial para quem fala inglês pode chegar a 72%, segundo a 58ª Pesquisa Salarial da Catho, uma das maiores empresas de recrutamento do mundo.

Sem falar no leque de oportunidades que se abre para quem fala inglês na atualidade, com a comunicação instantânea e o home office, tem muita gente trabalhando de suas casas no Brasil, para empresas do mundo todo, especialmente na área de tecnologia (desenvolvimento de software, gestão de produtos, etc.)

Também surgem oportunidades nas áreas do turismo o tempo todo e oportunidades para ir para fora do Brasil, trabalhar em empresas estrangeiras ou mesmo residir em outros países.

O mercado internacional está aquecido, atraindo muitos brasileiros. Mas para aproveitar este momento e oportunidades, dominar a língua inglesa é indispensável.

Está sendo feito muito esforço!

Estudos confirmam que o Brasil é o país que mais estuda inglês no mundo, segundo consta, mais de 61% de todos os alunos estudam, de alguma forma, o inglês.

Isso coloca, tanto em porcentagem como em número de alunos, o Brasil em primeiro lugar dentre os países que estudam inglês como segundo idioma.

O uso do aplicativo Duolingo, que é o maior aplicativo de idiomas do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em 2021, reflete este interesse dos brasileiros, que é, também no aplicativo, o país que mais estuda inglês dentre todos os usuários.

Os dados levantados pelo Duolingo mostram que o Brasil continua sendo o país que mais estuda inglês no mundo, com 60% dos seus mais de 30 milhões de usuários escolhendo aprender o idioma no aplicativo. Dentre os motivos escolhidos pelos brasileiros para estudarem inglês estão, principalmente, reforço escolar (32,7%), viagens (20%) e trabalho (15,8%).

No entanto, falta eficiência neste ensino, os materiais didáticos estão muito defasados e o uso da tecnologia ainda tem muito para avançar, no ensino em geral e também no ensino do inglês.

Os avanços ainda são tímidos

Os estudos que mostram que somente 5% dos brasileiros falam inglês, trazem um dado que permanece estável há algumas décadas.

No entanto, há de se ter em mente que a população cresceu consideravelmente neste mesmo período, o que significa que, embora continuem representando somente 5% da população, o número de pessoas falando inglês é cada vez maior, o que não deixa de ser um avanço, pois, caso contrário, a porcentagem poderia ter caído.

Isto fica muito claro quando vemos a quantidade de cursos de inglês que existem no país, bem como a procura, cada vez maior, por plataformas e aplicativos de ensino da língua inglesa.

Melhores ferramentas

Com certeza o uso de melhores ferramentas pode ser o fator decisivo para reverter o quadro acima comentado. Pois, se há interesse e pessoas buscando aprender, mas não se alcança o resultado, certamente é porque a coisa não está sendo feita da forma que deveria.

O ensino e a alfabetização bilíngue, que começa desde cedo, é uma tendência que traz muito mais eficiência ao aprendizado do idioma.

O uso de novas tecnologias também é muito bem-vindo, assim como novos formatos de ensino, como as aulas híbridas e online.

Fato é que o ensino de inglês no Brasil ainda tem muito o que avançar, mas nós estamos empenhados em transformar essa realidade a partir da inserção de ferramentas tecnológicas no mercado que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Quer saber mais? Visite o nosso site!

Tags