6 Tendências pedagógicas e abordagens de ensino de inglês para acompanhar em 2023

Tendências pedagógicas e abordagens de ensino de inglês para acompanhar em 2023

6 Tendências pedagógicas e abordagens de ensino de inglês para acompanhar em 2023

Tecnologia Feb 1, 2023

Na Era da Informação e da Educação 4.0 tudo evolui muito rápido e é preciso ficar bem antenado para não ficar para trás.

Pensando nisso, trazemos neste artigo as 6 principais tendências pedagógicas e as abordagens de ensino que você precisa acompanhar em 2023, muitas delas já estão sendo usadas a todo vapor e já fizeram uma considerável transformação na educação.

Outras são ainda muito recentes, mas prometem gerar sua própria revolução num futuro próximo.

Então, se você quer ficar por dentro das principais tendências pedagógicas e abordagens de ensino para o ano de 2023, continue lendo!

1. Metodologias Ativas

As metodologias ativas já estão se tornando o standard na maioria das salas de aula de excelência no mundo.

O protagonismo é do aluno, que possui autonomia para buscar aprender a matéria da forma que julga mais adequada e por meio das fontes que mais o atraem.

O professor continua com um papel muito importante, o de coordenar e gerir o aprendizado, mas não mais possui o protagonismo que lhe era garantido no ensino chamado “tradicional” que passa a ser reconhecido, cada vez mais, como incoerente diante do novo contexto e das tecnologias existentes.

Esta metodologia fica ainda melhor quando aliada às novas tecnologias que garantem uma imersão e autonomia ainda maior ao aluno, garantindo a possibilidade de alcançar as informações que deseja cada vez mais rápido.

2. Gamificação

O significado do termo gamificação está relacionado ao uso das dinâmicas e mecânicas de jogos com o objetivo de engajar os alunos.

São introduzidos no aprendizado elementos do mundo dos jogos: desafios, pontuações, medalhas (badges/distintivos), regras, níveis de dificuldade, placares ou rankings, premiações, entre outros, o aluno avança no aprendizado, graças à sua imersão no conteúdo.

A dinâmica dos games permite ao estudante obter uma clara visão do seu progresso, o que acaba retroalimentando seu interesse, num círculo de estímulos que favorecem ao objetivo maior da aprendizagem.

Mais uma vez, quando aliados às novas tecnologias, a gamificação é uma ferramenta poderosa de aprendizado, que já é usada em diversos aplicativos e plataformas, como a Flexge.

3. Ensino Híbrido

Também chamado de blended learning, o ensino híbrido é uma modalidade de ensino que integra atividades virtuais (on-line) e presenciais (off-line). Combinando os melhores aspectos de cada abordagem para alcançar os melhores resultados no ensino.

É uma estratégia inovadora e eficiente que se vale da metodologia ativa, proporcionando ao aluno uma experiência integradora entre o mundo real e o digital, aproximando-o da realidade de outros campos de sua vida.

Essa abordagem está em perfeita sintonia com o período em que vivemos, a Era Digital. Por isso, o blended learning merece a atenção dos educadores e gestores educacionais que buscam a evolução e modernização do ensino.

Diversos cursos de graduação formais já se utilizam desta metodologia, havendo várias faculdades que já incorporaram ao seu currículo ambientes virtuais de aprendizado - AVA, onde os alunos também devem comparecer para realizarem suas atividades.

Estas atividades são avaliadas e realizadas muitas vezes em conjunto com outras atividades presenciais realizadas na sala de aula tradicional, trazendo uma abordagem e forma inovadoras de abordar temas importantes do currículo.

4. Learning Analytics

Por séculos as avaliações de aprendizado foram feitas de forma genérica e nada individualizada para todos os alunos de um curso, de forma indistinta.

Todo professor sabe que é imprescindível ter um método para avaliar o aprendizado de seus alunos, talvez a avaliação seja tão importante quanto o próprio ensino, pois, a partir desta análise é possível entender quais são as maiores dificuldades do aluno e trabalhar sobre elas, para dirimir todas as dúvidas e garantir o melhor aprendizado possível.

É aí que entra o Learning Analytics, a ferramenta de análise de aprendizado que permite que a análise seja feita da forma mais individual possível, buscando as dificuldades e as necessidades de cada aluno.

A ferramenta se utiliza de um banco de dados gigantesco (Big Data) que permite análise das dificuldades encontradas pela maioria dos estudantes de uma determinada matéria, trazendo dados prévios, amplos e confiáveis.

Assim, o professor pode fazer uma abordagem inicial já voltada para resolver aqueles pontos de maior dificuldade, se antecipando aos alunos e reforçando pontos que já são previsivelmente mais complicados. Tudo isso com embasado em dados amplos e confiáveis.

5. Inteligência Artificial

A inteligência artificial está diretamente ligada ao item anterior, pois o Learning Analytics pode ser aplicado e ampliado de forma muito mais eficiente se valendo da inteligência artificial.

Ferramentas como machine learning permitem criar cursos melhores, identificar o material mais difícil e priorizar mudanças.

O sistema analisa o que toma mais tempo e o que leva os alunos a mais erros e ajuda a preparar exercícios que vão atacar exatamente estes pontos.

A inteligência artificial também já é utilizada em larga escala em algoritmos de sites, redes sociais e streamings, sempre analisando os interesses dos usuários para lhes apresentar novos vídeos, matérias, séries e filmes de seu interesse, com o objetivo de manter o usuário na rede e fazer com que ele consuma mais.

Este mesmo mecanismo pode ser utilizado para otimizar o aprendizado do inglês.

6. Realidade Virtual

A realidade virtual já vem sendo utilizada no entretenimento, embora não seja encontrada ainda em larga escala ou de forma amplamente acessível, a promessa é de que em breve ela trará uma revolução.

Algumas áreas já estão sentindo a transformação da realidade aumentada, que se aproveita de elementos da realidade e cria imagens virtuais que a completam, áreas como a arquitetura, engenharia e construção já são impactadas por este tipo de tecnologia.

Entretanto, a realidade virtual, que seria a imersão em um mundo totalmente criado por computador, numa simulação realista da realidade, ainda não está tão difundida quanto se pode imaginar.

Mas o Metaverso anunciado por Mark Zuckerberg (criador do Facebook) continua sendo uma promessa para um futuro nada distante, segundo ele, vale a pena ficar ligado.

As possibilidades para o ensino de um idioma seriam espetaculares, imagine estar virtualmente na Inglaterra na hora que quisesse, de frente para o Big Ben e conversando “pessoalmente” com um Lord Inglês. Seria demais, não?

Tags