Rotação por estações (foto: alunos sentados em grupos em uma sala de aula com professor a frente explicando)

Aprenda a aplicar a rotação por estações de aprendizagem para ensinar inglês!

Rotação por Estações de Aprendizagem no ensino de Inglês

Metodologias May 30, 2022

A rotação por estações é uma das técnicas de implementação do Ensino Híbrido, modalidade que combina aula presencial com o ensino remoto.

O diferencial da rotação por estações de aprendizagem é que ela permite em uma aula presencial a aplicação do Ensino Híbrido, misturando em um mesmo espaço atividades on e offline.

Se você é professor de inglês e quer saber como pode aplicar essa metodologia em suas aulas, leia esse artigo até o final! Aqui você vai descobrir:

O que é rotação por estações de aprendizagem?
Rotação por estações para ensinar inglês: passo a passo
Passo 1: Planejamento
Passo 2: Divida os alunos em grupos
Passo 3: Organize o rodízio pelas estações
Passo 4: Faça uma atividade de encerramento
O papel do professor na Rotação por Estações

O que é rotação por estações de aprendizagem?

A rotação por estações é uma técnica a ser utilizada em sala de aula, podendo contar somente com atividades offline, como também mesclar atividades online e offline, transformando uma aula tradicional em uma aula híbrida.

Para realizar a rotação por estações, o professor cria uma espécie de circuito dentro da sala de aula, com várias estações de aprendizagem. Cada uma das estações trata sobre o mesmo tema (que deve ser o conteúdo objeto da aula) e contam com atividades distintas.

Essas atividades não devem ser diferentes apenas em seus formatos, mas também trabalhar com diferentes habilidades e contemplar o maior número de estilos de aprendizagem possível.

Dessa forma, todos os alunos têm a oportunidade de aproveitarem melhor o processo de aprendizagem nessa aula.

Afinal, quando aplicado apenas um formato de atividade, somente alunos que possuem mais afinidade com aquele modelo, aproveitam completamente a aula, enquanto os demais não têm a mesma oportunidade.

Para que todos os alunos passem por todas as estações do circuito, completando a rotação por estações de aprendizagem, o professor deve dividi-los em grupo e fazer um rodízio: enquanto o grupo 1 está na estação A, o grupo 2 fica na B e assim por diante.

Se você quiser implementar o ensino híbrido com a rotação por estações, pelo menos uma dessas estações de aprendizagem deve contar com um recurso digital, que pode ser computadores no laboratório da escola ou até mesmo um tablet, celular ou qualquer outra ferramenta.

A rotação por estações não é uma metodologia difícil de ser aplicada diante de todo o potencial que ela apresenta para o ensino. Veja a seguir um passo a passo para implementá-la em suas aulas. Continue lendo!

ensinar-ingles-com-flexge-banner

Rotação por estações para ensinar inglês: passo a passo

Se você está pensando em implementar a rotação por estações nas suas aulas de inglês mas não sabe por onde começar, acompanhe o passo a passo que preparamos para você.

Passo 1: Planejamento

A maior complexidade da rotação por estações está justamente no planejamento. Isso porque essa metodologia requer um planejamento muito estratégico para que os objetivos da aula sejam atingidos.

Você deve começar definindo o objeto da aula, isto é, o conteúdo. Feito isso, planeje quantas estações sua aula terá e quais serão as atividades de cada uma delas, que podem ser leitura, atividades escritas, resoluções de exercícios, jogos, vídeos: são muitas as possibilidades.

Mas atenção! Você deve estar atento a quais habilidades cada uma dessas atividades vai trabalhar. O ideal é que cada uma das atividades trabalhe com habilidades diferentes a fim de potencializar ao máximo o momento da aula.

Outro ponto importante é planejar o início, meio e fim das atividades e programar o tempo que cada estação deve durar. Não deixe de prever uma margem de tempo para realizar uma atividade de encerramento também. Somente assim você conseguirá fazer tudo o que planejou durante a aula.

Uma dica para ampliar o potencial da rotação por estações de aprendizagem é mesclar momentos em grupo, com interação entre alunos e entre alunos e professor, com momentos individuais, de estudos autônomos. A estação com atividade digital é o momento ideal para o aluno fazer sozinho.

Trazendo a aplicação da rotação por estações para o ensino de inglês, no planejamento, é muito importante que você procure trabalhar com as quatro habilidades linguísticas: listening, writing, speaking e reading.

Vale ressaltar que professores que utilizam o material didático digital Flexge, contam com o apoio tecnológico para trabalhar as quatro habilidades em uma mesma estação.

Se você ainda não conhece nossa solução para o ensino de inglês, clique aqui e confira!

Passo 2: Divida os alunos em grupos

Você já planejou todo o circuito de atividades a serem desenvolvidas durante a aula e chegou o momento de colocar seu plano em prática!

Agora você deve separar seus alunos em grupos. Você pode optar por montar grupos com o mesmo nível de proficiência de inglês ou grupos multiníveis. Essa escolha deve levar em conta as atividades que você planejou.

Passo 3: Organize o rodízio pelas estações

Após a divisão em grupos, você direciona cada um deles para uma estação diferente e passa então a acompanhar os alunos tirando dúvidas e controlando o tempo de cada estação.

Fique atento para realizar o rodízio entre as estações no momento certo (você planejou o início, meio e fim das atividades, lembra?)

É muito importante que todos os alunos passem por todas as estações. Por isso, a questão do tempo de cada atividade é fundamental no seu planejamento. Muita atenção em relação a isso.

Você não vai querer deixar nenhum aluno se sentindo prejudicado, não é mesmo?

Passo 4: Faça uma atividade de encerramento

Enfim seus alunos terminaram todas as estações. O rodízio funcionou e todos puderam passar pelas estações. Chegou a hora de encerrar a aula? Ainda não!

Lembra que no primeiro passo falamos para você prever um tempo para realizar uma atividade final? Pois então, chegou a hora de fazer essa atividade de encerramento.

Fazer uma atividade, ainda que breve, ao final da aula ajuda muito a consolidar o que foi aprendido nas estações. Faça um encerramento em conjunto com a turma, promova um debate ou outra atividade mais ativa para que os alunos participem com você.

Seguindo esses quatro passos, sua aula com a rotação por estações de aprendizagem será um verdadeiro sucesso com seus alunos!

O papel do professor na Rotação por Estações

Como você já deve ter notado, o papel do professor em uma aula com essa metodologia é diferente do qual estamos acostumados.

Aqui o professor atua na definição dos objetivos, organização e planejamento das estações, seleção dos recursos didáticos, esclarecimento de dúvidas e levantamento de questionamentos e reflexões sobre o conteúdo estudado.

Tal como acontece em outras formas de aplicação do ensino híbrido e das metodologias ativas de aprendizagem, o papel do professor deixa de ser apenas de transmissor de conhecimento e passa a ser de facilitador de experiências de aprendizagem.

O desafio de elaborar uma aula aplicando a rotação por estações de aprendizagem é muito recompensador. Além de ser uma ótima experiência para os alunos, vez que torna a aula muito mais dinâmica, essa metodologia é muito eficiente para o processo de ensino-aprendizagem.

Depois de ler esse artigo, você se sente pronto para dar uma aula de inglês com a metodologia rotação por estações? Conta aqui nos comentários! Queremos saber da sua experiência com as metodologias ativas de ensino.

Tags