Como ensinar inglês online: conheça 4 metodologias para aulas remotas

Descubra a diferença entre nativos e imigrantes digitais e saiba por que você precisa ter cuidado ao escolher uma metodologia para ensinar online.

Como ensinar inglês online: conheça 4 metodologias para aulas remotas

Em um mundo globalizado como o nosso, cuja conexão é a principal característica e as informações são transmitidas em tempo real via internet, ensinar inglês online é uma excelente oportunidade.

Ensinar inglês online aos nativos digitais não é muito desafiador, pois eles já estão acostumados a lidar com as tecnologias digitais que dão suporte a esse modelo de ensino.

No entanto, há um perfil de aluno que ainda é bastante resistente ao ensino online: os imigrantes digitais. As gerações anteriores, que não são nativas digitais, preferem os meios analógicos aos digitais, o mundo físico ao online.

Assim, pode-se observar dois cenários para ensinar inglês online: uma ótima oportunidade para ensinar nativos digitais e um grande desafio para ensinar os imigrantes digitais.

Quer saber como ensinar inglês online para esses diferentes públicos e conhecer algumas metodologias para aulas remotas? Então continue lendo esse artigo!

Ensinar inglês online na Era Digital
Desafios e vantagens para Professor Particular ensinar inglês online
Oportunidades para Centros de Idiomas
Metodologias para aulas remotas
1. Sala de aula invertida
2. Aprendizagem Baseada em Projetos
3. Estudo de caso
4. Gamificação ou Ludicidade

Ensinar inglês online na Era Digital

A Educação a Distância vem se consolidando ao longo dos últimos anos. Se no passado havia forte desconfiança sobre a qualidade desse modelo de ensino, esses preconceitos foram superados e hoje cada vez mais pessoas procuram por cursos neste formato.

Vários são os fatores que levaram a essa ampla adoção, entre elas podemos destacar a adaptação das pessoas ao mundo online, o avanço das tecnologias digitais e o aprimoramento dos cursos a distância.

Tudo isso fez com que o ensino online deixasse de ser visto apenas como um substituto mais barato ao ensino presencial e se tornou uma opção realmente viável.

Muitas pessoas, ao escolherem uma nova formação ou curso, analisam as vantagens de ambos modelos de igual para igual e, ainda, em muitos casos, dão preferência ao ensino online dada suas facilidades características: flexibilidade de horários, desnecessidade de locomoção e assim por diante.

O mesmo ocorre com os alunos de inglês. Se antes apenas buscava-se por centros de idiomas renomados, grandes franquias, por acreditar-se que somente tais instituições possuíam estrutura e competência para o ensino do idioma, hoje essa pré-concepção está superada.

É nesse contexto que ensinar inglês online tornou-se uma ótima oportunidade tanto para professores particulares, quanto centros de idiomas. Confira a seguir as vantagens e desafios para ambos.

Desafios e vantagens para Professor Particular ensinar inglês online

O professor autônomo que pretende iniciar a atividade de dar aulas particulares de inglês online deve estar preparado para alguns desafios.

O primeiro dele e talvez o maior, seja aprender a gerenciar o próprio negócio. É preciso adotar mentalidade empreendedora para ter sucesso nessa atividade, porque no mundo digital a concorrência é gigante e só se destaca aquele que sabe “jogar o jogo”.

Por isso, como professor particular, você deve conhecer e adotar algumas estratégias para se destacar no mercado de inglês online.

Outro desafio para o professor particular de inglês é a captação de alunos. Tal como é com todos os negócios, a conquista de clientes é fundamental para o sucesso.

Portanto, o professor deve investir tempo em planejar e executar estratégias para captação de alunos.

Ainda, entre os principais desafios para o professor particular ensinar inglês online está a questão da atenção dos alunos, que atualmente é um recurso escasso.

Neste ponto, a tecnologia pode ajudar, pois oferece vários recursos para utilização de metodologias para aulas remotas, as quais são hábeis a conquista e retenção da atenção dos alunos, como você verá no último tópico deste artigo.

Agora, tratando-se das vantagens de ensinar inglês online, pode-se destacar:

  • necessidade de pouca ou nenhuma infraestrutura;
  • baixo investimento para iniciar as atividades;
  • flexibilidade de horários tanto para professor quanto aluno;
  • possibilidade de escalar atendimento;
  • economia com tempo de locomoção;
  • baixo custo que viabiliza cobrança de preço competitivo;
  • liberdade geográfica (pode-se atender alunos de qualquer lugar do mundo!)

Confira a seguir as oportunidades que o ensino online de inglês oferece para os centros idiomas.

Oportunidades para Centros de Idiomas

No mercado de ensino de inglês, grandes marcas e franquias têm vantagem competitiva pois, além dos custos distribuídos, devido a maior infraestrutura, conseguem inovar e apresentar soluções modernas ao ensino.

Centros de idiomas locais, não necessariamente pequenos, mas que não possuem uma marca consolidada no mercado e reconhecida, são compelidos a oferecer diferenciais que saem caro, como mensalidades baixas.

Neste cenário, oferecer cursos de inglês online, ou até mesmo na modalidade híbrida, acaba sendo uma forma de atingir alunos de diferentes localidades, ampliando as possibilidades de atendimento e diminuindo os custos.

Também, ensinar inglês online se apresenta como um diferencial competitivo, vez que muitos alunos buscam por soluções assim.

Seja você professor particular ou responsável por um centro de idiomas, veja agora algumas metodologias para aulas remotas que você pode adotar para ensinar inglês online.

Metodologias para aulas remotas

Como dito na introdução deste artigo, podemos dividir os alunos em dois grupos: os nativos digitais e os imigrantes digitais.

Ao decidir ensinar inglês online, é muito importante que você saiba identificar a qual desses públicos seu aluno pertence, para poder adotar a metodologia mais adequada para ele.

Isso porque cada um desses alunos tem suas próprias dificuldades. Por exemplo, enquanto os nativos digitais normalmente possuem dificuldade com atenção, os imigrantes digitais possuem mais dificuldade com o uso da própria tecnologia.

Assim, é importante levar isso em conta no momento de escolher uma plataforma para ensinar inglês online, planejar suas aulas e pensar nas atividades extras, por exemplo.

Você pode, é claro, atender esses dois públicos. Mas é importante utilizar metodologias e ferramentas apropriadas conforme o perfil de cada um.

Confira agora algumas metodologias indicadas para aulas remotas.

1. Sala de aula invertida

A metodologia sala de aula invertida consiste na inversão da ordem das atividades do modelo tradicional de ensino. Nesta abordagem, o aluno estuda o conteúdo antes da aula e, durante a aula, discute o que aprendeu e tira as dúvidas com professores e colegas.

2. Aprendizagem Baseada em Projetos

A aprendizagem baseada em projetos, ou project based learning (PBL), faz com que os alunos aprendam através da resolução colaborativa de desafios. Essa metodologia ativa de ensino exige que os alunos coloquem a mão na massa ao propor que eles investiguem como chegar à resolução do problema.

Assim, ao explorar soluções dentro de um contexto específico de aprendizado, essa metodologia ativa de aprendizagem incentiva a habilidade de investigar, refletir, criar e solucionar problemas perante situações reais.

3. Estudo de caso

Propor um estudo de caso em inglês, no qual o aluno terá que ler, compreender e resolver um problema no idioma que está aprendendo tornará o aprendizado significativo e, assim, mais eficiente.

4. Gamificação ou Ludicidade

A gamificação tem o escopo de trazer jogos para a aula, e assim fazer dos celulares e tablets aliados na aprendizagem dos conteúdos. Já existem plataformas de ensino de inglês que se baseiam nesse conceito, como é o caso do material didático digital da Flexge.

A abordagem gamificada é muito eficiente para gerar o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, além de estimular um espírito de competitividade saudável.

De igual modo, o uso do lúdico para ensinar inglês online ajuda muito na questão da retenção de atenção, especialmente se o público atendido for infantil.

Esses são apenas alguns de metodologias para aulas remotas que você pode adotar para ensinar inglês online. Continue lendo sobre metodologias de ensino. Clique aqui!