Quais são as dificuldades das Aulas Remotas e como você pode superá-las

As aulas remotas podem ser desafiadoras para alunos e professores. Descubra quais são as principais dificuldades desta modalidade e como você pode superá-las.

Quais são as dificuldades das Aulas Remotas e como você pode superá-las

O cenário educacional sofreu profunda transformação nos últimos tempos. Se antes as aulas remotas e online eram uma exceção, hoje elas fazem parte do dia a dia de grande parte dos alunos e professores.

Professores que nunca pensaram em ensinar online, se viram forçados a trabalhar com modalidades de ensino a distância e híbrido. Isso também aconteceu com você?

Enquanto muitos se adaptaram com facilidade aos novos modelos de ensino, outros, por sua vez, estão fazendo das tripas coração para adequar suas metodologias e rotinas a fim de conseguir desempenhar seu papel de educador em um novo formato.

Tal como já ocorre no modelo presencial, as dificuldades das aulas remotas dependem muito do contexto do professor e alunos, tipo de instituição, disciplina, equipamentos à disposição e diversos outros fatores.

Algumas turmas podem ser mais desafiadoras que outras, assim como conteúdos e disciplinas. Condições socioeconômicas também influenciam diretamente nas dificuldades de aprendizagem deste novo modelo.

Se você quer saber quais são as dificuldades das aulas remotas, fique com a gente e leia até o fim!

Neste artigo, vamos falar sobre alguns desafios mais comuns das aulas remotas, as dificuldades do ensino online e dar algumas dicas para superar esses obstáculos.

Aqui você vai conferir:

Quais as dificuldades das aulas remotas
Confusão com outras modalidades
Dúvida sobre metodologias
Desconhecimento sobre as ferramentas disponíveis
Conquistar a atenção dos alunos

Quais as dificuldades das aulas remotas

O modelo de aulas remotas é algo novo em nossa sociedade. Até pouco tempo atrás, o normal era que o aluno e o professor se encontrassem fisicamente em uma sala de aula, dentro da instituição de ensino, onde compartilhavam experiências enquanto o professor transmitia o conhecimento para o estudante.

Boa parte dos professores não aprendeu durante sua formação acadêmica metodologias e técnicas para ensinar neste formato.

Pelo contrário, durante a licenciatura, aprenderam a importância do olho no olho com o aluno, de interpretar a linguagem corporal e a se comunicar com clareza e concisão no ambiente escolar.

Diante disso, é esperado que muitos se deparem com as dificuldades das aulas remotas e não saibam como superá-las. Por isso, vamos ver a seguir algumas dificuldades das aulas online e o que você pode fazer para lidar com elas. Continue lendo!

Confusão com outras modalidades

Ao contrário do que muita gente pensa, o ensino remoto não é o mesmo que educação a distância. Enquanto a EaD é uma modalidade de ensino que possui uma proposta pedagógica própria, metodologia e princípios pré-estabelecidos, o ensino remoto não tem nada disso.

Como já falamos aqui no Blog, o ensino remoto não é uma modalidade regulamentada pelo MEC e foi adotado em caráter excepcional em decorrência da pandemia do Covid-19.

Diferente do que ocorre na EaD, as aulas remotas não possuem estrutura e metodologia com base pedagógica construída especialmente para elas. Neste formato de ensino, acaba-se replicando o modelo de aula presencial no ambiente virtual (online).

Do mesmo modo, as aulas remotas não devem ser confundidas com o ensino híbrido. A modalidade híbrida combina atividades presenciais com atividades online ou remotas, isso é fato. Mas não abriga necessariamente uma aula remota (na maioria das vezes, as aulas nesta modalidade são presenciais e apenas as atividades é que são remotas).

Assim, para que o professor consiga ter sucesso no ensino através de aulas remotas, é importante que ele compreenda as peculiaridades deste formato, conhecendo a fundo suas características e identificando as metodologias que melhor se aplicam a esse contexto.

Dúvida sobre metodologias

Uma das principais dificuldades das aulas remotas que os professores encontram está relacionada à metodologia.

Na aula presencial, a maioria dos professores adota metodologias tradicionais: aula expositiva com apoio do quadro, onde o conhecimento é transmitido oralmente e alunos realizam atividades para fixar o conteúdo, para depois passarem por uma avaliação.

Agora, será que essa é a melhor metodologia para uma aula remota?

Como você verá adiante, uma das principais dificuldades dos alunos nas aulas remotas é manter a concentração diante de todas as distrações existentes no ambiente domiciliar e na internet.

Por isso, aulas muito expositivas e que exigem pouca participação dos alunos, tendem a ser maçantes e cansativas, fazendo com que o aluno não preste atenção no conteúdo e, dessa forma, não tenha sucesso na aprendizagem.

Logo, se você tem dificuldade em saber qual metodologia utilizar nas aulas online, conheça as metodologias ativas e descubra como colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem pode ser vantajoso para suas aulas remotas.

Desconhecimento sobre as ferramentas disponíveis

Outra dificuldade comum aos professores em se tratando de aulas remotas diz respeito às ferramentas.

Por enquanto, nem todo mundo está familiarizado com tecnologia. Assim, uma das dificuldades das aulas online para professores é a inexperiência com as tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Enquanto os alunos, geração de nativos digitais, sabem utilizar qualquer ferramenta com muita naturalidade, para os professores a realidade é outra.

Uma solução para superar essa dificuldade das aulas remotas é contar com apoio da instituição de ensino e até mesmo dos próprios alunos para desenvolver afinidade com as ferramentas digitais e, dessa forma, utilizá-las sem maiores desafios.

Participe de treinamentos, faça cursos e aperfeiçoe suas habilidades tecnológicas. Entenda que a tecnologia em sala de aula já é uma realidade e você precisa se adaptar. Por que não fazê-lo, então, de forma inteligente e planejada?

Conquistar a atenção dos alunos

Sem dúvidas, essa é uma das maiores dificuldades das aulas remotas.

Captar e reter a atenção dos alunos nunca foi tarefa simples, nem mesmo nas aulas presenciais. No ambiente online, essa dificuldade se multiplicou por mil!

Cercado de distrações por todos os lados (muito mais do que em uma sala de aula), o aluno não consegue se concentrar por muito tempo.

Então o professor precisa ficar atento aos sinais de dispersão para ajudar o aluno a não perder o fio da meada…

Agora, fazer isso em um ambiente online não é nenhum pouco simples.

Por isso, uma dica aqui para conquistar a atenção dos alunos nas aulas remotas é escolher bem a metodologia (conforme falamos anteriormente). Colocando o aluno em uma postura ativa durante a aula, ele tende a ficar mais engajado e prestar atenção.

Experimente!

Neste artigo você conferiu algumas das dificuldades das aulas remotas e como superá-las. Continue aprendendo com a Flexge, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos no seu e-mail!

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos
conteúdos do Blog no seu e-mail.