Professora em frente a um computador e uma câmera gravando uma vídeoaula para o seu curso online de inglês

Descubra ferramentas gratuitas para gravar suas vídeoaulas de inglês!

5 Ferramentas gratuitas para gravar videoaulas de inglês

Business Feb 2, 2024

Em uma era marcada pela expansão digital, a educação tem ultrapassado as fronteiras das salas de aula convencionais, proporcionando aos professores de inglês a oportunidade de acessar um público mais amplo através de videoaulas

Diante desse cenário, surge o desafio de identificar ferramentas apropriadas e acessíveis para a gravação dessas aulas. A boa notícia é que há uma diversidade destes recursos que atendem bem às exigências dos educadores.

Estas ferramentas não apenas simplificam a produção de conteúdo de alta qualidade, mas também incorporam funcionalidades como edição de vídeo, gravação de tela e interação em tempo real com os alunos. 

Com interfaces intuitivas e fáceis de operar, esses recursos tecnológicos permitem aos professores concentrarem-se primordialmente no ensino.

A nossa proposta aqui é explorar algumas destas ferramentas gratuitas, enfatizando como podem ser empregadas na criação de videoaulas atraentes e interessantes. 

Serão abordadas formas de adaptação que condizem a diferentes estilos de ensino e necessidades específicas dos alunos, reforçando a importância da tecnologia como facilitadora no processo educativo.

Considerando as principais tendências, separamos as principais ferramentas gratuitas que poderão ser utilizadas por você educador. 


1) MindMeister
2) Canva
3) Loom (versão gratuita)
4) OBS Studio
5) CamStudio
Como utilizar videoaulas na Ferramenta Flexge

MindMeister

MindMeister é uma ferramenta de mapeamento mental online que permite aos professores de inglês organizar e visualizar suas ideias de forma criativa e colaborativa. 

Ideal para planejar aulas, criar mapas de conceitos e fomentar a colaboração entre alunos e colegas, esta ferramenta transforma o processo de brainstorming e organização do conteúdo didático em uma experiência interativa e visualmente estimulante."

Os principais benefícios envolvem:

  • Mapeamento Mental Interativo: Ideal para planejar aulas e organizar ideias de maneira visual e colaborativa.
  • Ferramentas de Colaboração: Permite trabalho em equipe em tempo real, facilitando o brainstorming e o compartilhamento de ideias com outros professores ou alunos.
  • Integração com Outras Plataformas: Facilidade de integrar mapas mentais com slides, documentos e outras ferramentas de apresentação.

Canva

Canva é uma plataforma de design gráfico muito conhecida neste meio, mas que também pode ser utilizada por professores de inglês na transmissão do conteúdo de forma mais visual.

Com uma ampla gama de templates e elementos de design, é ideal para elaborar apresentações, infográficos e recursos didáticos personalizados. 

Mesmo sem experiência prévia em design, os educadores podem utilizar o Canva para dar vida ao seu material de ensino, tornando-o mais envolvente e acessível para os alunos.

A ferramenta Canva pode ser uma ótima pedida, principalmente por permitir:

  • Criação de Material Visual Atrativo: Oferece uma vasta gama de templates e ferramentas de design para criar apresentações, infográficos e materiais didáticos visualmente envolventes.
  • Facilidade de Uso: Interface intuitiva que permite até aos não designers criar conteúdos profissionais.
  • Recursos Educacionais Prontos: Acesso a uma biblioteca de recursos gráficos específicos para a educação.

Loom (versão gratuita)

Loom é uma ferramenta de gravação de vídeo que permite aos educadores capturar e compartilhar rápidas videoaulas. 

Com a capacidade de gravar simultaneamente a tela, a voz e a imagem pela webcam, os professores podem criar explicações detalhadas e tutoriais interativos. 

A versão gratuita do Loom é uma excelente opção para produzir conteúdo dinâmico e facilitar a interação com os alunos, oferecendo um meio eficaz de comunicação e feedback.

Muitos professores têm utilizado o Loom pelos seguintes fatores:

  • Gravação de Vídeo e Tela: Permite gravar simultaneamente a webcam, voz e tela, ideal para criar tutoriais e explicações detalhadas.
  • Facilidade de Compartilhamento: Os vídeos podem ser facilmente compartilhados através de um link, sem a necessidade de download por parte dos alunos.
  • Feedback Instantâneo: A função de comentários permite que alunos façam perguntas e professores respondam diretamente no vídeo.

OBS Studio

OBS Studio é um software gratuito e de código aberto para gravação de vídeo e transmissão ao vivo. 

Compatível com Windows, Mac e Linux, é uma ferramenta poderosa para professores de inglês que desejam criar videoaulas de alta qualidade ou transmitir suas aulas ao vivo. 

A ferramenta oferece amplas possibilidades de personalização, permitindo que os educadores configurem múltiplas fontes de vídeo e áudio, criem cenas com diferentes layouts e garantam uma apresentação profissional do conteúdo educativo.

Embora seja muito utilizado para streaming, o OBS Studio também pode ser utilizado pelos educadores, já que permite:

  • Transmissão ao Vivo e Gravação de Alta Qualidade: Ideal para criar aulas ao vivo ou gravadas com opções de múltiplas câmeras e fontes de áudio.
  • Personalização Avançada: Oferece amplas opções de configuração para ajustar a qualidade de vídeo, áudio e transmissão.
  • Compatibilidade com Diversas Plataformas: Integra-se facilmente com plataformas como YouTube, Twitch e outras para transmissão ou gravação.

CamStudio

CamStudio é um software de gravação de tela simples e eficiente, perfeito para professores de inglês que precisam criar vídeos de tutoriais ou demonstrações sem complicações. 

Este software leve permite gravar toda a atividade da tela do computador com áudio, facilitando a criação de conteúdo educacional direto e acessível. 

Com a capacidade de produzir vídeos em formatos de arquivo compactos, CamStudio é uma ótima escolha para educadores que buscam uma solução básica, porém eficaz, para a produção de vídeo. As principais vantagens seriam:

  • Gravação de Tela Simples e Eficaz: Ferramenta útil para criar vídeos de tutoriais e demonstrações.
  • Formatos de Arquivo Leves: Os vídeos são salvos em formatos que não exigem grande espaço de armazenamento.
  • Fácil de Usar: Interface simples que é acessível mesmo para usuários com pouca experiência técnica.

Como utilizar vídeoaulas na Ferramenta Flexge

Vimos que as ferramentas digitais estão cada vez mais à disposição dos educadores de inglês, proporcionando uma ampla variedade de opções para o desenvolvimento de conteúdos didáticos, interativos, visualmente estimulantes e facilmente acessíveis. 

Plataformas como MindMeister, Canva, Loom, OBS Studio e CamStudio se destacam, cada uma com suas características distintas que se alinham a diferentes necessidades e estilos de ensino, contribuindo significativamente para enriquecer a experiência educacional.

A funcionalidade de "vídeoaulas" da Flexge desempenha um papel vital, proporcionando aos educadores não apenas o aumento na eficácia do ensino, mas também incentiva a criatividade e a inovação no ambiente educativo.

Esse recurso possibilita que os professores compartilhem informações de forma mais interativa e personalizada, permitindo a simulação de uma experiência de sala de aula, mesmo em um ambiente virtual.

É mais uma maneira de introduzir exemplos culturais e contextuais, enriquecendo o processo de aprendizado e mantendo os alunos envolvidos.

Por meio da plataforma da Flexge, os professores conseguem integrar facilmente essas vídeoaulas nas trilhas de aprendizagem, que já incluem milhares de exercícios gamificados com feedback de pronúncia, resultando em um ambiente de aprendizado mais completo e eficiente.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nossos conteúdos da Flexge, em que nos dedicamos a explorar essas e outras ferramentas, compartilhando regularmente insights, tutoriais e análises sobre novas tecnologias e metodologias educacionais para professores de inglês.

Tags