Como conseguir alunos particulares? Mulher com computador na mão comemorando

Como conseguir alunos particulares?

4 Dicas rápidas para conseguir alunos particulares de inglês

Business Aug 1, 2022

Para muitos professores que estão iniciando na carreira ou que começaram a dar aulas particulares há pouco tempo, um dos principais desafios é a captação de alunos.

Você definiu uma metodologia, escolheu o material didático que vai usar, adquiriu as ferramentas necessárias e já tem quase tudo o que precisa para dar aula de inglês: ainda faltam os alunos.

Se você chegou aqui porque quer saber como conseguir alunos para aulas particulares de inglês, está no lugar certo!

Em um mercado com tanta concorrência como o de aulas particulares de inglês, você precisa ter um posicionamento muito bem definido e usar algumas estratégias digitais (ou não) para conquistar clientes.

Aqui você vai aprender:

Como conseguir alunos particulares sem investir muito dinheiro
Crie um Blog e faça Marketing de Conteúdo
Produza conteúdo nas redes sociais
Divulgue seu trabalho por aí
4 Dicas rápidas para você colocar em prática agora mesmo e conseguir alunos para suas aulas particulares de inglês
1. Mude seu perfil nas redes sociais para constar no seu nome a profissão “Teacher”
2. Crie um grupo em aplicativo de mensagem e comece a compartilhar conteúdo com seus amigos e conhecidos
3. Envie mensagem para pelo menos 30 contatos seus pedindo indicação
4. Divulgue seu trabalho em grupos do Facebook

Como conseguir alunos particulares sem investir muito dinheiro

Muito se fala hoje em dia sobre a democratização que a internet promoveu em nossa sociedade.

E isso é um fato! Canais que antes somente eram alcançados por grandes players do mercado, como a publicidade, hoje são acessíveis com pouco ou nenhum investimento através da internet.

Por outro lado, a captação de alunos na internet é bastante disputada. Afinal, a atenção dos potenciais clientes é disputada entre incontáveis professores particulares que também estão presentes nas redes e canais digitais.

Mas não se preocupe! Não é porque há bastante concorrência que você não deva nem ao menos tentar e insistir nessas estratégias para conseguir alunos para aulas particulares de inglês.

Existem algumas formas de conseguir alunos particulares sem investir muito dinheiro, umas mais simples e outras mais trabalhosas. É válido você experimentar todas elas para ver qual é a que mais traz resultados para você. Confira alguns exemplos:

Crie um Blog e faça Marketing de Conteúdo

O custo de manter um blog é baixo e você consegue criar um sem ajuda de profissionais em plataformas que oferecem esse tipo de serviço. Manter um blog é trabalhoso, mas costuma trazer bons resultados a médio e longo prazo, se você ficar de olho nas otimizações de SEO.

Produza conteúdo nas redes sociais

O mesmo conteúdo que você criar para o seu blog, você pode desdobrá-lo nas redes sociais, em doses menores e mais livres. Seja criativo! Use e abuse das ferramentas de edição gratuitas e não tenha medo de experimentar diferentes formatos (memes, trends, vídeos, etc.).

Divulgue seu trabalho por aí

Redes sociais, grupos de WhatsApp, blog e onde mais for possível: crie uma propaganda das suas aulas com informações sobre você, sua metodologia de trabalho e suas aulas e publique em diversos locais.

Veja o passo a passo para criar essa oferta no artigo Estratégia de Marketing Digital simples para captar alunos em 4 passos.

4 Dicas rápidas para você colocar em prática agora mesmo e conseguir alunos para suas aulas particulares de inglês

Confira 4 dicas muito simples que você pode executar ainda hoje e começar a captar novos alunos sem sair de casa.

1. Mude seu perfil nas redes sociais para constar no seu nome a profissão “Teacher”

Teacher deve ser seu sobrenome, literalmente. Se todas as pessoas das suas redes souberem o que você faz, as chances de você conseguir novos alunos particulares a partir delas aumenta.

Além disso, se as pessoas que te conhecem souberem que você é Teacher, fica muito mais fácil delas lembrarem do seu nome quando alguém pedir indicação de um professor particular de inglês.

Faça isso agora mesmo! Altere o nome do seu perfil nas redes sociais para constar “Teacher”.

2. Crie um grupo em aplicativo de mensagem e comece a compartilhar conteúdo com seus amigos e conhecidos

Dedicando menos de 15 minutos por dia, você pode criar um grupo no WhatsApp ou Telegram e compartilhar dicas de inglês para as pessoas que você conhece.

Libere o link de compartilhamento para entrar no grupo e peça para as pessoas enviarem para os amigos que desejam desenvolver a língua inglesa.

Todos os dias (ou até mesmo mais de uma vez por dia), envie no grupo algum conteúdo relevante, curiosidade da língua, dicas de pronúncia, vídeo ou texto que pode ser consumido de forma rápida.

Isso ativará o sentimento de reciprocidade (famoso gatilho muito usado nas estratégias de marketing) nas pessoas do grupo e, quando elas precisarem contratar aulas de inglês, adivinhe só quem será a primeira pessoa da lista delas?

Essa ação não custará nada para você além de poucos minutos diários para alimentar o grupo com conteúdos. Crie agora mesmo seu grupo de inglês, adicione os contatos que você já tem e divulgue o link nas suas redes sociais para mais pessoas chegarem até você!

3. Envie mensagem para pelo menos 30 contatos seus pedindo indicação

Você não precisa ter vergonha de ir atrás de novos alunos. Uma pessoa que vende roupas, por exemplo, quando encontra algum conhecido, oferece seus produtos, não é mesmo?

Faça o mesmo! E comece ainda hoje! Selecione 30 contatos seus: amigos, ex-colegas, conhecidos, amigos de amigos e envie uma mensagem mais ou menos assim:

“Olá, Fulano! Tudo bem com você? Espero que sim! Estou entrando em contato com você porque gostaria de saber se você tem ou conhece alguém que poderia ter interesse em ter aulas particulares de inglês comigo. Tenho me dedicado a esta atividade com muito carinho e quero expandir cada vez mais meus horizontes, ensinando diferentes públicos.”

Pronto! Agora 30 pessoas sabem que você está buscando por alunos particulares de inglês e, se souberem de alguém, vão indicar para você entrar em contato.

Essa prospecção ativa é uma excelente forma de iniciar a captação de alunos. Experimente!

4. Divulgue seu trabalho em grupos do Facebook

A atividade nos grupos do Facebook só aumenta. Cada vez mais as pessoas buscam comprar coisas e contratar serviços naquela rede.

Se você já possui um perfil lá, tenho certeza que também faz parte de algum grupo. Estou certa?

Bom, uma ótima forma de conseguir alunos particulares é aparecer para quem está querendo contratar. Faça uma busca nos grupos do Facebook e peça para fazer parte de grupos onde pessoas que queiram aprender inglês estejam.

Leia as diretrizes do grupo e veja se é possível fazer propaganda dos seus serviços. Se não houver nada impedindo, aproveite o espaço para compartilhar suas informações.

Para ser mais eficiente, aqui vão algumas dicas:

  1. Utilize uma imagem impactante para capturar a atenção do potencial aluno.
  2. Coloque todas as informações que o aluno vai querer saber, como valor da hora-aula, dias e horários disponíveis, modelo de aula (online ou presencial) e tudo o que você conseguir julgar importante.
  3. Não esconda preço! Sei que na dica anterior eu já disse para você colocar o valor no post, mas vale o reforço: o consumidor da Era Digital é exigente e quer transparência na comunicação; portanto, divulgue o valor das suas aulas.
  4. Faça um texto curto e bem escrito: as pessoas, no geral, têm preguiça de ler. Por isso, evite textões e capriche no copywriting do seu anúncio!
  5. Divulgue provas sociais, se já tiver. Se algum aluno mandou uma mensagem elogiando sua aula, peça permissão para ele e divulgue um print junto com seu anúncio para mostrar o valor da sua aula.
  6. Publique sua divulgação em grupos diferentes, não apenas de “aulas de inglês” ou até mesmo “inglês”. Entre em grupos locais do seu município ou bairro, ou de profissões nas quais falar inglês é importante (como a de desenvolvedor web, pesquisador científico, etc.), por exemplo.

Conseguir alunos particulares para suas aulas de inglês pode ser muito mais simples (e barato) do que você pensa!

Experimente nossas dicas deste artigo e depois nos conte qual foi o resultado. Sua experiência pode ajudar outros professores que também estão interessados em saber como conseguir alunos.

Tags