Como adotar aulas híbridas na sua Escola de Inglês ou Centro de Idiomas

Confira 3 passos para adotar o modelo de ensino híbrido na sua escola e descubra como ter aulas híbridas pode ser mais simples do que você imaginava.

Como adotar aulas híbridas na sua Escola de Inglês ou Centro de Idiomas

O ensino híbrido é o futuro da educação. Cada vez mais adotado por escolas de inglês e centros de idiomas, essa modalidade apresenta inúmeros benefícios para o ensino.

Unindo aspectos das aulas presenciais com remotas, a metodologia híbrida reúne o melhor de dois mundos.

Você sabe como funciona uma aula híbrida? Se você não sabe, está no lugar certo!

Neste artigo vamos falar sobre como preparar seu centro de idiomas ou escola de inglês para adotar aulas híbridas. Vamos lá?

O que é uma aula híbrida?
Como adotar aulas híbridas na sua Escola de Inglês
Passo 1: escolha o formato
Passo 2: defina os recursos tecnológicos
Passo 3: estabeleça o fluxo das aulas

O que é uma aula híbrida?

A primeira coisa que você precisa saber é que o ensino híbrido se trata de uma metodologia ativa de ensino. Isso significa que o aluno interage ativamente no processo de ensino-aprendizagem, atuando como protagonista do mesmo.

Uma aula híbrida requer que o aluno estude de forma autônoma, buscando informações, realizando pesquisas e atividades online.

Assim, o ideal é que essas aulas aconteçam em um laboratório de informática ou com os equipamentos adequados em sala de aula (computador, celular, tablet, etc.).

Uma aula híbrida combina abordagens pedagógicas tradicionais com atividades online, realizadas em ambientes virtuais como plataformas, sites e jogos.

Quando a aula híbrida acontece na escola, com professor e aluno ocupando o mesmo espaço (seja sala de aula, seja laboratório), temos o que se chama de formato síncrono.

Agora, quando o aluno realiza atividades online em casa (ou outro espaço) e depois se encontra com o professor para aula, tem-se aí uma aula híbrida assíncrona.

Sobre isso, falamos mais no artigo Entenda o que é Blended Learning e conheça os benefícios, confere lá!

Neste formato de ensino, o estudante pode aprender de várias formas, através de vídeos, jogos ou podcasts, o que torna o ensino mais dinâmico e desperta maior interesse do aluno.

Além disso, essa diversidade de formatos valoriza a individualidade do aluno, suas habilidades e competências pessoais, estimulando os diferentes tipos de inteligência.

Como adotar aulas híbridas na sua Escola de Inglês

Você deve estar pensando que adotar aulas híbridas na sua escola de inglês ou centro de idiomas é algo muito complexo. Mas se você entendeu os benefícios da metodologia, deve estar curioso para saber como seria se adotasse, certo?

Para ajudar você nessa tomada de decisão, preparamos um passo a passo para sua escola de inglês adotar aulas híbridas. Confira:

Passo 1: escolha o formato

A primeira coisa que você precisa definir é se suas aulas híbridas serão síncronas (professor e aluno juntos) ou assíncronas (aluno faz atividades em casa e depois tem aula na escola).

Caso escolha a primeira opção, será necessário contar com suporte tecnológico no espaço da sua escola. Laboratório de informática, computadores, tablets ou outros recursos que permitam que o aluno acesse o ambiente virtual durante a aula.

Já se optar pelo modelo assíncrono, o que você precisará fazer é garantir que seus alunos contem com tais recursos e acesso à internet em casa. Isso deve ser feito já no momento da matrícula, para evitar qualquer constrangimento futuro.

Passo 2: defina os recursos tecnológicos

Agora que você já escolheu entre aulas híbridas síncronas e assíncronas, será preciso definir quais recursos tecnológicos serão utilizados nas aulas da sua escola de inglês.

Escolha os equipamentos que seus alunos utilizarão na escola: computadores, tablets, celulares. Caso tenha optado pelo modelo assíncrono, verifique se os alunos matriculados já possuem acesso a tais recursos.

Além dos equipamentos físicos, seus alunos precisarão de um ambiente virtual para realizar as atividades online.

Existem várias opções no mercado, como ambientes virtuais de aprendizagem, plataformas e até mesmo materiais didáticos digitais. Escolha o recurso que se adapte melhor à metodologia de ensino da sua escola.

Passo 3: estabeleça o fluxo das aulas

Como será a distribuição de carga horária? E o modelo avaliativo?

Converse com seus professores e equipe pedagógica para juntos estabelecerem como funcionará esse novo modelo. Nesse passo é importante definir:

  • materiais que serão utilizados;
  • como serão as avaliações;
  • distribuição da carga horária;
  • como será a comunicação com os alunos.

Feito isso, chegou a hora de implementar as aulas híbridas na sua escola de Inglês ou centro de idiomas e proporcionar aos seus alunos uma experiência moderna no aprendizado de um novo idioma!

Este conteúdo ajudou você? Então aproveite para assinar nossa Newsletter e receber em primeira mão os conteúdos do Blog Flexge!