Saiba como o M-learning pode ser um poderoso aliado para o ensino de inglês.

M-learning: o que é e como utilizar no ensino de inglês

Tecnologia Mar 27, 2024

A tecnologia vem transformando continuamente a forma como aprendemos e ensinamos tudo hoje em dia.

Aulas online, plataformas de ensino, ambientes de aprendizado virtual, tudo isso, cada vez mais, faz parte do dia a dia das pessoas, por isso, conheça agora o M-learning, mais uma ferramenta que ajuda a acelerar o aprendizado por meio da tecnologia.

Com a popularização dos dispositivos móveis, o conceito de "M-learning" ou "mobile learning" tem se destacado como uma alternativa inovadora no campo da educação, especialmente no ensino de línguas como o inglês.

Neste artigo, exploraremos o que é o Mobile Learning e como os professores de inglês podem utilizá-lo para acelerar o processo de aprendizagem de seus alunos. 

Então, se você quer entender os benefícios do M-learning na aprendizagem do inglês, confira abaixo:

O que é M-learning?
Como utilizar o M-learning na aceleração da aprendizagem?
1. Aplicativos de idiomas
2. Aulas online
3. Recursos digitais
Flexibilidade de acesso e aprendizado assíncrono
Personalização do aprendizado
A plataforma Flexge
Partner Dashboard
Conclusão

O que é o M-learning?

O M-learning ou Mobile Learning, refere-se ao uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para possibilitar a aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora. 

Essa modalidade de ensino oferece flexibilidade e conveniência, permitindo que os alunos acessem conteúdos educacionais de forma interativa e personalizada.

No contexto do ensino de inglês, o M-learning pode ser utilizado para disponibilizar materiais didáticos digitais, aplicativos de aprendizagem, videoaulas, jogos educacionais e até mesmo aulas ao vivo por videoconferência.

Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de praticar o idioma e aprimorar suas habilidades linguísticas de maneira mais dinâmica e envolvente.

Como utilizar o M-learning na aceleração da aprendizagem?

São várias as possibilidades de aplicação do mobile learning no aprendizado em geral, abaixo citamos apenas alguns exemplos:

1. Aplicativos de idiomas

Existem inúmeros aplicativos de idiomas disponíveis no mercado que oferecem lições interativas, exercícios de vocabulário, prática de pronúncia e até mesmo correção de textos. 

Os professores de inglês podem recomendar esses aplicativos aos seus alunos como uma ferramenta complementar às aulas, possibilitando a prática constante da língua fora do ambiente síncrono.

2. Aulas online

As aulas online são uma forma eficaz de utilizar o M-learning no ensino de inglês. Plataformas de videoconferência permitem que os professores realizem aulas ao vivo com seus alunos, proporcionando interação em tempo real e feedback imediato.

As aulas online também podem ser gravadas e disponibilizadas para revisão posterior, garantindo que os alunos aproveitem ao máximo o conteúdo apresentado.

Praticamente todos os smartphones hoje em dia são capazes de reproduzir uma vídeo aula com boa qualidade de som e imagem, o que permite ao aluno estudar em qualquer lugar e a qualquer hora.

Na plataforma Flexge, os professores podem adicionar vídeos dentro das trilhas de aprendizagem dos alunos para reforçar o aprendizado.

3. Recursos digitais

Vídeos, podcasts, quizzes online e jogos educacionais são exemplos de recursos digitais que podem ser incorporados ao ensino de inglês por meio do M-learning.

Esses recursos tornam a aprendizagem mais atrativa e estimulante, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos de forma lúdica e eficaz.

Flexibilidade de acesso e aprendizado assíncrono

Uma das principais vantagens do M-learning é a flexibilidade que oferece aos alunos. Com acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, aos recursos de aprendizagem em seus dispositivos móveis, os alunos podem estudar inglês em seu próprio ritmo e conveniência. 

Isso é especialmente útil para alunos ocupados que têm horários irregulares ou dificuldade em se comprometer com aulas regulares.

Além disso, o M-learning permite que os alunos realizem atividades de aprendizagem de forma assíncrona, ou seja, sem a necessidade de estar presente em um determinado local ou horário específico.

Isso significa que eles podem aproveitar ao máximo seu tempo livre para praticar habilidades linguísticas, mesmo quando estão em movimento ou longe de casa.

Personalização do aprendizado

Outra vantagem do M-learning é a capacidade de personalizar o aprendizado de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. 

Com uma variedade de aplicativos e plataformas de aprendizagem disponíveis, os alunos podem escolher recursos que se alinham com seus objetivos linguísticos e estilo de aprendizado.

Com o M-learning, os alunos têm a liberdade de explorar diferentes recursos e encontrar aqueles que funcionam melhor para eles.

A plataforma Flexge

Um exemplo de plataforma de aprendizagem que aproveita os benefícios do M-learning é a Flexge, que oferece uma variedade de aplicativos e plataformas projetados especificamente para ajudar os alunos a melhorar suas habilidades de inglês.

A Flexge possui o Student’s App, que oferece uma ampla gama de recursos de aprendizagem, como lições interativas, jogos e exercícios de prática.

Os alunos podem acessar o aplicativo em seus smartphones, desktops ou tablets e acompanhar seu progresso ao longo do tempo. 

Além disso, a Flexge também oferece o Flexge Kids, uma plataforma de aprendizagem projetada especialmente para crianças que utilizam desktops ou tablets. Com uma interface intuitiva e atividades divertidas, lúdicas, educativas e envolventes.

Partner Dashboard

E não é só o aluno que se beneficia com o uso do smartphone no aprendizado não. O professor também pode acompanhar o desempenho de seus alunos pelo celular.

O Partner Dashboard, que é o local onde o professor consegue ver o desempenho individual de cada aluno, com informações como: quantidades de horas estudadas na semana, atividades executadas, respostas certas e erradas, entre outras funcionalidades; também possui acesso para o smartphone pelo navegador, é o desempenho dos alunos, literalmente, na palma da mão.

Conclusão

O M-learning oferece uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino de inglês, proporcionando aos alunos flexibilidade, personalização e acesso contínuo a recursos de aprendizagem. 

Ao utilizar aplicativos e plataformas de aprendizagem como os oferecidos pela Flexge, os professores de inglês podem acelerar o processo de aprendizagem de seus alunos e prepará-los para alcançarem fluência muito mais rápido.

Então, aproveite as vantagens do M-learning e transforme a experiência de aprendizagem de seus alunos hoje mesmo com a Flexge!

Tags