Como a metodologia da Flexge se relaciona com a BNCC

Como a metodologia da Flexge se relaciona com a BNCC

Como a metodologia da Flexge se relaciona com a BNCC

Metodologias Jan 16, 2023

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC é um parâmetro instituído pela Lei de Diretrizes Básicas da Educação - Lei nº 9131/95 – mas que só foi efetivamente implantada pelo Ministério da Educação no dia 20 de dezembro de 2017, por meio da Resolução nº 02 do Conselho Nacional da Educação.

Parece bom, mas o que isso tudo quer realmente dizer?

Significa que, a partir daquela data, o ensino de inglês passou a ser obrigatório para as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, respeitarem uma base curricular mínima no ensino básico – a resolução prevê base curricular mínima para o ensino fundamental (infantil) e do 6º ao 9º ano do ensino básico.

Isso quer dizer que todas as instituições de ensino devem se adequar, pois há fiscalização por parte do Ministério da Educação, sendo o descumprimento passível de punições.

Fique com a gente neste artigo e entenda como a metodologia da Flexge atende plenamente os critérios de competências e habilidades exigidos na BNCC, dando total segurança para você professor ou dono de Escola de Inglês.

Professores particulares devem seguir a BNCC

Você que é professor particular de inglês e monta seu próprio programa de curso e metodologia deve estar se perguntando se você também deve se adequar, afinal, um professor particular não é uma instituição de ensino.

De fato, não há obrigatoriedade para o professor particular autônomo, uma vez que ele, normalmente, não está vinculado a nenhuma instituição de ensino.

Entretanto, é muito importante que o professor tenha conhecimento acerca da BNCC por alguns motivos: primeiro que é um bom parâmetro para ser seguido, pois, se todas as instituições estão observando aquele mínimo curricular, é interessante que o professor garanta também estes critérios.

Em segundo lugar, para que o professor possa exercer suas atividades em qualquer instituição de ensino, pública ou particular, vai ser necessário que se adeque a BNCC, pois a instituição já possui esta obrigação, então, é bom que o professor já se familiarize com os critérios da Base Comum.

Flexge e as competências da BNCC

Considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define as competências e habilidades essenciais para todos os alunos da Educação Básica a ser seguidos em todos os currículos nacionais, a Flexge fez análise das habilidades requeridas para a área do ensino do idioma inglês e respectivo potencial de atendimento.

Pode-se afirmar com plena confiança que a Flexge atende as competências gerais da BNCC, pois, entre outras coisas:

  • A Flexge proporciona ao estudante conhecer a realidade global e inclusiva, a partir da ampla acessibilidade que o aprendizado do idioma inglês proporciona.
  • Os diferentes conteúdos abordados pela Flexge proporcionam o aumento da curiosidade e pesquisa por parte do estudante.
  • A Flexge desenvolve no aluno o exercício das 4 habilidades principais do idioma: escuta, fala, leitura e escrita.
  • Flexge se apoia nas tecnologias digitais para o aprendizado do inglês.
  • Diversas atividades da Flexge reproduzem situações e vivências profissionais e do mundo do trabalho, treinando vocabulário específico do idioma inglês.
  • A aprendizagem proporcionada pela Flexge favorece o estudante a argumentar, negociar e defender ideias e pontos de vista, em inglês.
  • As atividades presentes na Flexge respeitam os direitos humanos, diversidade, identidades e diferentes manifestações culturais.
  • A Flexge valoriza o desenvolvimento pessoal, permitindo real personalização do ensino, ao estimular o progresso do aluno em inglês de acordo com o nível individual de fluência no idioma.

Flexge e as competências da BNCC para o ensino de inglês

A Flexge também atende as competências específicas da Língua Inglesa da BNCC, pois:

  • As diversas atividades da Flexge permitem ao aluno identificar como a aprendizagem do inglês contribui para o acesso ao mundo globalizado.
  • A Flexge permite a expressão e comunicação através de tecnologias digitais.
  • Os exercícios da Flexge permitem ao aluno reconhecer as semelhanças e diferenças linguísticas entre o idioma materno e o idioma inglês, bem como suas variações culturais.
  • A partir de vasto repertório de áudios de nativos de diferentes culturas e países de fala inglesa, a Flexge favorece ao aluno o reconhecimento da diversidade linguística existente.
  • As habilidades linguísticas do idioma são exercitadas utilizando tecnologias inovadoras de aprendizagem.
  • A Flexge possui atividades que fazem referência a patrimônios culturais da humanidade, valorizando aqueles localizados em países de língua inglesa.

Flexge e as habilidades da BNCC

A BNCC prevê também algumas habilidades mínimas a serem desenvolvidas pelos alunos em cada ano letivo entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental II.

Em uma análise feita pela Flexge, comparando o documento da BNCC com a estrutura da nossa plataforma bem como seus conteúdos, constatamos que atendemos a todas estas habilidades mínimas – indo bem além – com o bônus de o fazer com o uso de tecnologias inovadoras e sistemas exclusivos de imersão do aluno no mundo digital, o que é uma vantagem muito expressiva se comparada às escolas tradicionais.

Planejamento de aulas de acordo com BNCC

Professores que usam o material didático digital de inglês da Flexge, por exemplo, contam com uma trilha de aprendizagem e recursos alinhados com tais diretrizes, o que facilita muito na hora de fazer os planejamentos de aula já de acordo com a BNCC.

Ao professor cabe também a responsabilidade de buscar capacitação através da formação continuada, cursos, especializações e treinamentos, muitas vezes oferecidos de forma gratuita pelo governo federal em plataformas digitais.

Assim, embora possa parecer um tanto burocrático, a Base Nacional Comum Curricular acaba sendo um bom parâmetro para ser seguido, porque é interessante que se tenha uma base mínima para ser observada de forma ampla, para que se possa permitir um nivelamento e uma equivalência entre os alunos que possuem a mesma idade ou cursem o mesmo ano do ensino fundamental.

Não tenha dúvidas de que, se você é professor ou dono de uma escola de inglês que dá aulas para crianças e adolescentes, a Flexge vai ajudar muito na hora de montar seu planejamento de aulas e de oferecer um curso que esteja alinhado com a BNCC, além de muitas outras vantagens.

Se você ainda não conhece nossa plataforma, entre em contato com nossa equipe e solicite uma apresentação!

Tags