5 dicas para manter o engajamento dos alunos no período de férias

dicas para manter o engajamento dos alunos no período de férias

5 dicas para manter o engajamento dos alunos no período de férias

Business Dec 20, 2022

O período de férias é muito importante para todos os envolvidos no processo de aprendizagem, afinal, todos precisam descansar e deixar de lado suas atividades de rotina vez ou outra.

Entretanto, este período pode trazer alguns problemas, tanto para o aprendizado quanto para o bom andamento de uma escola de idioma ou para a agenda do professor particular.

Na melhor das hipóteses, pode haver uma desaceleração ou estagnação do aprendizado, por ter havido uma falta de contato com o inglês por um longo período.

Nunca se pode descartar a possibilidade de que o aluno perca o interesse de continuar no curso de inglês e sequer retorne depois das férias! Posso ouvir os gritos de terror daqui…

Felizmente, existem estratégias simples para manter a chama acesa, deixar o aluno interessado e garantir que ele retorne no ano seguinte para continuar aprendendo.

Neste artigo vamos dar a você 5 dicas simples mas muito eficientes para manter o engajamento dos alunos no período de férias.

1 - Mantenha um canal de comunicação

Pôr em prática esta dica é imprescindível para que você possa aplicar qualquer tipo de estratégia pois, obviamente, sem um canal de comunicação com seus alunos, você realmente não tem muito o que fazer para instigá-los a continuar estudando.

Se as aulas são em grupo, é interessante manter um canal onde todos os alunos possam interagir. Agora, mesmo que você seja um professor particular, vale a pena ter um canal de comunicação em que seus alunos possam interagir entre si, basta fazer a devida apresentação e informar qual é o objetivo do grupo.

O canal pode ser qualquer um, Whatsapp, Telegram, grupo no Facebook, enfim, aquele que você preferir e que permita a você se comunicar com todos os alunos ao mesmo tempo.

Tendo este canal, você pode propor as mais diversas atividades para manter seus alunos engajados. Comentar sobre um filme ou série, enviar atividades, exercícios, etc.

Só não se esqueça de que todos estão de férias, então não vai pegar pesado com exercícios de gramática para não ficar conhecido como “o chato”!

2 - Crie um gancho com as próximas aulas

O que seria melhor para garantir o engajamento dos alunos do que já começar a os inserir nas próximas aulas?

Isso pode ser feito de forma bem simples, basta indicar um filme ou série para que eles assistam (ou uma música para ouvirem) e perguntar o que eles acham dela.

Em seguida você pode dizer que já preparou algumas atividades baseadas naquela mídia. O ideal é que você já conheça um pouco o gosto de seus alunos – afinal, eles já são seus alunos – assim você pode indicar algo que sabe que é do interesse deles, o que, certamente, já vai garantir um maior engajamento.

Isso vai criar curiosidade e fazer com que o aluno queira estar lá na primeira aula do ano seguinte para saber qual vai ser a atividade.

3 - Envolva a família do aluno

Se você dá aula para crianças, é claro que você vai precisar que os pais te ajudem nesse período, portanto, é para eles que você vai propor as atividades que deverão ser desenvolvidas com o seu filho.

Espero que eles já saibam da importância de sua participação na educação de seus filhos, pois você já deve ter falado sobre isso com eles (se não falou, aproveite o gancho).

Esta é sua chance de mostrar para os pais que a criança está efetivamente aprendendo, proponha dinâmicas simples se utilizando do que o aluno já sabe, peça para que os pais perguntem coisas que você já ensinou a ela em suas aulas e mandem um vídeo para você da atividade sendo realizada.

Isso vai fazer com que os pais percebam a importância das aulas de inglês para seus filhos!

Mas, mesmo que não seja uma criança, fale para seu aluno inserir sua família em suas atividades de inglês. Proponha algumas dinâmicas para serem feitas entre o aluno e os membros de sua família: pais, irmãos, esposa, filhos… vale qualquer um.

A atividade proposta vai depender muito do nível do aluno e também de quem se tratam os familiares envolvidos.

Se o aluno é pai ou mãe, peça para que ele tente ensinar o básico do inglês para seu filho, mostre a ele como fazer e proponha atividades para eles realizarem conjuntamente.

Se é um casal que vai viajar, peça para que eles desenvolvam um texto sobre a viagem ou compartilhem com o grupo alguma dúvida sobre o inglês que tenha surgido durante a viagem.

4 - Abuse da tecnologia

Aproveite esta ferramenta incrível que o aluno, certamente, vai carregar com ele durante as férias: seu celular!

Encontre exercícios online, dinâmicas e atividades pelo celular ou pelo computador, mande um áudio em inglês para ele, faça tudo o que puder ser feito virtualmente, só não deixe o aluno esquecer das aulas de inglês.

Faça uso da gamificação, proponha desafios entre os alunos, aproveite e diga que aquele que conseguir se destacar já tem um prêmio esperando por ele na próxima aula do ano que vem.

O desafio pode ser de qualquer tipo: quem faz mais exercícios na plataforma online, quem estudou mais tempo, quem aprendeu mais vocabulário… enfim, sua criatividade é o limite!

A Flexge possui várias ferramentas em sua plataforma que permitem este tipo de acompanhamento. Vai ser a plataforma que vai te informar quem foi o vencedor. Enjoy!

5 - Aproveite para ensinar os temas de final de ano

Aproveite as festas e instigue os alunos a aprender sobre os termos e culturas existentes nos países de língua inglesa nesta época do ano. Natal, ano novo e demais períodos envolvidos.

Lembro que foi nesta época do ano, quando estava na Inglaterra, em um curso de inglês para estrangeiros, que aprendi sobre o Boxing Day, data comemorada no dia 26 de dezembro e que é tradição também em outros países, como Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Aproveite para falar de tradições diferentes que existem nos diversos países. Como colocar meias próximo às lareiras nos EUA, além de fazer bonecos de neve, presentes embaixo das árvores e etc.

Peça para que cada aluno pesquise sobre tradições de um país em específico e traga uma curiosidade para lhe falar em inglês.

não se esqueça de não exagerar, pois o pessoal vai estar de férias e aproveitando as festas.

Finalmente, lembre-se de que você, professor, também deve aproveitar este período para descansar. Se você ainda não sabe como ser pago para tirar férias como professor particular, saiba que isto é possível e necessário!

Agora que você já sabe como manter seus alunos engajados no período de férias, comenta aqui neste artigo quais são os seus desafios e como podemos ajudar você!

Tags