13 Dicas para professores iniciantes de inglês

13 Dicas para professores iniciantes de inglês

13 Dicas para professores iniciantes de inglês

Business Aug 12, 2022

Engana-se quem pensa que, para começar a dar aula de inglês, o professor só depende do seu domínio do idioma e de captar os primeiros alunos. É fato que isso é importante, no entanto, o sucesso nessa carreira vai além do que parece ser trivial.

Eu preparei uma série de dicas para professores de inglês que estão iniciando a sua jornada, mas antes de partirmos para a lista, é importante ressaltar alguns fatores que são comuns em qualquer carreira, e que também serão determinantes para o seu sucesso:

  • determinação;
  • amor pela profissão;
  • resiliência.

Parece clichê, mas a ausência de qualquer um desses três pilares pode fazer com que a sua profissão se torne um verdadeiro peso, e alcançar os seus objetivos pode ser muito mais difícil.

Sabendo disso, vamos ao tema principal deste artigo. Ao longo do texto, você verá as seguintes dicas:

1. Encare a profissão professor de inglês como um negócio
2. Entenda como funciona o aprendizado de um novo idioma
3. Conheça os diferentes métodos de ensino
4. Tenha um planejamento
5. A língua inglesa vai além do idioma
6. Explore as 4 habilidades linguísticas
7. Conheça os seus alunos
8. O progresso precisa ser o foco
9. Professor não é mais o detentor de todo o conhecimento
10. Utilize o cotidiano dos alunos para estimular o engajamento
11. Incentive o estudo além da aula
12. Seja um comunicador
13. Não pare de estudar

1. Encare a profissão professor de inglês como um negócio

Se o seu objetivo é dar aula de inglês e tornar isso a sua profissão, você precisa visualizar tudo como um verdadeiro negócio. Imagine que você se tornou a sua própria empresa, que possui custos e visa o lucro.

Quando visualizamos a nossa profissão como um negócio, começamos a entender o que precisamos para obter sucesso e levamos cada uma de nossas atribuições realmente a sério.

Seja dando aulas em escolas ou de forma autônoma, como professor particular, você deve visualizar a sua carreira buscando caminhos para aumentar o número de alunos, a sua receita e alcançar um real progresso à medida que você se desenvolve.

Além disso, a visão de negócio fará com que você busque entregar resultados significativos para os seus alunos, assim como melhorar constantemente a sua forma de ensinar e obter destaque no seu mercado.

2. Entenda como funciona o aprendizado de um novo idioma

Ser fluente em inglês não é o suficiente para que você consiga fazer com que outras pessoas também se tornem fluentes. A didática é uma ciência complexa, que exige estudo e não é dominada de forma tão fácil quanto grande parte das pessoas pensa.

Busque entender como funciona o aprendizado de um idioma, quais são os desafios didáticos que você precisará vencer e quais são as melhores técnicas para driblar as dificuldades dos seus alunos e fazê-los progredir no aprendizado da nova língua.

3. Conheça os diferentes métodos de ensino de inglês

Essa dica é, na verdade, um complemento da anterior. Quando o professor começa a buscar a ciência por trás do ensino de inglês, se depara com uma série de metodologias que foram desenvolvidas, testadas e comprovadas durante muitos anos.

Você precisa conhecer os métodos de ensino de inglês para escolher qual será a metodologia das suas aulas. Isso fará com que comece a ser desenvolvido um padrão de trabalho, que te dará mais segurança para trabalhar com um número maior de alunos.

4. Tenha um planejamento

Todo professor precisa de um planejamento para ministrar as suas aulas, e com o ensino de inglês não é diferente.

O plano de aula será fundamental para que você consiga desenvolver atividades que explorem as necessidades e habilidades dos alunos de forma específica e assertiva. Além disso, ele será necessário para que haja fluidez no ensino do idioma.

Para facilitar o processo, você pode utilizar algum material didático que dê um norte para o seu planejamento e guie os alunos em busca da fluência.

Vale lembrar que um plano de aula eficiente explora as necessidades dos alunos ou das turmas, portanto, é comum que você desenvolva diferentes planos de acordo com a realidade dos seus alunos.

5. A língua inglesa vai além do idioma

Aprender inglês não se resume somente a entender a comunicação por meio de uma língua. A fluência também está ligada ao conhecimento das diferentes culturas e das individualidades dos países e dos povos falantes do idioma.

Por isso, é fundamental que o professor traga para as aulas aspectos culturais e faça com que os alunos tenham contato com cada uma das principais nacionalidades que têm o inglês como seu idioma principal.

Lembre-se que o inglês norte-americano é consideravelmente diferente do britânico, que também possui as suas diferenças para o australiano, e assim sucessivamente.

6. Explore as 4 habilidades linguísticas

Quantas pessoas você conhece que avaliam o próprio nível de inglês como “intermediário”, e quando são perguntadas, costumam dizer que compreendem bem a língua, mas possuem dificuldade na hora de escrever ou conversar?

Essa é uma realidade muito comum no Brasil, principalmente pela falta de exposição à língua inglesa de forma ativa. Normalmente absorvemos conteúdos em inglês, mas dificilmente precisamos exercitá-lo na fala ou na escrita.

Como professor, seu papel será explorar speaking, listening, reading e writing de forma similar, fazendo com que os alunos obtenham progresso de forma linear.

7. Conheça os seus alunos

Ao citar a necessidade de um planejamento, eu dei a introdução para esta dica. Conhecer os alunos permitirá que você identifique as aptidões e as dificuldades de forma muito mais fácil. Isso influenciará diretamente no seu planejamento de aula e facilitará o aprendizado dos seus pupilos.

Busque adquirir cada vez mais informações sobre a sua realidade (vida pessoal), o tempo que possui para exercitar, os materiais que possui acesso para aumentar o contato com a língua inglesa, entre outras características que influenciarão diretamente no aprendizado.

8. O progresso é o foco

O formato da sua aula e a forma como você trabalhará o ensino serão definidos de acordo com o que entrega mais resultado para os seus alunos. Portanto, realize testes e acompanhe de perto o progresso de cada um deles.

É claro que os alunos adoram os professores que fazem piadas e possuem aulas descontraídas, no entanto, você precisa entender se esse formato é mais assertivo e se você está apto(a) para utilizá-lo.

Lembre-se que o sucesso da aula depende de diversos fatores, incluindo a satisfação dos alunos. Colete feedbacks de forma constante e, aos poucos, encontre a sua forma de dar aula de inglês.

9. O professor não precisa ser o centralizador do conhecimento

Foi-se o tempo em que o professor era a única pessoa que tinha conhecimento suficiente para ensinar as outras pessoas. Hoje em dia, a realidade mostra que as metodologias mais eficientes são aquelas que exploram a descentralização durante as aulas.

Busque conhecer um pouco mais sobre as metodologias de aprendizagem ativa, que estão cada vez mais em alta, principalmente com as mudanças de comportamento que cada uma das novas gerações traz ano após ano.

10. Utilize o cotidiano dos alunos para estimular o engajamento

É fato que os alunos não querem mais aprender somente por meio de livros e aulas no formato tradicional. Aproximá-los do seu cotidiano é uma excelente forma de aumentar o engajamento e captar cada vez mais alunos.

A língua inglesa está presente em filmes, séries, jogos e outros inúmeros elementos da cultura pop. Entenda o que os seus alunos mais gostam, as séries que assistem ou os jogos que costumam jogar, e torne a sua aula muito mais interessante.

11. Incentive o estudo além do horário de aula

Ninguém aprende inglês estudando 2 horas por semana, isso é um fato. Por isso, também é papel do professor encontrar formas de o aluno seguir o seu aprendizado mesmo em outros horários.

Uma ideia é construir desafios para serem realizados em casa, como assistir a um filme ou uma série com áudio original (inglês) e legendas em inglês, por exemplo. Isso fará com que o contato com a língua se mantenha e você tenha diversos assuntos para debater em sala.

12. Seja um comunicador

A profissão de professor se resume muito ao fato de você compartilhar conhecimentos e experiências com os seus alunos. Todavia, isso se torna uma tarefa muito mais difícil quando a comunicação não é fluida.

Por isso, é fundamental que o professor desenvolva a sua oratória e aprimore as suas formas de se comunicar. Certamente, com uma comunicação desenvolta, você otimizará o seu tempo de aula e conseguirá entregar muito mais progresso aos seus alunos.

13. Não pare de estudar

Para fechar a nossa lista, a dica não poderia ser diferente. Assim como em qualquer outra profissão, o professor de inglês precisa se manter estudando, e o melhor jeito de fazer isso é construir uma rotina de estudos que o permita progredir de forma contínua.

Características e peculiaridades da língua, metodologias de ensino ou até ferramentas e plataformas para facilitar a sua vida são excelentes objetos de estudo, que se aprimoram com o tempo e precisam estar no seu radar.

Chegou a hora de colocar tudo em prática

Foram 13 dicas importantíssimas para professores de inglês que estão começando a sua jornada de sala de aula, mas elas não funcionam se não forem colocadas em prática.

A minha última dica é: construa um planejamento para a sua carreira e entenda em que momento cada uma delas será melhor encaixada.

Deixe nos comentários se você já utiliza alguma dessas dicas ou se possui mais alguma que eu não citei aqui. Existem centenas de milhares de professores espalhados pelo Brasil que adorarão conhecer um pouco mais sobre as suas experiências.

Tags